32 versículos sobre ser rico que ensinam o verdadeiro TESOURO espiritual em Deus

Muitas pessoas se perguntam se é pecado ser rico. Na verdade, a Bíblia não condena a riqueza, mas adverte sobre os perigos que ela pode trazer quando se torna o foco da vida. Ao lermos os versículos sobre ser rico, percebemos que a prosperidade não deve ser vista como algo ruim, mas sim usada com sabedoria e com o coração voltado para Deus.

A riqueza material é frequentemente associada às vitórias de Deus, como vemos nas vidas de Abraão, José, Jó, Davi e Salomão. Esses homens foram abençoados com prosperidade, mas seu foco principal sempre foi em sua obediência e relacionamento com o Senhor.

O exemplo de Jesus nos ensina que a verdadeira riqueza para Deus está no tesouro espiritual, algo eterno, que não pode ser destruído ou tomado.

Versículos bíblicos sobre ser rico que destacam a busca pelo Reino acima de tudo

Ser rico na Bíblia.
“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.

➤ NVI Mateus 6:24

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos.
Isso também não faz sentido.

➤ NVI Eclesiastes 5:10

Vendo-o entristecido, Jesus disse: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!

➤ NVI Lucas 18:24

Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?” Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”. “Quais?”, perguntou ele.
Jesus respondeu: ” ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’ e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo'”. Disse-lhe o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?” Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”. Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Então Jesus disse aos discípulos: “Digo a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. E digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Neste caso, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”. Então Pedro lhe respondeu: “Nós deixamos tudo para seguir-te! Que será de nós?” Jesus lhes disse: “Digo a vocês a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros.

➤ NVI Mateus 19:16-30

Comigo estão riquezas e honra, prosperidade e justiça duradouras.

➤ NVI Provérbios 8:18

Aqueles que confiam em seus bens e se gabam de suas muitas riquezas? Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida,

➤ NVI Salmos 49:6-7

De nada vale a riqueza no dia da ira divina, mas a retidão livra da morte.

➤ NVI Provérbios 11:4

“Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias. Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas; este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Até os cães vinham lamber suas feridas. “Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado. No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’. “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento. E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’. “Ele respondeu: ‘Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’. “Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’. ” ‘Não, pai Abraão’, disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam.’ “Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’ “.

➤ NVI Lucas 16:19-31

O banquete é feito para divertir, e o vinho torna a vida alegre,
mas isso tudo se paga com dinheiro.

➤ NVI Eclesiastes 10:19

As riquezas de um homem servem de resgate para a sua vida, mas o pobre nunca recebe ameaças.

➤ NVI Provérbios 13:8

Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso!

➤ NVI Provérbios 23:4

A bênção do Senhor traz riqueza e não inclui dor alguma.

➤ NVI Provérbios 10:22

Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.

➤ NVI 1 Timóteo 6:9-10

Melhor é o pouco do justo do que a riqueza de muitos ímpios;

➤ NVI Salmos 37:16

“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam.
Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam.

➤ NVI Mateus 6:19-20

O fiel será ricamente abençoado, mas quem tenta enriquecer-se depressa não ficará sem castigo.

➤ NVI Provérbios 28:20

A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui.

➤ NVI Eclesiastes 7:12

Há um mal terrível que vi debaixo do sol: Riquezas acumuladas
para infelicidade do seu possuidor.

➤ NVI Eclesiastes 5:13

Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que virá sobre vocês.

➤ NVI Tiago 5:1

Não confiem na extorsão nem ponham a esperança em bens roubados;
se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração.

➤ NVI Salmos 62:10

Então lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”.

➤ NVI Lucas 12:15

Quem confia em suas riquezas certamente cairá, mas os justos florescerão
como a folhagem verdejante.

➤ NVI Provérbios 11:28

Ao homem que o agrada, Deus dá sabedoria, conhe­cimento e felicidade. Quanto ao pecador, Deus o encarrega de ajuntar e armazenar riquezas para entregá-las a quem o agrada. Isso também é inútil, é correr atrás do vento.

➤ NVI Eclesiastes 2:26

Não se aborreça quando alguém se enriquece e aumenta o luxo de sua casa;
pois nada levará consigo quando morrer; não descerá com ele o seu esplendor.

➤ NVI Salmos 49:16-17

A fortuna obtida com língua mentirosa é ilusão fugidia e armadilha mortal.

➤ NVI Provérbios 21:6

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

➤ NVI Romanos 12:2

E digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.

➤ NVI Mateus 19:24

Se as riquezas dele se perdem num mau negócio, nada ficará para o filho
que lhe nascer.

➤ NVI Eclesiastes 5:14

Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor?’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus.

➤ NVI Provérbios 30:8-9

Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.

➤ NVI 1 Timóteo 6:17

Grande riqueza há em sua casa, e a sua justiça dura para sempre.

➤ NVI Salmos 112:3

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

➤ NVI Hebreus 13:5

Oração para alcançar riqueza espiritual

Senhor, fonte de toda riqueza espiritual, venho a Ti em humildade e fé. Abra meus olhos para ver que a verdadeira riqueza não está nas coisas materiais, mas em Te conhecer e seguir os Teus Caminhos. Dá-me um coração generoso, cheio de compaixão e amor, para que eu possa compartilhar os dons que Tu me confiaste. Renova minha mente para que eu busque primeiro o Teu Reino e Tua justiça, confiando que todas as demais coisas serão acrescentadas. Que eu aprenda a valorizar o que é eterno e a viver com gratidão por tudo o que já recebi. Abençoa-me com sabedoria e discernimento para usar o que tenho de acordo com a Tua vontade. Pai, em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, amém!

Saiba que, o perigo da riqueza na Bíblia é claro: Jesus nos alerta que as riquezas podem se tornar uma distração e afastar as pessoas de Deus. Em 1 Timóteo 6:10, lemos: “Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males“, mostrando que quando o dinheiro é colocado acima de Deus, ele traz consequências ruins.

Portanto, ser rico na Bíblia significa ser abençoado, mas sem perder o foco no que realmente importa: o relacionamento com Deus. Assim, o que a Bíblia diz sobre ser rico é que, embora os bens materiais possam ser uma bênção, eles nunca devem tomar o lugar do tesouro espiritual.

É isso mesmo, os versículos que falam sobre ser rico reforçam que a verdadeira riqueza vem de Deus e deve ser usada para o bem, com gratidão e humildade, e você ainda ponde conferir estes 25 versículos sobre buscar primeiro o Reino de Deus (e tudo mais vos será acrescentado).

Avatar photo
Nascido de novo em 2013, Rennyer Jesus é conhecedor da palavra de Deus e tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento e edição de conteúdo cristão para a internet. É músico, apaixonado pela Bíblia, pela escrita e ama ver o povo de Deus crescendo espiritualmente e frutificando para a glória de Deus.