20 versículos de ousadia que mostram que Deus nos deu espírito de ousadia e não de medo

Na Bíblia, um dos versículos sobre ousadia diz que o Senhor nos deu espírito de poder, de amor e de equilíbrio. Muitos são chamados para a obra mas, não faz — por sentir medo ou vergonha. No entanto, em 2 Timóteo 1:7, deixa claro que Deus não nos deu espírito de covardia. Isto é, o espírito que o Senhor derramou sobre nós foi de ousadia. E, essa coragem e ousadia só podemos encontrar em Jesus para proclamar as Boas Novas do evangelho às nações. Para entender ainda mais, confira o que a Bíblia diz sobre ousadia para falar com Deus com confiança agora mesmo.

Versículos bíblicos de ousadia para falar do amor de Jesus com coragem e autoridade

Ousadia na Bíblia.
Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”.

➤ NVI Deuteronômio 31:6

A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, de acordo com o eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.
➤ NVI Efésios 3:10-12

Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

➤ NVI 2 Timóteo 1:7

o juramento que fez ao nosso pai Abraão: resgatar-nos da mão dos nossos inimigos para o servirmos sem medo, em santidade e justiça, diante dele todos os nossos dias.

➤ NVI Lucas 1:73-75

O ímpio foge, embora ninguém o persiga, mas os justos são corajosos como o leão.

➤ NVI Provérbios 28:1

Abraão aproxi­mou-se dele e disse: “Exterminarás o justo com o ímpio? E se hou­ver cinquenta justos na cidade? Ainda a destrui­rás e não pouparás­ o lugar por amor aos cin­quenta justos que nele estão? Lon­ge de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?” Respondeu o Senhor: “Se eu encontrar cinquenta justos em Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles”. Mas Abraão tornou a falar: “Sei que já fui muito ousado a ponto de falar ao Senhor, eu que não passo de pó e cinza. Ainda assim per­gunto: E se faltarem cinco para completar os cinquenta justos? Destruirás a cidade por causa dos cinco?”
Disse ele: “Se encontrar ali quarenta e cinco, não a destruirei”. “E se encontrares apenas quarenta?”, insistiu Abraão.
Ele respondeu: “Por amor aos quarenta não a destruirei”. Então continuou ele: “Não te ires, Se­nhor, mas permite-me falar. E se apenas trinta forem encontra­dos ali?”
Ele respondeu: “Se encontrar trinta, não a destruirei”. Prosseguiu Abraão: “Agora que já fui tão ousado falando ao Senhor, pergunto: E se apenas vinte forem encontrados ali?”
Ele respondeu: “Por amor aos vinte não a destruirei”. Então Abraão disse ainda: “Não te ires, Senhor, mas permite-me falar só mais uma vez. E se apenas dez forem encontrados?”
Ele respondeu: “Por amor aos dez não a destruirei”.
➤ NVI Gênesis 18:23-32

Apesar de termos sido maltratados e insultados em Filipos, como vocês sabem, com a ajuda de nosso Deus tivemos coragem de anunciar o evangelho de Deus a vocês em meio a muita luta.

➤ NVI 1 Tessalonicenses 2:2

No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

➤ NVI 1 João 4:18

Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

➤ NVI Hebreus 4:16

Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.

➤ NVI Hebreus 10:19-20

“Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta.

➤ NVI Mateus 7:7

“Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta.

➤ NVI Mateus 7:7

Os que servirem bem alcançarão uma excelente posição e grande determinação na fé em Cristo Jesus.
➤ NVI 1 Timóteo 3:13

Vendo a coragem de Pedro e de João e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 4:13

Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.
➤ NVI Atos dos Apóstolos 4:31

Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

➤ NVI Romanos 8:31

Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação!”

➤ NVI Isaías 12:2

Podemos, pois, dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador,
não temerei. O que me podem fazer os homens?”

➤ NVI Hebreus 13:6

Eu, Paulo, pela mansidão e pela bondade de Cristo, apelo para vocês; eu, que sou “humilde” quando estou face a face com vocês, mas “audaz” quando ausente! Rogo a vocês que, quando estiver presente, não me obriguem a agir com audácia, tal como penso que ousarei fazer, para com alguns que acham que procedemos segundo os padrões humanos. Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. E estaremos prontos para punir todo ato de desobediência, uma vez estando completa a obediência de vocês.
2➤ NVI Coríntios 10:1-6

Oração para ter ousadia

“Amado Pai Celestial, em Tuas mãos deposito meus temores e ansiedades. Tu és a fonte de toda coragem e força. Assim como Davi enfrentou Golias com ousadia e confiança em Ti, peço que me concedas essa mesma coragem. Dá-me a ousadia para enfrentar os desafios que surgem em meu caminho. Capacita-me a agir com fé, mesmo diante das circunstâncias adversas. Que o Teu Espírito Santo me guie e me fortaleça em cada passo que eu der. Ajuda-me a lembrar que não estou sozinho(a), pois Tu estás comigo em todos os momentos. Que a Tua Palavra seja minha luz e minha fortaleza, dando-me a coragem para prosseguir. Que a minha confiança esteja firmemente ancorada em Ti, pois sei que em Ti posso todas as coisas. Que a minha vida reflita a Tua glória através da coragem e da determinação que Tu me concedes. Em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, amém!”

Aprenda mais sobre Deus, conferindo estes 14 versículos sobre autoridade que mostram que temos autoridade no nome de Jesus.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.