16 versículos sobre obreiros que vão trazer ânimo e coragem para fazer a obra

Na igreja, o obreiro é um servo que ajuda no andamento do culto e cuida com zelo da casa do Senhor. Mas, para trabalhar na obra, é preciso saber o que a Bíblia diz sobre obreiros, afinal, cumprir as tarefas da casa do Pai é necessário mais do que desejo…

É necessário, pois, que o obreiro seja:

  • Irrepreensível
  • Marido de uma só mulher
  • Moderado
  • Sensato
  • Respeitável
  • Hospitaleiro e apto para ensinar
  • Não deve ser apegado ao vinho
  • Nem violento, mas sim amável
  • Pacífico e não apegado ao dinheiro
  • Ele deve governar bem sua própria família…1 Timóteo 3:2-4.

Quando lemos os versículos sobre obreiros na Bíblia, aprendemos que para trabalhar para Deus é preciso dedicação, esforço e, conforme vimos em 1 Timóteo 3:2-4, é necessário uma vida reta segundo os preceitos da palavra de Deus, ou seja, é fundamental maturidade espiritual e vocação para lidar com cada irmão. Se você está sentindo de servir a Deus, cumpra o seu chamado agora mesmo e será abençoado!

Versículos para obreiros que mostram as atitudes de um obreiro aprovado

imagem de obreiro com versículo
Obreiro na Bíblia
Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo como alguém que participará da glória a ser revelada: pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.

➤ NVI 1 Pedro 5:1-2

Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 20:28

Agora pedimos a vocês, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham.

➤ NVI 1 Tessalonicenses 5:12

Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.

➤ NVI Romanos 12:11

Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.

➤ NVI Romanos 12:7-8

Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino.

➤ NVI 1 Timóteo 5:17

Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

➤ NVI 1 Pedro 4:10

Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

➤ NVI João 12:26

Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria, não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.

➤ NVI Hebreus 13:17

Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.

➤ NVI 2 Timóteo 2:15

É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira pela qual foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.

➤ NVI Tito 1:6-9

É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade.

➤ NVI 1 Timóteo 3:2-4

Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: “Senhor, vais lavar os meus pés?” Respondeu Jesus: “Você não compreende agora o que estou fazendo a você; mais tarde, porém, entenderá”.

➤ NVI João 13:5-7

Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor.

➤ NVI Tiago 5:14

O obreiro que não tiver um espírito manso, que não aceita conselho e nem correção, não pode trabalhar na obra. É necessário humildade, e a Bíblia aborda esse valor, conforme você pode conferir nestes 23 versículos sobre humildade para compreender a importância dessa qualidade.

Como todos sabemos, a Bíblia está repleta de versículos que falam sobre obreiro e, quando examinamos João 13:5-7, diz: Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: “Senhor, vais lavar os meus pés?” Respondeu Jesus: “Você não compreende agora o que estou fazendo a você; mais tarde, porém, entenderá”.

Nessas palavras de Jesus, podemos entender que naquele momento Ele estava servindo aos seus discípulos, lavando os pés deles. Isso não só foi um gesto de humildade, mas também serviu para que mais na frente fosse servido por eles.

Por essa razão, devemos servir a Cristo, com amor, alegria e todo o coração, pois lá atrás Ele nos serviu primeiro.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.