Somos sacerdotes de Deus: 26 versículos que mostram como servir a Deus

Sacerdote de Deus significa alguém que foi separado para servir a Deus de maneira especial, oferecendo intercessão, orações e vivendo uma vida dedicada à Sua vontade.

Em 1 Pedro 2:9, somos descritos como sacerdócio real, o que destaca o papel de cada crente em representar Deus no mundo. Esse versículo nos ensina que todos os seguidores de Cristo são chamados para um serviço espiritual especial e contínuo.

Ao lermos alguns versículos que falam que somos sacerdotes de Deus, a exemplo de Apocalipse 1:6, vemos que Jesus nos fez “sacerdotes para Deus, seu Pai.”

Isso confirma que a função sacerdotal se aplica a todos os crentes hoje, e não apenas a uma classe específica. Todos que amam e seguem Jesus são sacerdotes, dedicados a servir a Deus com devoção e intercessão, vivendo uma vida santa.

Versículos bíblicos Somos Sacerdotes de Deus que amam e vivem para servir

Sacerdote na Bíblia.
O sacerdote fará propiciação por toda a comunidade de Israel, e eles serão perdoados, pois o seu pecado não foi intencional e eles trouxeram ao Senhor uma oferta preparada no fogo e uma oferta pelo pecado.

➤ NVI Números 15:25

Depois, os sacerdotes, descendentes de Levi, se aproximarão, pois o Senhor, o seu Deus, os escolheu para ministrarem e para pronunciarem bênçãos em nome do Senhor e resolverem todos os casos de litígio e de violência.

➤ NVI Deuteronômio 21:5

Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

➤ NVI Hebreus 4:14-15

Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal entre todas as nações. Embora toda a terra seja minha, vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas”.

➤ NVI Êxodo 19:5-6

“Chame seu irmão, Arão, e separe-o dentre os israelitas, e também os seus filhos Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar, para que me sirvam como sacerdotes. Para o seu irmão Arão, faça vestes sagradas que lhe confiram dignidade e honra. Diga a todos os homens capazes, aos quais dei habilidade, que façam vestes para a consagração de Arão, para que me sirva como sacerdote.

➤ NVI Êxodo 28:1-3

Vis­ta depois Arão com as vestes sagradas, unja-o e consagre-o para que me sirva como sacerdote. Traga os filhos dele e vista-os com túnicas. Unja-os como você ungiu o pai deles, para que me sirvam como sacerdotes. A unção deles será para um sacerdócio perpétuo, geração após gera­ção”.

➤ NVI Êxodo 40:13-15

Estando tudo assim preparado, os sacerdotes entravam regularmente no Lugar Santo do tabernáculo, para exercer o seu ministério. No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Lugar Santíssimo, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância.

➤ NVI Hebreus 9:6-7

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

➤ NVI 1 Pedro 2:9

Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus.
Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e do que era o orgulho delas vocês se orgulharão.

➤ NVI Isaías 61:6

Todo sumo sacerdote é escolhido dentre os homens e designado para representá-los em questões relacionadas com Deus e apresentar ofertas e sacrifícios pelos pecados.

➤ NVI Hebreus 5:1

O sacerdote fará propiciação pela pessoa que pecar, cometendo uma falta involuntária perante o Senhor, e ela será perdoada.

➤ NVI Números 15:28

Dia após dia, todo sacerdote apresenta-se e exerce os seus deveres religiosos; repetidamente oferece os mesmos sacrifícios, que nunca podem remover os pecados. Mas, quando esse sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.

➤ NVI Hebreus 10:11-12

Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante mil anos.

➤ NVI Apocalipse 20:6

E por sua culpa trará ao sacerdote uma oferta dedicada ao Senhor: um carneiro do rebanho, sem defeito e devidamente avaliado. Dessa forma, o sacerdote fará propiciação pelo culpado perante o Senhor, e ele será perdoado de qual­quer dessas coisas que fez e que o tornou culpa­do”.

➤ NVI Levítico 6:6-7

“Os sacerdotes levitas e todo o restante da tribo de Levi não terão posse nem herança em Israel. Viverão das ofertas sacrificadas para o Senhor, preparadas no fogo, pois esta é a sua herança.

➤ NVI Deuteronômio 18:1

E nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.

➤ NVI Apocalipse 1:6

Ora, daqueles sacerdotes tem havido muitos, porque a morte os impede de continuar em seu ofício; mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente. Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

➤ NVI Hebreus 7:23-25

Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra”.

➤ NVI Apocalipse 5:10

Serão santos ao seu Deus e não profanarão o nome do seu Deus. Pelo fato de apresentarem ao Senhor as ofertas preparadas no fogo, ofertas de alimento do seu Deus, serão santos.

➤ NVI Levítico 21:6

“Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca todos esperam a instrução na Lei, porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.

➤ NVI Malaquias 2:7

Levantarei para mim um sacerdote fiel, que agirá de acordo com o meu coração e o meu pensamento. Edificarei firmemente a família dele, e ele ministrará sempre perante o meu rei ungido.

➤ NVI 1 Samuel 2:35

Vestirei de salvação os seus sacerdotes e os seus fiéis a celebrarão com grande alegria.

➤ NVI Salmos 132:16

Farei os descendentes do meu servo Davi e os levitas, que me servem, tão numerosos como as estrelas do céu e incontáveis como a areia das praias do mar”.

➤ NVI Jeremias 33:22

Tam­bém escolherei alguns deles para serem sacer­dotes e levitas”, diz o Senhor.

➤ NVI Isaías 66:21

E um gorro na cabeça. Ponha também os cinturões em Arão e em seus filhos. O sacerdó­cio lhes pertence como ordenança perpétua. Assim você dedicará Arão e seus filhos.

➤ NVI Êxodo 29:9

“Mas os sacerdotes levitas, descendentes de Zadoque, que fielmente executaram os deveres do meu santuário quando os israelitas se desviaram de mim, se aproximarão para ministrar diante de mim; eles estarão diante de mim para oferecer sacrifícios de gordura e de sangue. Palavra do Soberano, o Senhor.

➤ NVI Ezequiel 44:15

Porquanto sobre ele é afirmado: “Tu és sacerdote para sempre,
segundo a ordem de Melquisedeque”.

➤ NVI Hebreus 7:17

É de um sumo sacerdote como esse que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

➤ NVI Hebreus 7:26

Considerem-no santo, porque ele oferece o alimento do seu Deus. Considerem-no santo, porque eu, o ­Senhor, que os santifico, sou san­to.

➤ NVI Levítico 21:8

É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus!
Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote,
qual noiva que se enfeita com joias.

➤ NVI Isaías 61:10

O sacerdote que for ungido e ordenado para suceder seu pai co­mo sumo sacerdote fará a propiciação. Porá as vestes sagradas de linho.

➤ NVI Levítico 16:32

São esses os nomes dos filhos de Arão, que foram ungidos para o sacerdócio e que foram ordenados sacerdotes.

➤ NVI Números 3:3

Eles ensinarão ao meu povo a diferença entre o santo e o comum e lhe mostrarão como fazer distinção entre o puro e o impuro.

➤ NVI Ezequiel 44:23

“Quanto a nós, o Senhor é o nosso Deus, e não o abandonamos. Os nossos sacerdotes, que servem ao Senhor auxiliados pelos levitas, são descendentes de Arão.

➤ NVI 2 Crônicas 13:10

O Senhor jurou e não se arrependerá: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”.

➤ NVI Salmos 110:4

O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus.

➤ NVI Hebreus 8:1

Oração pelos sacerdotes de Deus

Agradecemos por nos chamar para serem sacerdotes em Seu reino. Pedimos que fortaleça e guie cada um de nós, para que possamos cumprir com diligência a nossa vocação. Dá-nos sabedoria e discernimento para servir com amor e integridade. Que nossas ações e palavras sejam reflexos de Sua graça e verdade, e que possamos ser instrumentos de Sua paz e justiça. Protege-nos das tentativas e fortalece nossa fé para que possamos enfrentar desafios com coragem e fidelidade. Que possamos ser luz no mundo e testemunhas do Seu amor e misericórdia. Abençoa-nos, Senhor, para que possamos cumprir com alegria a nossa missão. Em nome de Jesus, oramos e te agradecemos por tudo, amém.

O que a Bíblia diz sobre “somos sacerdotes de Deus” é que isso envolve um chamado à santidade e à responsabilidade de representar Deus no mundo.

Como sacerdotes reais, somos chamados a refletir a luz de Cristo em nossas ações diárias, interceder pelos outros e viver de maneira que glorifique o nome do Senhor. Assim, cada crente tem um papel ativo e essencial no Reino de Deus.

Avatar photo
Nascido de novo em 2013, Rennyer Jesus é conhecedor da palavra de Deus e tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento e edição de conteúdo cristão para a internet. É músico, apaixonado pela Bíblia, pela escrita e ama ver o povo de Deus crescendo espiritualmente e frutificando para a glória de Deus.