19 versículos sobre a carne para matar a carne e fortalecer o ESPÍRITO

Na Bíblia, a carne frequentemente se refere à natureza humana em contraste com o espírito ou a vontade de Deus. Ela simboliza fraqueza, pecado e mortalidade, contrastando com o espírito, que é considerado mais puro e divino.

A carne é vista como propensa ao pecado e às tentações, e o conflito entre a carne e o espírito é um tema recorrente, destacando a necessidade de renovação espiritual e transformação pessoal para alcançar a vida eterna.

Contudo, para não cair nos desejos carnais, confira os principais versículos sobre a carne e saiba como resistir.

Versículos bíblicos sobre a carne para vencer a luta entre a carne e o espírito

Carne na Bíblia.
Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.

➤ NVI Gálatas 5:16

O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.

➤ NVI João 3:6

Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

➤ NVI Colossenses 2:11

O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu disse são espírito e vida.

➤ NVI João 6:63

Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo.

➤ NVI 1 João 2:16

Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela Lei atuavam em nosso corpo, de forma que dávamos fruto para a morte.

➤ NVI Romanos 7:5

Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.
➤ NVI Romanos 8:9

Pois, se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
➤ NVI Romanos 8:13-14

Irmãos, eu declaro a vocês que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus nem o que é perecível pode herdar o imperecível.

➤ NVI 1 Coríntios 15:50

Quem semeia para a sua carne da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna.

➤ NVI Gálatas 6:8

Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

➤ NVI Gálatas 5:13

Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

➤ NVI Gálatas 5:24

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

➤ NVI Gálatas 5:19-21

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

➤ NVI Mateus 26:41

Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto de mim. No íntimo do meu ser tenho prazer na Lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.
➤ NVI Romanos 7:21-23

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

➤ NVI Romanos 8:1-4

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.
➤ NVI Romanos 8:5-8

Oração para vencer as tentações da carne

Senhor Deus Todo-Poderoso, venho diante de Ti, reconhecendo minha fraqueza e a força das tentações que enfrento. Ajuda-me, Pai, a vencer os desejos da carne que afastam meu coração de Ti. Conceda-me o discernimento e a força para resistir ao pecado e escolher o caminho da santidade. Conforme está escrito em 1 Coríntios 10:13, “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar.” Que Teu Espírito Santo me guie e fortaleça em cada momento de fraqueza. Que eu possa encontrar refúgio em Tua Palavra e nas promessas que fizeste aos que Te buscam. Em nome de Jesus, peço e agradeço por tudo, amém!

Aqueles que têm Jesus em suas vidas estão agora vivendo para Deus. Podemos resistir aos desejos da carne e escolher não pecar, como está escrito em Romanos 6:11: “Portanto, também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus nosso Senhor.” Este versículo nos lembra que, através de Cristo, somos capacitados a viver em conformidade com a vontade de Deus, renunciando ao pecado e buscando uma vida que O honre. Entender o que a Bíblia diz sobre a carne nos direciona a viver de acordo com os ensinamentos de Cristo, resistindo às tentações e buscando a santidade que ele nos oferece, e você ainda pode conferir estes 35 versículos sobre pecado e suas CONSEQUÊNCIAS segundo a Bíblia.

Avatar photo
Nascido de novo em 2013, Rennyer Jesus é conhecedor da palavra de Deus e tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento e edição de conteúdo cristão para a internet. É músico, apaixonado pela Bíblia, pela escrita e ama ver o povo de Deus crescendo espiritualmente e frutificando para a glória de Deus.