15 versículos da ovelha perdida que mostram que Deus não esquece de nenhuma

Na Bíblia, uns dos principais versículos da ovelha perdida, encontrado em Lucas 15:3-7, Mateus 18:12-14…ressalta o grande amor do Bom Pastor, Jesus Cristo, pelas suas ovelhas. Ou seja, nessas duas passagens, podemos ver o próprio Cristo destacando a importância que cada pessoa tem para Deus: “Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende”.

“Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca” (Mt 18:14). Isso demonstra o quanto o Senhor nos ama. Aliás, 1 Pedro 1:18-21, ressalta que Cristo se entregou por suas ovelhas. Logo, ao lermos João 3:15-18, que diz: Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”, compreendemos perfeitamente o que a Bíblia diz sobre a ovelha perdida, que de fato, Deus tem um amor e um carinho mais que especial por cada uma delas.

Versículos da ovelha perdida que mostram que Jesus é bom Pastor que vai atrás da ovelha perdida

Ovelha perdida na Bíblia.
Andei vagando como ovelha perdida; vem em busca do teu servo,
pois não me esqueci dos teus mandamentos.

➤ NVI Salmos 119:176

Assim o digam os que o Senhor resgatou, os que livrou das mãos do adversário.

➤ NVI Salmos 107:2

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,

➤ NVI Colossenses 1:13

“Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim,
e que não se lembra mais de seus pecados.

➤ NVI Isaías 43:25

Então Jesus lhes contou esta parábola: “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.

➤ NVI Lucas 15:3-7

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

➤ NVI Colossenses 1:13-14

Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.

➤ NVI Efésios 1:13-14

Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele.

➤ NVI João 14:23

contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

➤ NVI 1 Timóteo 1:14

Ele resgatou a minha alma, impedindo-a de descer à cova, e viverei para desfrutar a luz’.

➤ NVI Jó 33:28

“O que acham vocês? Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu? E, se conseguir encontrá-la, garanto que ele ficará mais contente com aquela ovelha do que com as noventa e nove que não se perderam. Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.
➤ NVI Mateus 18:12-14

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

➤ NVI João 10:11

“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,

➤ NVI João 10:14

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

➤ NVI 1 João 1:9

pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

➤ NVI Romanos 3:23-24

Oração para resgatar a ovelha perdida

Senhor misericordioso e amoroso, em tua palavra encontramos conforto e direção. Hoje, humildemente, elevamos nossos corações a Ti, clamando por aqueles que se desviaram do teu rebanho. Como o bom pastor que busca a ovelha perdida, pedimos tua orientação para resgatar aqueles que se perderam nos caminhos do pecado e da desesperança. Derrama tua graça sobre eles, ó Pai, para que possam sentir tua presença e serem guiados de volta ao teu rebanho. Que teu Espírito Santo os ilumine e os conduza ao arrependimento e à reconciliação contigo. Conforta seus corações atribulados e mostra-lhes o caminho da salvação. Que nossa comunidade seja instrumento do teu amor, levando esperança e restauração aos que estão perdidos. Capacita-nos a agir com compaixão e amor, como verdadeiros discípulos de Cristo. Confiando em tua promessa de que nenhum de teus filhos se perderá, nós te agradecemos, Senhor, por tua fidelidade e poder. Em nome de Jesus Cristo, nosso Salvador, te rendemos graças por tudo, Amém!

O pecado costuma nos afastar de Deus, de acordo com Mateus 24:12-13, Romanos 3:23. Mas, segundo Hebreus 10:21-22, a esperança de salvação para aqueles que se arrependerem de seus pecados e se aproximam de Cristo (Colossenses 1:21-23).

Ao lermos João 10:11, somos confortados com a palavra de Cristo: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. Embora o crente esteja separado de Deus por causa do pecado, mas a Bíblia afirma que Cristo é o BOM PASTOR, significando que, através do Filho de Deus – temos a oportunidade de reconciliarmos com o Senhor e voltar ao Seu rebanho.

Aprenda mais sobre Deus e confira também estes 15 versículos sobre o nome escrito no livro da vida (os salvos que vão para o céu).

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.