30 versículos sobre compaixão que mostram que Jesus nos ENSINA a ter compaixão

A Bíblia ensina que a compaixão é fundamental. Deus a mostra através de Jesus, que curava e ajudava as pessoas. Sim, um dos versículos sobre compaixão, descrito em Mateus 14:14, diz que quando Jesus viu uma grande multidão, Ele teve compaixão deles e curou os doentes. Ele quer que nós também sejamos compassivos, cuidando dos necessitados e mostrando amor prático. Assim, a compaixão é uma forma importante de expressar o amor de Deus no mundo, agindo para aliviar o sofrimento dos outros. Contudo, seja misericordioso e confira agora mesmo o que a Bíblia diz sobre compaixão, tornando imitador de Cristo!

Versículos bíblicos sobre compaixão para ter compaixão com o próximo

Compaixão na Bíblia.
Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas-novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.

➤ NVI Mateus 9:35-36

Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.

➤ NVI 1 Pedro 3:8-9

Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

➤ NVI 1 João 3:17

a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.

➤ NVI 1 Coríntios 12:25-26

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.

➤ NVI Efésios 4:32

Tenham compaixão daqueles que duvidam; a outros, salvem, arrebatando-os do fogo; a outros, ainda, mostrem misericórdia com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne.

➤ NVI Judas 1:22-23

“Assim diz o Senhor dos Exérci­tos: Administrem a verdadeira justiça, mos­trem misericórdia e compaixão uns para com os outros. Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tra­mem maldades uns contra os outros”.

➤ NVI Zacarias 7:9-10

Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

➤ NVI Colossenses 3:12

Gritem de alegria, ó céus, regozije-se, ó terra; irrompam em canção, ó montes! Pois o Senhor consola o seu povo e terá compaixão de seus afligidos.

➤ NVI Isaías 49:13

O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas.

➤ NVI Salmos 145:9

Quando Jesus saiu do barco e viu tão grande multidão, teve compaixão deles e curou os seus doentes.

➤ NVI Mateus 14:14

Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.

➤ NVI Salmos 103:13-14

“Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você!

➤ NVI Isaías 49:15

E Deus respondeu: “Diante de você farei passar toda a minha bondade e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericór­dia e terei compaixão de quem eu quiser ter com­paixão”.

➤ NVI Êxodo 33:19

Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua misericórdia,
que tens mostrado desde a antiguidade. Não te lembres dos pecados e transgressões da minha juventude; conforme a tua misericórdia, lembra-te de mim, pois tu, Senhor, és bom.
➤ NVI Salmos 25:6-7

Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão
apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.

➤ NVI Salmos 51:1-2

Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível.

➤ NVI Lamentações 3:32

Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.

➤ NVI Gálatas 6:2

Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles façam a vocês; pois esta é a Lei e os Profetas.

➤ NVI Mateus 7:12

Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

➤ NVI 1 Pedro 4:10

Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo. Agora pedimos a vocês, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros. Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos.

➤ NVI 1 Tessalonicenses 5:11-14

Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.

➤ NVI Romanos 12:15

Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!

➤ NVI Isaías 30:18

“Por um breve instante eu a abandonei, mas com profunda compaixão
eu a trarei de volta. Num impulso de indignação escondi de você por um instante o meu rosto, mas com bondade eterna terei compaixão de você”,
diz o Senhor,o seu Redentor.

➤ NVI Isaías 54:7-8

De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades
e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

➤ NVI Miquéias 7:19

E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade, que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações”.

➤ NVI Êxodo 34:6-7

A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo.

➤ NVI Salmos 112:4

Rasguem o coração e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, o seu Deus,
pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor;
arrepende-se e não envia a desgraça.

➤ NVI Joel 2:13

Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

➤ NVI Hebreus 4:15

Oração para ter mais compaixão

Pai celestial, que és a fonte de toda misericórdia e compaixão, venho diante de Ti com um coração humilde. Reconheço minha necessidade de mais compaixão, conforme ensinado por Jesus, que viu as multidões com compaixão e curou os enfermos. Ensina-me, Senhor, a amar como Tu amas, a sentir as dores dos outros como as Tuas, e a agir com bondade e generosidade em todas as situações. Perdoa-me por momentos de indiferença e egoísmo. Que o Teu Espírito Santo transforme meu coração, capacitando-me a ser um canal do Teu amor para aqueles que estão sofrendo. Que eu seja sensível às necessidades dos outros e pronto para servir com compaixão genuína. Que minha vida seja um reflexo do Teu amor redentor, mostrando ao mundo a verdadeira compaixão que vem de Ti. Em nome de Jesus Cristo, eu te agradeço por tudo, amém!

Deus é muito bondoso e compreensivo, sabia? Quem recebe o amor de Deus deve também mostrar amor e compreensão às outras pessoas.

Tenha um coração cheio de compaixão, conferindo estes 10 versículos sobre Misericórdia (a misericórdia de Deus é infinita).

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.