Estudo e explicação de Mateus 18:21; Perdoar até sete vezes?

Publicado por
Versos Divino

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” (Mateus 18:21). Algo que nos chama muita atenção neste texto, é que logo em seguida, no versículo 22 do capítulo 18 de Mateus, é que Jesus fala a seguinte frase: “Não até sete, mas até setenta vezes sete”. Neste estudo e explicação de Mateus 18:21, teremos como lição que perdoar não se trata de uma opção, é um mandamento de Deus.

Ou seja, como o ser humano, muitas vezes – por falha, magoa o seu próximo ou até mesmo faz algum mal, então a lição de Jesus neste versículo é que verdadeiramente precisamos não só pedir perdão aos nossos irmãos como também perdoá-los.

Embora não seja fácil liberar o perdão, temos Jesus como grande exemplo em nossas vidas. Lá na cruz, Jesus perdoou os seus inimigos que o crucificaram. Veja o que diz em Lucas 23:34: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Assim, perdoar o próximo significa uma demonstração de amor.

Por tanto, se você está elaborando um estudo ou, está se preparando para trazer uma palavra hoje no culto com base em Mateus 18:21, saiba que você chegou ao lugar certo, pois, para te ajudar a prolongar esse versículo, preparamos para você um poderoso estudo e explicação de Mateus 18:21, para você pregar no culto e dizer que precisamos perdoar, homem deve libertar o perdão para ser perdoado por Deus e herdar a vida eterna em Cristo Jesus. 

Significado e estudo de Mateus 18:21 para seguimos o exemplo de Jesus e perdoar o próximo

Estudo e significado Mateus 18:21 comentado. Foto: Canva PRO.

Comentário sobre Mateus 18:21 de “Adam Clarke”

Até sete vezes? – Embora sete tenha sido um número de perfeição entre os hebreus, e muitas vezes significou muito mais do que as unidades nele implicadas, é evidente que Pedro a usa aqui em seu sentido literal claro, como as palavras de nosso Senhor testemunham suficientemente. Era uma máxima entre os judeus nunca perdoar mais que três vezes: Pedro amplia essa caridade mais da metade; e nosso Senhor faz até o seu alargamento septuplo, veja Mateus 18:22 . A vingança é natural para o homem, ou seja, o homem é naturalmente um ser vingativo e, em conseqüência, nada é mais difícil para ele do que o perdão dos ferimentos.

Esse o comentário bíblico de Thomas Coke

Mateus 18: 21-22 . Então veio Pedro – e disse: Senhor, quantas vezes, etc. – Se meu irmão repetidamente transgredir contra mim; com que frequência devo perdoá-lo? Campbell. Quando nosso Salvador deu seu conselho para a acomodação de diferenças entre seus discípulos, Pedro, imaginando que poderia ser abusado por pessoas mal-dispostas, como um incentivo para causar ferimentos a outras pessoas; pergunta a seu Senhor, com que frequência seu irmão pode ofender e pedir perdão? Veja Lucas 17: 4, onde são sete vezes por dia, o que implica com muita frequência. Aqui está apenas sete vezes , um modo de expressão que alguns imaginam ter sido emprestado da tradição judaica, pelo qual a necessidade de perdoar em assuntos mais leves é limitada a sete vezes, e não mais. Em oposição a essa tradição, nosso Senhor pode ser entendido como estendendo os termos do perdão, e ordenando que o perdão seja repetido tantas vezes quanto a lesão – até setenta vezes sete – , sempre que houver ocasião; um certo número para um incerto. Veja Grotius e Wetstein.

Comentário bíblico do teólogo de Joseph Benson

Mateus 18: 21-22. Então veio Pedro – Quando Jesus deu esse conselho para a acomodação de diferenças entre seus discípulos, Pedro, imaginando que poderia ser abusado por pessoas mal-dispostas, como um incentivo para causar danos a outros, veio e disse: Senhor, quantas vezes meu irmão pecou contra mim e eu o perdoei? Devo continuar fazendo isso até que ele repita a lesão sete vezes? Ele não quer dizer sete vezes por dia, como Cristo disse, Lucas 17: 4 , mas sete vezes em sua vida, pensando: se um homem o tivesse ultrapassado sete vezes, embora essa pessoa nunca estivesse tão desejosa de se reconciliar, ele poderia então, legal e adequadamente, renuncie a toda a sociedade com ele: Jesus disse, eu não digo, até sete vezes – nunca pretendi limitar-te dessa maneira; mas, até setenta vezes sete – isto é, sempre que houver ocasião; um certo número está sendo colocado como incerto: pois não é o número de vezes que uma pessoa pode ofender que deve ser considerada aqui, mas seu verdadeiro arrependimento. Em resumo, o preceito é ilimitado, e você nunca deve se cansar de perdoar seus irmãos, pois você é muito mais devedor da misericórdia divina do que seus semelhantes podem ser seus.

Comentário sobre Mateus 18:21 de Albert Barnes

Então veio Pedro – A menção do dever de Mateus 18:15 de ver um irmão quando ele nos ofendeu, implicando que era um dever perdoá-lo, levou Pedro a perguntar com que frequência isso deveria ser feito.

Perdoá-lo – perdoar é tratar como se a ofensa não tivesse sido cometida – declarar que não iremos nutrir maldade ou tratar com maldade, mas que o assunto será enterrado e esquecido.

Deus é o nosso Pai Celestial, e Ele nos ama muito. Ou seja, está sempre pronto para perdoar as nossas dívidas quando verdadeiramente nos arrependemos de coração. Neste estudo e explicação de 1 Coríntios 13:4, aprendemos que o Senhor realmente quer restaurar as nossas relações com Ele. E, À luz da Bíblia, assim como o Senhor deseja que amemos os nossos irmãos, visto como o segundo maior mandamento das Escrituras, da mesma forma devemos perdoá-lo.

Mas, o perdão só é liberado quando há amor, e é por isso que preparamos mais um estudo poderoso que vai te edificar bastante. Conheça o significado e explicação de 1 Coríntios 13:4 (O amor é paciente e bondoso) e aprenda como perdoar pelo amor segundo a Bíblia.

Publicado em 23 de fevereiro de 2024 08:58

Versos Divino

Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.

Publicado por
Versos Divino

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais