20 versículos sobre zelo para ter zelo pela obra de Deus

Um dos termos que mais ouvimos no dia a dia é a palavra “zelo”. Mas afinal, o que a Bíblia diz sobre zelo? Então, respondendo a pergunta, Deus é zeloso em toda a Sua obra e no cumprimento da Sua vontade soberana. Contudo, da mesma forma, somos aconselhados também a ter zelo pelas suas obras. 

Ainda, um dos versículos sobre zelo, descrito em Tito 2:12-14, diz que o Senhor purifica e cuida do Seu povo. Isso, de fato, traz para nós um grande conforto, pois sabemos que temos um Deus que cuida e zela por cada um de nós. Inspire nos versículos a seguir!

Versículos de zelo que mostram o zelo de Deus para com seus filhos

Zelo na Bíblia.
Posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelo não se baseia no conhecimento.

➤ NVI Romanos 10:2

No judaísmo, eu superava a maioria dos judeus da minha idade, e era extremamente zeloso das tradições dos meus antepassados.

➤ NVI Gálatas 1:14

“Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

➤ NVI Apocalipse 3:19

Olha dos altos céus, da tua habitação elevada, santa e gloriosa.
Onde estão o teu zelo e o teu poder? Retiveste a tua bondade e a tua compaixão; elas já nos faltam!

➤ NVI Isaías 63:15

Dele e dos seus descendentes será a aliança do sacerdócio perpétuo, porque ele foi zeloso pelo seu Deus e fez propiciação pelos israelitas”.

➤ NVI Números 25:13

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.
➤ NVI Tito 2:11-14

“Por isso, assim diz o Soberano, o Senhor: Agora trarei Jacó de volta do cativeiro e terei compaixão de toda a nação de Israel, e serei zeloso pelo meu santo nome.

➤ NVI Ezequiel 39:25

Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Tenho muito ciúme de Sião; estou me consumindo de ciúmes por ela”.

➤ NVI Zacarias 8:2

O Senhor é Deus zeloso e vingador! O Senhor é vingador! Seu furor é terrível! O Senhor executa vingança contra os seus adversários e manifesta o seu furor ontra os seus inimigos.

➤ NVI Naum 1:2

“Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 22:3

Seus discípulos lembraram-se que está escrito: “O zelo pela tua casa me consumirá”.

➤ NVI João 2:17

Pois o zelo pela tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam
caem sobre mim.

➤ NVI Salmos 69:9

Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.

➤ NVI 2 Coríntios 7:11

Judá fez o que o Senhor reprova. Pelos pecados que cometeram, eles despertaram a sua ira zelosa mais do que os seus antepassados o tinham feito.

➤ NVI 1 Reis 14:22

E lhe disse: “Venha comigo e veja o meu zelo pelo Senhor”. E o levou em seu carro.

➤ NVI 2 Reis 10:16

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.

➤ NVI 1 Coríntios 6:19-20

De Jerusalém sairão sobreviventes, e um remanescente do monte Sião.
O zelo do Senhor dos Exércitos realizará isso’.

➤ NVI Isaías 37:32

“Então a minha ira cessará, diminuirá a minha indignação contra eles, e serei vingado. E, quando tiver esgotado a minha ira sobre eles, saberão que eu, o Senhor, falei segundo o meu zelo.
➤ NVI Ezequiel 5:13

Oração para ter zelo pela obra de Deus e pela igreja

Querido Deus, Tu és o nosso refúgio e fortaleza, o nosso amparo em todos os momentos. Concede-nos, em Tua infinita misericórdia, o zelo pela Tua obra e pela Tua igreja. Capacita-nos a entender a responsabilidade que carregamos como crentes, para que possamos ser fervorosos e diligentes em servir ao Teu Reino. Que possamos guardar o coração e a mente, para que não sejamos desviados do caminho da verdade e da retidão. Derrama sobre nós o Teu Espírito Santo, para que possamos discernir o que é correto e justo diante dos Teus olhos. Que o nosso zelo pela Tua obra seja evidente em nossas ações e palavras, inspirando outros a se unirem a nós na edificação da Tua igreja. Concede-nos força e coragem para enfrentar os desafios e obstáculos que surgirem no caminho, confiando sempre em Ti como nosso guia e sustentáculo. Te damos graças por tudo, em nome de Jesus, amém!

Quando se fala em ter zelo, não é só cuidar da obra de Deus, da igreja…mas também ter zelo pelo nosso próprio corpo, pois a luz da Bíblia, ele é templo do Espírito Santo (Coríntios 6:19-20).

No entanto, o nosso maior zelo é buscar uma dedicação intensa ao Senhor e ao Seu Reino. Afinal, a vida cristã deve manifestar-se nisso, amém?

Se você deseja compreender ainda mais acerca do zelo do Senhor por aqueles que o amam, veja o que diz estes 33 versículos sobre cuidado para entender o quanto Jesus te ama e CUIDA de você.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.