26 versículos sobre vergonha para fugir do pecado

Uma vez que você ouvir o pastor falar no culto de ensinamento que a vergonha do homem é consequência do pecado, de fato é verdade. Aquele que envergonha o nome de Deus e a igreja, também será envergonhado publicamente.

Afinal, debaixo do sol não há lençol que cobre o pecado do homem, pois Deus vê todas as suas iniquidades (Jeremias 16:17, Hebreus 4:13). Logo, quando lemos Gênesis 3:8-19, um dos versículos que falam sobre vergonha mais relevante da Bíblia, diz que “Adão e Eva”, se sentiram envergonhados. Sem dúvida, isso aconteceu por causa do pecado e, quando eles notaram que estavam nus, então se esconderam.

Hoje, o que nós vamos aprender nos versículos sobre vergonha a seguir, é que a “VERGONHA ou constrangimento” verdadeiramente nos deixa expostos. Afinal, quando o homem ou a mulher se sente envergonhado, podemos afirmar que é o mesmo que ser humilhado e desonrado.

Versículos de vergonha que é a consequência do pecado

imagem com versículo de vergonha
Vergonha na Bíblia.
Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.

➤ NVI Marcos 8:38

Tu bem sabes como sofro zombaria, humilhação e vergonha; conheces todos os meus adversários. A zombaria partiu-me o coração; estou em desespero! Supliquei por socorro, nada recebi; por consoladores, e a ninguém encontrei.

➤ NVI Salmos 69:19-20

Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês.

➤ NVI 1 Coríntios 15:34

Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha.

➤ NVI Provérbios 10:5

Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla e, em vez de humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna.

➤ NVI Isaías 61:7

O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.

➤ NVI Gênesis 2:25

Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus, que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o ho­mem, perguntando: “Onde está você?” E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. E Deus perguntou: “Quem disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual o proibi de comer?”

➤ NVI Gênesis 3:8-11

Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

➤ NVI Romanos 1:16

Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso.

➤ NVI Provérbios 13:18

“O administrador disse a si mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força e tenho vergonha de mendigar…

➤ NVI Lucas 16:3

Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha.

➤ NVI Provérbios 18:13

“Seus filhos têm agido corruptamente para com ele, e não como filhos;
que vergonha! São geração corrompida e depravada.

➤ NVI Deuteronômio 32:5

A justiça engrandece a nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo.

➤ NVI Provérbios 14:34

Sua nudez será exposta e sua vergonha será revelada. Eu me vingarei; não pouparei nin­guém.”

➤ NVI Isaías 47:3

Ó Senhor, Esperança de Israel, todos os que te abandonarem sofrerão vergonha; aqueles que se desviarem de ti terão os seus nomes escritos no pó, pois abandonaram o Senhor, a fonte de água viva.

➤ NVI Jeremias 17:13

Então Saul ordenou ao seu escudeiro: “Tire sua espada e mate-me com ela, senão sofrerei a vergonha de cair nas mãos desses incircuncisos”.
Mas seu escudeiro estava apavorado e não quis fazê-lo. Saul, então, pegou sua própria espada e jogou-se sobre ela.

➤ NVI 1 Samuel 31:4

tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

➤ NVI Hebreus 12:2

Seus inimigos se vestirão de vergonha, e as tendas dos ímpios
não mais existirão”.

➤ NVI Jó 8:22

Sejam humilhados e frustrados todos os que se divertem à custa do meu sofrimento; cubram-se de vergonha e desonra todos os que se acham superiores a mim.

➤ NVI Salmos 35:26

“Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha.”

➤ NVI Apocalipse 16:15

Pois por amor a ti suporto zombaria, e a vergonha cobre-me o rosto.

➤ NVI Salmos 69:7

Os justos odeiam o que é falso, mas os ímpios trazem vergonha e desgraça.

➤ NVI Provérbios 13:5

Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

➤ NVI 2 Timóteo 1:7

O que a Bíblia diz sobre a vergonha é muito sério. Ao lermos Marcos 8:38, revela que se nós nos envergonhamos do evangelho e da palavra de Deus, Jesus também se envergonhará de nós quando Ele retornar à terra.

Assim, o que devemos levar como lição nesses versículos bíblicos de vergonha é que não devemos nos ENVERGONHAR em proclamar o evangelho de Cristo. Afinal, as Escrituras destacam que Jesus, mesmo sendo perfeito e sem pecado, se envergonhou por nós para nos trazer a salvação e nos livrar da condenação eterna: a morte.

É certo que Cristo suportou todas as humilhações na cruz, e isso nos faz entender que hoje já não vivemos mais na sombra da vergonha. Mas, como a palavra de Deus diz, precisamos sempre olhar, vigiar e orar, pois, se vacilarmos contra o Senhor, podemos sim, correr o risco de sermos envergonhados.

Como foi dito no início do texto, a vergonha é consequência do pecado e, o pecado tem ligação com os nossos pensamentos, afinal, são eles que influenciam nossas ações, significando que, se os nossos pensamentos forem maus, de fato nos levará ao pecado. Pensando nisso, preparamos um estudo excelente contendo os principais 22 versículos que falam sobre a mente para VIGÍAR os pensamentos e não correr o risco de ser envergonhado pelo pecado.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.