25 versículos sobre preguiça para deixar o COMODISMO

A preguiça é inimiga da vitória, sabia? Quando deixamos a preguiça nos dominar, o fim não será outro a não ser a pobreza. Ao lermos 2 Tessalonicenses 3:10, visto como um dos principais versículos sobre preguiça na Bíblia, revela que aquele que não quiser trabalhar, que também não coma. De fato, todos nós precisamos de descanso, mas não é por isso que devemos exagerar.

Para quem não sabe, a preguiça pode até nos prejudicar na caminhada com Deus, isso porque a obra de Deus necessita de trabalhadores: “Então disse aos seus discípulos: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita” (Mateus 9:37-38).

Entenda, tem muitas igrejas que esperam que o pastor faça tudo sozinho, mas muitos crentes esquecem que quando Jesus veio à terra, ele precisou da ajuda dos discípulos para que a obra de Deus fosse cumprida. Assim, na igreja, os irmãos devem se esforçar e trabalhar na obra, ajudando o líder local: ” Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens” (Colossenses 3:23). Esse é um dos versículos bíblicos de preguiça mais fáceis de explicar, e há outras sugestões sobre esse tema que não é difícil de prolongar, como Romanos 12:11, por exemplo. Veja todos a seguir!

Versículos de preguiça para encorajar os irmãos a fazer obra e sair da zona de conforto

menino levantando a bíblia
O que a Bíblia diz sobre preguiça: Foto/Canva PRO.
Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita
ajunta o seu alimento.

➤ NVI Provérbios 6:6-8

Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão.

➤ NVI 2 Tessalonicenses 3:11-12

Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco,
cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade sobrevirá
como um homem armado sobre você.

➤ NVI Provérbios 6:9-11

Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia.
A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão.

➤ NVI 2 Tessalonicenses 3:10-12

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,

➤ NVI Colossenses 3:23

Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói.

➤ NVI Provérbios 18:9

Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.

➤ NVI Provérbios 14:23

O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.

➤ NVI Provérbios 13:4

Não ame o sono, senão você acabará ficando pobre; fique desperto, e terá alimento de sobra.

➤ NVI Provérbios 20:13

As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha.

➤ NVI Provérbios 10:4-5

Por causa da preguiça, o telhado se enverga; por causa das mãos indolentes, a casa tem goteiras.

➤ NVI Eclesiastes 10:18

Como o vinagre para os dentes e a fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o enviam.

➤ NVI Provérbios 10:26

O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho. O dia inteiro ele deseja mais e mais, enquanto o justo reparte sem cessar.

➤ NVI Provérbios 21:25-26

Passei pelo campo do preguiçoso, pela vinha do homem sem juízo; havia espinheiros por toda parte, o chão estava coberto de ervas daninhas
e o muro de pedra estava em ruínas. Observei aquilo e fiquei pensando;
olhei e aprendi esta lição: “Vou dormir um pouco”, você diz.
“Vou cochilar um momento; vou cruzar os braços e descansar mais um pouco”, mas a pobreza lhe sobrevirá como um assaltante, e a sua miséria
como um homem armado.

➤ NVI Provérbios 24:30-34

A preguiça leva ao sono profundo, e o preguiçoso passa fome.

➤ NVI Provérbios 19:15

O preguiçoso diz: “Lá está um leão no caminho, um leão feroz rugindo nas ruas!” Como a porta gira em suas dobradiças, assim o preguiçoso
se revira em sua cama. O preguiçoso coloca a mão no prato, mas acha difícil demais levá-la de volta à boca. O preguiçoso considera-se mais sábio do que sete homens que respondem com bom senso.

➤ NVI Provérbios 26:13-16

Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.

➤ NVI Romanos 12:11

O preguiçoso não aproveita a sua caça, mas o diligente dá valor a seus bens.

➤ NVI Provérbios 12:27

O caminho do preguiçoso é cheio de espinhos, mas o caminho do justo é uma estrada plana.

➤ NVI Provérbios 15:19

As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos.

➤ NVI Provérbios 12:24

Saiba que para a obra é de Deus crescer, verdadeiramente necessita do esforço da cada irmão. É por isso que em todos os versículos sobre preguiça na Bíblia, somos exortados a trabalhar. Deus nos deu até um exemplo de uma formiga, que trabalha dia após dia (Provérbios 6:6-8).

Contudo, se você chegou até aqui para refletir acerca do que Deus tem para falar com você ou, está se preparando para trazer uma palavra hoje na igreja, para encorajar os obreiros, as lideranças na reunião ou, quem sabe a igreja em geral, saiba que todos esses versículos de preguiça são apropriados para encorajar os irmãos da fé. Também vale frisar que a perseverança é fundamental nessa missão e, para te ajudar, preparamos este Estudo e explicação de Tiago 1:3; a prova da sua fé produz perseverança.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.