20 versículos de pêsames que vão confortar quem está sofrendo

Você sabia que diante da dor, da tristeza ou sofrimento, uma palavra de fé e esperança confortante da Bíblia pode poderosamente consolar e fortalecer a vida de uma pessoa? Pois é, há muitos versículos de pêsames encontrado tanto no Antigo quanto no Novo Testamento que trazem consolo para aqueles que estão enfrentando dias muito difíceis, seja a perda de um ente querido, dor, crise no casamento, enfermidade, dificuldade financeira…saiba que Deus está no controle de tudo.

É Ele que cura, que liberta, que salva, que restaura, que consola, que dá força, coragem: “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU”…Êxodo 3:14. Não temas, quando Deus diz “EU SOU” (João 8:58), Ele está afirmando que é tudo que nós precisamos, ou seja, é o nosso pastor, nosso Salvador, nosso protetor, nosso consolador, nosso ajudador fiel, nosso Pai, nosso amigo, é a cura, a paz, a esperança… Creia: DEUS É!

Versículos sobre pêsames para enviar a uma pessoa que está precisando do consolo de Deus

Pêsames na Bíblia.
Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte.

➤ NVI 2 Coríntios 12:9-10

Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei
com a minha mão direita vitoriosa.

➤ NVI Isaías 41:10

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.

➤ NVI Salmos 23:4

Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.

➤ NVI Isaías 43:2

Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?”

➤ NVI João 11:25-26

Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.

➤ NVI Apocalipse 21:4

O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador;
o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.

➤ NVI Salmos 18:2

Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde
e novo alento ao coração do contrito.

➤ NVI Isaías 57:15

Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.

➤ NVI Romanos 14:8

O Senhor vê com pesar a morte de seus fiéis.

➤ NVI Salmos 116:15

Consolem, consolem o meu povo, diz o Deus de vocês.

➤ NVI Isaías 40:1

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.

➤ NVI Mateus 11:28

Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.

➤ NVI Mateus 5:4

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

➤ NVI 1 Pedro 5:7

O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!”

➤ NVI Deuteronômio 31:8

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

➤ NVI 2 Coríntios 1:3-4

O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.

➤ NVI Salmos 34:18

Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.

➤ NVI João 14:27

Oração de pêsames

“Senhor Deus, em tempos de dor, buscamos consolo em tua presença. Hoje, nossos corações estão pesarosos pela perda que sofremos. Pedimos tua graça para aqueles que estão sofrendo e tua força para enfrentar este momento difícil. Que possamos encontrar conforto na tua palavra e na certeza da vida eterna que nos prometeste. Dá-nos a serenidade para aceitar o que não podemos mudar, a coragem para enfrentar o que podemos e a sabedoria para distinguir entre ambos. Que tua luz brilhe sobre nós, dissipando as sombras da tristeza e guiando-nos para a paz que só tu podes oferecer. Em nome de Jesus Cristo, te rendemos graças por tudo, amém.”

Alegrem‑se com os que se alegram e chorem com os que choram”. Ao lermos Romanos 12:15, compreendemos que é exatamente isso o que a Bíblia diz sobre pêsames, ou seja, que não podemos se distância de nossos irmãos ao vê-los passando por momentos difíceis. Chorar com os que choram significa não abandoná-los nas adversidades, provações, luto, percas, doença, etc. A vontade do Senhor é que ajudemos os nossos irmãos, em oração, palavra de conforto da Bíblia, ajuda em ação (Tiago 2:14-26, Mateus 5:42, Tiago 5:14-15).

Acredite, esses versículos bíblicos de pêsame são apropriados para consolar uns aos outros, pois estamos falando da palavra de Deus, que tem poder para confortar os corações e ajudar todos aqueles que estão precisando de ajuda.

Lembre-se: um simples gesto de carinho, um abraço…pode trazer conforto ao que chora, que sofre ou passando momento de dor.

Está gostando de aprender sobre Deus? Confira também estes 27 versículos sobre orar que vão aumentar a sua INTIMIDADE com Deus.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.