30 versículos sobre ser santo que mostram como dedicar a sua vida a Deus com a ajuda de Jesus

A ideia de santidade na Bíblia está ligada à separação e pureza em relação ao comportamento e aos pensamentos. Muitos versículos sobre ser santo mostram a importância de viver de maneira que imite o caráter de Deus.

Em Levítico 19:2, por exemplo, diz: “Sede santos, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo.” Este chamado para ser santos é um convite para viver com pureza e justiça em nossas ações diárias.

Logo, quando lemos 1 Pedro 1:15-16, encontramos uma reafirmação desse princípio: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.”

Observe que nesse texto, o apóstolo Pedro encoraja os cristãos a viver de acordo com a santidade de Deus, mostrando que ser santo significa viver de maneira que reflita a bondade, a justiça e o amor de Deus, seguindo os padrões e princípios que Ele estabelece.

Versículos bíblicos sobre ser santo que revelam como Jesus nos ensina a viver em santidade

Santo na Bíblia.
“Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti;
não há rocha alguma como o nosso Deus.

➤ NVI 1 Samuel 2:2

Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

➤ NVI 2 Coríntios 7:1

Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti?
Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos,
autor de maravilhas?

➤ NVI Êxodo 15:11

Cantem louvores ao Senhor, vocês, os seus fiéis; louvem o seu santo nome.

➤ NVI Salmos 30:4

Exaltem o Senhor,o nosso Deus; prostrem-se, voltados para o seu santo monte, porque o Senhor, o nosso Deus, é santo.

➤ NVI Salmos 99:9

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

➤ NVI Efésios 4:22-24

Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos.

➤ NVI Efésios 5:3

A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

➤ NVI 1 Tessalonicenses 4:3-7

Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor.
“Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei”

2 Coríntios 6:17

Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos

➤ NVI Efésios 1:18

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

➤ NVI Filipenses 4:8

Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

➤ NVI 1 João 1:7

Falo isso em termos humanos, por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros do seu corpo em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.

➤ NVI Romanos 6:19

Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.

➤ NVI 1 Pedro 1:15-16

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

➤ NVI Efésios 1:4

“Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês.

➤ NVI Levítico 20:7

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

➤ NVI Hebreus 12:14

Tu, porém, és o Santo, és rei, és o louvor de Israel.

➤ NVI Salmos 22:3

Vo­cês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo e os separei dentre os povos para serem meus.

➤ NVI Levítico 20:26

Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

➤ NVI Colossenses 1:21-23

à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

➤ NVI 1 Coríntios 1:2

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

➤ NVI João 17:17

E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santoé o Senhor dos Exércitos,a terra inteira está cheia da sua glória”.

➤ NVI Isaías 6:3

E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão.

➤ NVI Isaías 35:8

Acerca dos profetas: Meu coração está partido dentro de mim; todos os meus ossos tremem. Sou como um bêbado, como um homem dominado pelo vinho, por causa do Senhor e de suas santas palavras.

➤ NVI Jeremias 23:9

Mostrarei a santidade do meu santo nome, que foi profanado entre as nações, o nome que vocês profanaram no meio delas. Então as nações saberão que eu sou o Senhor, palavra do Soberano, o Senhor, quan­do eu me mostrar santo por meio de vocês diante dos olhos delas.

➤ NVI Ezequiel 36:23

Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.

➤ NVI Mateus 5:48

Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé.

➤ NVI Atos 15:9

Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

➤ NVI Romanos 12:1

Oração da Santidade

Senhor Deus Todo-Poderoso, que nos chamas à santidade, nós Te louvamos e adoramos pela Tua infinita bondade. Enche-nos com o Teu Espírito Santo, guia-nos pelo caminho da virtude e fortalece nossa fé. Purifica nossos corações e pensamentos, para que possamos viver segundo os Teus mandamentos e refletir o Teu amor em nossas ações diárias. Concede-nos a graça de sermos fiéis testemunhas do Teu evangelho, buscando sempre a justiça, a paz e a caridade. Afasta de nós as tentações e fortalece nossa resistência às forças do mal. Que, através da Tua misericórdia, possamos alcançar a plenitude da santidade e viver em comunhão eterna contigo. Por Cristo, nosso Senhor, eu te agradeço por tudo, amém!

Entender o que é ser santo na Bíblia pode ser resumido como a busca constante pela pureza, integridade e afastamento do pecado. A santidade ao Senhor não é apenas um padrão a ser seguido, mas uma transformação interior que se mostra nas nossas ações.

Assim, ao explorar o que a Bíblia diz sobre ser santo, é importante ver que a santificação é uma jornada de crescimento espiritual e compromisso com a vontade de Deus.

Que tal conferir também estes Esses são os 27 versículos sobre santificação (sejam santos porque eu sou santo).

Avatar photo
Nascido de novo em 2013, Rennyer Jesus é conhecedor da palavra de Deus e tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento e edição de conteúdo cristão para a internet. É músico, apaixonado pela Bíblia, pela escrita e ama ver o povo de Deus crescendo espiritualmente e frutificando para a glória de Deus.