30 versículos sobre integridade que vão fortalecer seu CARÁTER e cultivar uma vida de honestidade

Integridade significa viver com honestidade e sinceridade, mantendo um caráter íntegro e justo em todas as situações. É agir de maneira correta, mesmo quando ninguém está observando.

É isso mesmo, muitos versículos sobre integridade destacam a importância de manter a palavra dada, ser justo em todos os negócios e tratar os outros com respeito e compaixão.

Ainda, de acordo com o que a Bíblia diz sobre integridade, andar no caminho da justiça não se trata apenas de uma obrigação moral, mas um testemunho de nossa fé e compromisso com Deus e com o próximo. Assim, desenvolva agora mesmo o seu caráter cristão conferindo as principais passagens a seguir!

Versículos de integridade para viver com honestidade e construir confiança e respeito ao seu redor

Integridade na Bíblia.
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,

➤ NVI Colossenses 3:23

Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios.

➤ NVI Provérbios 21:3

pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens.

➤ NVI 2 Coríntios 8:21

Orem por nós. Estamos certos de que temos consciência limpa e desejamos viver de maneira honrosa em tudo.

➤ NVI Hebreus 13:18

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

➤ NVI Filipenses 4:8

Por causa da minha integridade me susténs e me pões na tua presença para sempre.

➤ NVI Salmos 41:12

Meus lábios não falarão maldade, e minha língua não proferirá nada que seja falso. Nunca darei razão a vocês! Minha integridade não negarei jamais, até a morte. Manterei minha retidão e nunca a deixarei;
enquanto eu viver, a minha consciência
não me repreenderá.

➤ NVI Jó 27:4-6

Faze-me justiça, Senhor, pois tenho vivido com integridade. Tenho confiado no Senhor, sem vacilar.

➤ NVI Salmos 26:1

Que a integridade e a retidão me protejam, porque a minha esperança está em ti.

➤ NVI Salmos 25:21

Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige:
pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

➤ NVI Miquéias 6:8

“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês?

➤ NVI Lucas 16:10-11

Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.

➤ NVI Provérbios 10:9

Melhor é o pobre íntegro em sua conduta do que o rico perverso em seus caminhos.

➤ NVI Provérbios 28:6

Melhor é o pobre que vive com integridade do que o tolo que fala perversamente.

➤ NVI Provérbios 19:1

Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.

➤ NVI 1 Pedro 3:16

Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós.

➤ NVI Tito 2:7-8

Por causa da minha integridade me susténs e me pões na tua presença para sempre.

➤ NVI Salmos 41:12

A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói.

➤ NVI Provérbios 11:3

O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos!

➤ NVI Provérbios 20:7

Mas vocês, tenham coração íntegro para com o Senhor, o nosso Deus, para viverem por seus decretos e obedecerem aos seus mandamentos, como acontece hoje”.

➤ NVI 1 Reis 8:61

Enviaram-lhe seus discípulos junto com os herodianos, que lhe disseram: “Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens.

➤ NVI Mateus 22:16

Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.

➤ NVI Deuteronômio 32:4

O centurião, vendo o que havia acontecido, louvou a Deus, dizendo: “Certamente este homem era justo”.

➤ NVI Lucas 23:47

Deu-lhes as seguintes ordens: “Vo­cês devem servir com fidelidade e com coração íntegro, no temor do Senhor.

➤ NVI 2 Crônicas 19:9

Para governar Jerusalém encarreguei o meu irmão Hanani e, com ele, Hananias, comandante da fortaleza, pois Hananias era íntegro e temia a Deus mais do que a maioria dos homens.

➤ NVI Neemias 7:2

Na terra de Uz vivia um homem chama­do Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava fazer o mal.

➤ NVI Jó 1:1

“Pois o certo é que Deus não rejeita o íntegro e não fortalece as mãos
dos que fazem o mal.

➤ NVI Jó 8:20

Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo; que de coração fala a verdade.

➤ NVI Salmos 15:2

Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro?
Em minha casa viverei de coração íntegro.

➤ NVI Salmos 101:2

Oração para alcançar integridade

Senhor Deus, Peço humildemente que me guie no caminho da integridade. Que a sua luz divina ilumine meus pensamentos, palavras e ações, para que eu possa agir com retidão em todas as circunstâncias da vida. Fortaleça meu caráter e minha determinação para resistir às tentações que possam comprometer minha integridade. Ajude-me a ser honesto e íntegro em todos os meus relacionamentos, mostrando compaixão e respeito por aqueles ao meu redor. Capacite-me a ser uma pessoa de palavra, cumprindo meus compromissos e promessas com sinceridade. Que a integridade seja uma marca distintiva da minha vida, refletindo sua santidade e seu amor para com todos. Conceda-me sabedoria para discernir o que é certo e coragem para agir conforme a sua vontade. Pai, em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, amém!

Na Bíblia, vemos alguns exemplos de integridade, como a história de José do Egito, que resistiu à tentação e permaneceu fiel a Deus, e o ensinamento de Jesus sobre a sinceridade e transparência em nossas palavras e ações.

Deseja desenvolver a sua integridade e tornar ainda mais uma pessoa justa? Confira estes 11 versículos sobre boa reputação para uma vida de honra e respeito.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.