15 versículos sobre bens materiais (bens materiais não é tudo na vida)

“Se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração”...Tratando-se de um dos versículos sobre bens materiais mais relevantes da Bíblia, o Salmos 62:10, nos ensina que, quando o Senhor nos dá bens materiais, isso é uma bênção mas, não devemos colocar nossa confiança nelas e, muito menos nosso coração. Afinal, o Senhor Jesus é quem nos dá tudo que necessitamos.

No entanto, quando somos abençoados por Deus, também devemos abençoar o próximo; esse abençoar, é ajudar aqueles que precisam, de acordo com (1João 3:18, Deuteronômio 15:11, Mateus 5:42, Mateus 25:35-40, João 15:12).

Aliás, que alegria teria o homem com tantas riquezas e não ajudar os necessitados? a vida não faria nenhum sentido! Quando reconhecemos que somos um canal de bênção de Deus, estamos demonstrando a Ele que somos gratos por tudo quanto tem feito em nossas vidas. Veja a seguir o que a Bíblia diz sobre bens materiais e seja generosidade para com os outros.

Versículos de bens materiais que mostram que não devemos nos apegar as coisas desta terra

Bens materiais na Bíblia.
Não confiem na extorsão nem ponham a esperança em bens roubados;
se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração.

➤ NVI Salmos 62:10

“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

➤ NVI Mateus 6:19-21

Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo.

➤ NVI 1 João 2:16

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra. Como está escrito:
“Distribuiu, deu os seus bens aos necessitados;
a sua justiça dura para sempre”. Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.
➤ NVI 2 Coríntios 9:7-11

Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 2:44-45

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido. Quando aumentam os bens, também aumentam os que os consomem.
E que benefício trazem os bens a quem os possui, senão dar um pouco de alegria aos seus olhos?

➤ NVI Eclesiastes 5:10-11

E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus.

➤ NVI Eclesiastes 5:19

O preguiçoso não aproveita a sua caça, mas o diligente dá valor a seus bens.

➤ NVI Provérbios 12:27

Então lhes contou esta parábola: “A terra de certo homem rico produziu muito. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. “Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’. “Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?’ “Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus”.
➤ NVI Lucas 12:16-21

Então lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”.

➤ NVI Lucas 12:15

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.

➤ NVI Filipenses 4:12-13

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.

➤ NVI Mateus 6:24

Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos seus próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes.

➤ NVI Hebreus 10:34

Oração para se desapegar dos bens materiais

Pai amado, que em tua palavra encontramos a verdadeira riqueza, ensina-nos a desapegar dos bens materiais que nos prendem ao mundo passageiro. Concede-nos a sabedoria para compreender que a verdadeira felicidade não reside nas posses terrenas, mas sim na comunhão contigo. Ajuda-nos a usar os recursos que nos confiaste com gratidão e generosidade, reconhecendo que tudo vem de Ti. Que possamos entender que a nossa verdadeira herança está nos céus, onde nada se corrompe nem se destrói. Capacita-nos a investir no reino eterno, buscando acumular tesouros espirituais que perduram para além desta vida. Liberta-nos do apego excessivo aos bens deste mundo, para que possamos viver em plenitude a tua vontade, seguindo os passos de Jesus, que não tinha onde reclinar a cabeça, mas tinha consigo a plenitude do amor e da paz. Em Nome de Jesus, queremos te render graças por tudo, amém!

Também é importante ressaltar que os nossos bens podem ser usados para servir a obra de Deus, amém?

Está disposto a aprender ainda mais? confira estes 20 versículos sobre Ide que mostram que Deus é contigo no serviço de evangelismo.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.