20 versículos sobre consequências dos nossos atos que você precisa saber

A Bíblia ensina que nossas ações têm consequências significativas. Ela destaca que tanto boas quanto más ações resultam em colheitas correspondentes. É isso mesmo, um dos versículos que falam sobre consequências dos nossos atos, descrito em Provérbios, afirma que quem semeia bondade colherá amor e paz, enquanto quem pratica o mal colherá problemas e dificuldades.

Além disso, ensina que somos responsáveis por nossas escolhas diante de Deus e dos outros, e que devemos prestar contas por nossas ações.

A Bíblia também alerta sobre o efeito do pecado, mostrando que ele traz separação de Deus e consequências dolorosas. No entanto, também oferece esperança através do perdão e da restauração, ensinando que podemos encontrar reconciliação e novas oportunidades através do arrependimento e da fé.

Confira a seguir o que a Bíblia diz sobre consequências dos nossos atos e saiba como ter cuidado em suas ações.

Versículos bíblicos sobre consequências dos nossos atos que vão te ajudar a lidar com eles

Consequências dos atos na Bíblia.
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.

➤ NVI Efésios 2:10

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

➤ NVI Romanos 12:2

Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.

➤ NVI Romanos 14:12

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

➤ NVI Hebreus 4:12-13

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá.

➤ NVI Gálatas 6:7

Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas.

➤ NVI Lucas 6:44

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

➤ NVI Romanos 6:23

Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.

➤ NVI Mateus 15:19

Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento”. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. Pois em Deus não há parcialidade.

➤ NVI Romanos 2:6-11

Se você for sábio, o benefício será seu; se for zombador, sofrerá as consequências”.

➤ NVI Provérbios 9:12

Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.

➤ NVI Mateus 12:36

Somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça
são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe.

➤ NVI Isaías 64:6

Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus dará vida ao que pecou. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este. Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte.

➤ NVI 1 João 5:16-17

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

➤ NVI 1 João 1:9

O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.

➤ NVI Provérbios 22:3

Vocês sofrerão o castigo de sua cobiça e as consequências de seus pecados de idolatria. E vocês saberão que eu sou o Soberano, o Senhor”.

➤ NVI Ezequiel 23:49

Mas a terra será desolada por causa dos seus habitantes, em consequência de suas ações.

➤ NVI Miquéias 7:13

Por que o ímpio insulta a Deus, dizendo no seu íntimo: “De nada me pedirás contas!”? Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos. A vítima deles entrega-se a ti;
tu és o protetor do órfão.

➤ NVI Salmos 10:13-14

Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação. Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

➤ NVI Romanos 5:16-17

Cada escolha que fazemos tem um impacto significativo, afetando tanto o agora quanto o futuro, e você ainda pode conferir estes 16 versículos sobre Direção de Deus (confiando na direção de Deus)

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.