14 versículos sobre desejar o mal a alguém que mostram que o perdão é o caminho certo

Em Romanos 12:14, encontramos um dos versículos sobre desejar mal a alguém, que nos ensina a agir de forma diferente. Ou seja, em vez de retribuir o mal com raiva ou vingança, devemos abençoar aqueles que nos perseguem.

Quando alguém te machuca ou te trata mal, o certo é desejar o bem para essas pessoas e orar por elas. Isso não é fácil, mas é uma maneira de mostrar amor e evitar o ciclo de ódio e ressentimento. O foco é sempre tentar responder ao mal com o bem, buscando viver em paz e espalhar coisas boas.

Versículos sobre desejar o mal a alguém que revelam como Deus desaprova essa prática

Desejar o mal na Bíblia.
Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados”.

➤ NVI Mateus 12:36-37

Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós.

➤ NVI Tito 2:7-8

Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.

➤ NVI Romanos 12:17-19

Não é certo que se perdem os que só pensam no mal? Mas os que planejam o bem encontram amor e fidelidade.

➤ NVI Provérbios 14:22

Quem zomba dos pobres mostra desprezo pelo Criador deles; quem se alegra com a desgraça não ficará sem castigo.

➤ NVI Provérbios 17:5

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

➤ NVI 1 Coríntios 13:6

não planejem no íntimo o mal contra o seu próximo e não queiram jurar com falsidade. Porque eu odeio todas essas coisas”, declara o Senhor.

➤ NVI Zacarias 8:17

Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem.

➤ NVI Romanos 12:14

“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

➤ NVI Mateus 5:43-45

Não se alegre quando o seu inimigo cair, nem exulte o seu coração
quando ele tropeçar, para que o Senhor não veja isso e se desagrade
e desvie dele a sua ira.

➤ NVI Provérbios 24:17-18

Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele,
e o Senhor recompensará você.

➤ NVI Provérbios 25:21-22

Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso pronunciar ameaças contra quem o Senhor não quis ameaçar?

➤ NVI Números 23:8

Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel.
Agora se dirá de Jacó e de Israel: ‘Vejam o que Deus tem feito!’

➤ NVI Números 23:23

Oração para perdoar a quem nos fez mal

Senhor, venho diante de Ti com o coração pesado, carregado de mágoas e ressentimentos. Sei que guarda o rancor só me longe da Tua paz e da Tua presença. Hoje, peço-Te a graça de perdoar aqueles que me fizeram mal. Que eu possa soltar as amarras do passado e liberar o verdadeiro perdão, assim como Tu me perdoa todos os dias Ajude-me a enxergar com Teus olhos, a entender que todos somos falhos e que o perdão é um ato de amor e libertação. Que o Teu amor inunde meu coração, apagando as feridas e transformando-as em compaixão. Entrego a Ti, Senhor, toda dor e ressentimento, confiando que, no Teu tempo, minha alma será restaurada. Assim, em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, amém!

O que a Bíblia diz sobre desejar mal a alguém é que isso deve ser evitado, e a resposta deve ser sempre guiada pelo amor e pela compaixão.

Devemos perdão os nossos devedores para que possamos alcançar o perdão de Cristo, de acordo com Mateus 6:14-15, Marcos 11:25. Por isso, conheça estes 19 versículos sobre ódio que vão te ajudar a vencer a raiva e o rancor.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.