15 versículos sobre sorte que revelam que quem CONFIA em Deus nunca está desamparado

A sorte é frequentemente vista como algo incerto ou aleatório. No entanto, para quem acredita em Deus, a sorte está nas Suas mãos. Em Provérbios 16:33, vemos que “a sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a decisão.”

Isso mostra que nada acontece por acaso, mas sim pela vontade de Deus. Ao lermos alguns versículos sobre sorte, somos lembrados que a verdadeira segurança e bênção vêm de confiar em Deus, e não em simples coincidências.

Contar com a sorte como algo separado de Deus é ignorar Seu poder e controle. Portanto, em vez de depender da sorte, devemos confiar em Deus, sabendo que Ele guia nossos passos e nos abençoa de acordo com Sua vontade.

Versículos bíblicos sobre sorte que revelam o propósito divino em nossas vidas

Sorte na Bíblia.
“O Reino dos céus é ainda como uma rede que é lançada ao mar e apanha toda sorte de peixes.

➤ NVI Mateus 13:47

Então tiraram sortes, e a sorte caiu sobre Matias; assim, ele foi acrescentado aos onze apóstolos.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 1:26

Um homem pode ter cem filhos e viver muitos anos. No entanto, se não desfrutar as coisas boas da vida, digo que uma criança que nasce morta e nem ao menos recebe um enterro digno tem melhor sorte que ele.

➤ NVI Eclesiastes 6:3

Mudarei a sorte de Judá e de Israel e os reconstruirei como antigamente.

➤ NVI Jeremias 33:7

No primeiro mês do décimo segundo ano do reinado do rei Xerxes, no mês de nisã, lançaram o pur, isto é, a sorte, na presença de Hamã a fim de escolher um dia e um mês para executar o plano. E foi sorteado o décimo segun­do mês, o mês de adar.

➤ NVI Ester 3:7

Pois Hamã, filho do agagita Hamedata, inimigo de todos os judeus, tinha tramado contra eles para destruí-los e tinha lançado o pur, isto é, a sorte para a ruína e destruição deles.

➤ NVI Ester 9:24

Certamente vêm os dias”, diz o Senhor, “em que mudarei a sorte do meu povo, Israel e Judá, e os farei retornar à terra que dei aos seus antepassados, e eles a possuirão”, declara o Senhor.

➤ NVI Jeremias 30:3

A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do Senhor.

➤ NVI Provérbios 16:33

E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus.

➤ NVI Eclesiastes 5:19

Então os marinheiros combinaram entre si: “Vamos lançar sortes para descobrir quem é o responsável por esta desgraça que se abateu sobre nós”. Lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.

➤ NVI Jonas 1:7

E Saul orou ao Senhor, ao Deus de Israel: “Dá-me a resposta certa”. A sorte caiu em Jônatas e Saul, e os soldados saíram livres.

➤ NVI 1 Samuel 14:41

Assim diz o Senhor: “Mudarei a sorte das tendas de Jacó
e terei compaixão das suas moradas. A cidade será reconstruída
sobre as suas ruínas e o palácio no seu devido lugar.

➤ NVI Jeremias 30:18

Naquele tempo, eu ajuntarei vocês; naquele tempo, os trarei para casa.
Eu darei a vocês honra e louvor entre todos os povos da terra, quando eu restaurar a sua sorte diante dos seus próprios olhos”, diz o Senhor.

➤ NVI Sofonias 3:20

Essas pessoas vivem se queixando, descontentes com a sua sorte, e seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse.

➤ NVI Judas 1:16

Oração para Deus mudar a sua sorte

Senhor Deus, Pai Todo-Poderoso, eu clamo a Ti neste momento de dificuldade. Tu és o Deus que transforma a maldição em bênção, que reverte situações impossíveis e faz o impossível acontecer. Peço que mudes a minha sorte, que me libertes de toda adversidade e tragas a vitória que tanto anseio. Renova minha fé e esperança, Senhor, e guia meus passos para o caminho da Tua vontade. Assim como transformaste a vida de Jó, peço que faças o mesmo por mim, trazendo paz, prosperidade e alegria de volta ao meu lar. Confio plenamente no Teu poder e na Tua misericórdia. Em nome de Jesus, entrego minha vida em Tuas mãos, crendo que minha sorte já está sendo transformada. Em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, Amém.

Entender o que a Bíblia diz sobre sorte nos ensina a buscar a direção de Deus em tudo, confiando em Seu plano para nossas vidas.

Acredite, aqueles que confiam em Deus nunca estão desamparados. Ele é o único capaz de transformar a nossa sorte, e você ainda pode conferir estes 35 versículos sobre confiança para confiar e descansar em Deus.

Avatar photo
Author: Ingrid Souza
Ingrid Souza é cristã, e ama conhecer e ensinar a palavra de Deus por onde vai. É regente do grupo de jovens e professora da escola bíblica dominical. É apaixonada pela Bíblia e pela escrita, e sua maior alegria e ver o povo de Deus fazendo novos seguidores de Jesus.