Estudo e explicação de Marcos 13:32; quanto ao DIA e à hora ninguém sabe

Publicado por
Versos Divino

Podemos afirmar à luz da Bíblia que não está faltando mais nada para Jesus voltar. Afinal, tudo que foi dito pelos profetas da Bíblia acerca do que iria acontecer, quando Jesus estivesse perto de retornar à terra, de fato já está acontecendo, como guerra entre países, fome, multiplicação do conhecimento e dos falsos profetas…Mateus 24:7-13, Daniel 12:4, Mateus 24:11-24.

A vinda de Jesus é certa. Por isso somos exortados em Marcos 13:33, olhar, vigiar e orar, porque não sabemos em que hora Jesus virá. Sem dúvida, muitos serão pegos de surpresa nesse grande dia, porque verdadeiramente estão dormindo espiritualmente 1 Tessalonicenses 5:6.

O maior bem que temos recebido do Senhor Jesus é a salvação. Por isso, precisamos estar prontos para esse grande dia: o arrebatamento, a volta de Cristo Jesus. Com maior zelo, precisamos cuidar da nossa salvação, e a principal forma de cuidar é sendo obediente a Deus e permanecendo firme em sua presença dedicando-o com amor e santidade.

Significado e estudo de Marcos 13:32 que mostram que a vinda de Jesus está próxima

Estudo e significado de Marcos 13:32 comentado. Foto: Canva PRO.

Então, se você está preparando um estudo sobre arrebatamento ou, vai trazer uma palavra no culto missões hoje e/ou vai pregar num congresso (festividade) no qual o tema chave é “A VOLTA DE JESUS”, saiba que o texto de Marcos 13:32 é apropriado para este trabalho. Assim, confira o estudo e explicação de Marcos 13:32, comentado por vários teólogos, como  
Thomas Coke, Albert Barnes, Adam Clarke, que vão te edificar profundamente e te ajudar a trazer uma boa palavra no culto.

Comentário sobre Marcos 13:32 de Albert Barnes

Nem o Filho – Este texto sempre apresentou sérias dificuldades. Foi perguntado: Se Jesus tinha uma natureza divina, como ele poderia dizer que não conhecia o dia e a hora de um evento futuro? Em resposta, foi dito que faltava a passagem, segundo Ambrose, em alguns manuscritos gregos; mas agora é encontrado em todos, e há poucas dúvidas de que a passagem seja genuína. Outros disseram que o verbo traduzido “sabe” significa algumas vezes “dar a conhecer” ou revelar, e que a passagem significa “aquele dia e hora que ninguém dá a conhecer, nem os anjos, nem o Filho, mas o Pai”. É verdade que a palavra às vezes tem esse significado, como em 1 Coríntios 2: 2 , mas é natural perguntar onde “o Pai” a tornou conhecida? Em que lugar ele revelou? Afinal, a passagem não tem mais dificuldade do que a de Lucas 2:52 , onde se diz que Jesus aumentou em sabedoria e estatura. Ele tinha uma natureza humana. Ele cresceu como homem de conhecimento. Como homem, seu conhecimento deve ser finito, pois as faculdades da alma humana não são infinitas. Como homem, ele freqüentemente falava, argumentava, perguntava, sentia, temia, lia, aprendia, comia, bebia e caminhava. Por que não são tudo isso, o que implica que ele era um “homem” – que, “como homem”, ele não era infinito – por que não são tão difíceis quanto a falta de conhecimento respeitando o “tempo” particular de um evento futuro , especialmente quando esse tempo deve ser conhecido por Deus, e quando ele escolheu que o homem Cristo Jesus crescesse, pensasse e falasse “como homem?”

Esse é o comentário bíblico de Adam Clarke

Nem o Filho – Esta cláusula não é encontrada em Mateus nem em Lucas; e Ambrose diz que estava faltando em algumas cópias gregas de seu tempo. Para mim, é absolutamente irresponsável, como Jesus, que conhecia tão corretamente todos os detalhes que ele aqui estabelece, e que foram, de uma maneira ou de outra, verificados pelo evento – como aquele que sabia que nenhuma pedra deveria ser deixada na outra, deve ignorar o dia e a hora em que isso deve ser feito, embora Daniel, Daniel 9:24 , etc., possa fixar o mesmo ano, pelo menos quinhentos anos antes de acontecer: como ele em quem a plenitude da divindade habitava corporalmente, e todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento não deveriam conhecer esse pequeno assunto, não posso compreender, mas com base nisso, que a Deidade que habitava no homem Cristo Jesus poderia, ao mesmo tempo, comunicar menos do conhecimento de futuro para ele do que em outro. No entanto, eu suspeito fortemente que a cláusula não estava originalmente neste evangelho. Não ser encontrado em lugares paralelos nos outros evangelistas é, na minha opinião, uma forte presunção contra isso. Mas o Dr. Macknight, e outros, resolvem essa dificuldade da seguinte maneira. Eles supõem que o verbo ??de? tenha a força da conjugação hebraica Hiphel, na qual os verbos são tomados no sentido causativo, declarativo ou permissivo; e que isso significa aqui, dar a conhecer ou promulgar, como deve ser entendido em 1 Coríntios 2:2. Isso sugere que esse segredo não deveria ser divulgado, nem pelos homens nem pelos anjos, não, nem mesmo pelo próprio Filho do homem; mas deve ser divulgado apenas pelo Pai, na execução dos propósitos de sua justiça. Receio que isso apenas corra o nó, mas não o desamarre.

Comentário bíblico do teólogo de Thomas Coke

Marcos 13:32. Hora – Embora tenhamos explicado este versículo, bem como todo o capítulo, nas notas sobre a passagem paralela de São Mateus; contudo, um comentarista engenhoso que ofereceu uma solução diferente daquela que demos, aqui a subordinamos: A palavra ??de?, diz que aqui, parece ter a força da conjugação hebraica hiphil, que, nos verbos que denotam ação, faz com que essa ação, seja ela qual for, passe para outra; portanto e?de?, o que significa apropriadamente, eu sei, usado no sentido da conjugação hiphil, significa, eu faço outro saber. A palavra tem esse significado sem disputa, 1 Coríntios 2: 2 . Eu decidi saber [ e?de?a? ] nada entre vós, senão Jesus Cristo, e ele crucificado; isto é, “eu decidi dar a conhecer, não pregar nada, etc.” Assim também no texto: “Mas daquele dia e daquela hora ninguém o fará saber: – Não, nem os anjos, nem o Filho, mas o Pai; nem o homem nem o anjo, nem o próprio Filho, podem revelar o dia e hora da destruição de Jerusalém, porque o Pai determinou que não será revelado. ” A sabedoria divina considerou oportuno ocultar dos apóstolos o período preciso da destruição de Jerusalém, para que eles pudessem ser vigiados continuamente; e essa vigilância foi especialmente adequada durante esse período, porque o sucesso do evangelho dependia em grande parte da atividade e da vida exemplar daqueles quem o publicou pela primeira vez. É uma excelente observação do Sr. West, relativa aos autores que registraram essa profecia, que é expressa em termos muito claros e circunstanciais: que Matthew e Mark estavam incontestavelmente mortos antes do evento, como provavelmente também Luke; e, quanto a John, o único evangelista que sobreviveu, é notável que ele não fale nada sobre isso, para que ninguém afirme que a profecia foi forjada após o evento. Veja este na Ressurreição, p.393.

É possível ver em diversas passagens bíblicas os sinais proféticos da vinda do Senhor Jesus. De fato, como foi dito anteriormente, já estamos vivendo os sinais, mas os crentes já tem visto e vividos esses grandes avisos, afinal, a igreja do Senhor está ligada ao que o espírito Santo diz, e segue aguardando o Filho do Homem retornar para levá-los a santa mansão celestial (2 Coríntios 5).

Livro de Lucas 18:8, diz o seguinte: “quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” de fato, a fé tudo a ver com a nossa salvação, e é por isso que você precisa conferir este estudo sobre fé, com explicação de Tiago 1:3 que mostram que a nossa fé produz perseverança, a qual nos dá força para permanecer firme na caminhada com Cristo e aguardar nEle a grande promessa da salvação.

Publicado em 23 de fevereiro de 2024 12:01

Versos Divino

Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.

Publicado por
Versos Divino

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais