Categories: Passagens Bíblicas

30 versículos sobre animais para se inspirar no cuidado de Deus com todas as criaturas

Publicado por
Ingrid Souza

Deus criou todos os animais e os considerou bons, mostrando o cuidado e a importância que eles têm na criação. Sim, os versículos sobre animais refletem esse cuidado, como em Provérbios 12:10, que diz: “O justo cuida bem dos seus animais, mas o coração dos ímpios é cruel”. Esse cuidado e respeito pelos seres vivos são essenciais para viver de acordo com o que a Bíblia diz sobre animais, reconhecendo que eles também são parte da criação de Deus e merecem ser tratados com bondade e compaixão.

Versículos bíblicos sobre animais para refletir sobre a criação divina

Animais na Bíblia Sagrada.
pois todos os animais da floresta são meus, como são as cabeças de gado aos milhares nas colinas.

➤ NVI Salmos 50:10

E com todos os grandes animais e os pequenos que se movem rente ao chão ­e todas as aves. Tudo o que se move sobre a terra saiu da arca, uma espécie após outra.

➤ NVI Gênesis 8:19

Naquele dia, em favor deles farei um acordo com os animais do campo,
com as aves do céu e com os animais que rastejam pelo chão. Arco, espada e guerra, eu os abolirei da terra, para que todos possam viver em paz.

➤ NVI Oséias 2:18

“Veja o Beemote que criei quando criei você e que come capim
como o boi.

➤ NVI Jó 40:15

Até os animais do campo clamam a ti, pois os canais de água se secaram e o fogo devorou as pastagens.

➤ NVI Joel 1:20

Eu fiz a terra, os seres humanos e os animais que nela estão, com o meu grande poder e com meu braço estendido, e eu a dou a quem eu quiser.

➤ NVI Jeremias 27:5

mas em sua transgressão foi repreendido por uma jumenta, um animal mudo, que falou com voz humana e refreou a insensatez do profeta.

➤ NVI 2 Pedro 2:16

Mas Moisés contestou: “Tu mesmo nos darás os animais para os nossos sacrifícios e holocaustos que ofereceremos ao Senhor.

➤ NVI Êxodo 10:25

Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.

➤ NVI Tiago 3:3

Os que tinham sido enviados foram e encontraram o animal exatamente como ele lhes tinha dito. Quando estavam desamarrando o jumentinho, os seus donos lhes perguntaram: “Por que vocês estão desamarrando o jumentinho?” Eles responderam: “O Senhor precisa dele”.

➤ NVI Lucas 19:32-34

Disse também Deus: “Encham-se as águas de seres vivos, e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento do céu”. Assim Deus criou os gran­des animais aquáti­cos e os demais seres vivos que povoam as á­guas, de acor­do com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. En­tão De­us os abençoou, dizendo: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipli­quem-se as aves na terra”.

➤ NVI Gênesis 1:20-22

E disse Deus: “Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, ani­mais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acor­do com a sua espécie”. E assim foi. Deus fez os animais sel­vagens de acordo com as suas espé­cies, os reba­nhos domésticos de acor­do com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.

➤ NVI Gênesis 1:24-25

De­pois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome.

➤ NVI Gênesis 2:19

Faça que saiam também todos os anima­is que estão com você: as aves, os grandes animais e os pequenos que se movem rente ao chão. Faça-os sair para que se espalhem pela terra, sejam férteis e se multipliquem”.

➤ NVI Gênesis 8:17

Venham todos vocês, animais do campo; todos vocês, animais da floresta,
venham comer!

➤ NVI Isaías 56:9

Pois fará aliança com as pedras do campo, e os animais selvagens
estarão em paz com você.

➤ NVI Jó 5:23

Todos os animais da terra tre­merão de medo diante de vocês: os animais sel­vagens, as aves do céu, as criaturas que se mo­vem rente ao chão e os peixes do mar; eles estão entregues em suas mãos.

➤ NVI Gênesis 9:2

O homem, mesmo que muito importante, não vive para sempre; é como os animais, que perecem.

➤ NVI Salmos 49:12

Nem toda carne é a mesma: os homens têm uma espécie de carne, os animais têm outra, as aves outra, e os peixes outra.

➤ NVI 1 Coríntios 15:39

Tu o fizeste dominar as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste: todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens, as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares.

➤ NVI Salmos 8:6-8

“É você que caça a presa para a leoa e satisfaz a fome dos leões quando se agacham em suas tocas ou ficam à espreita no matagal? Quem dá alimento aos corvos quando os seus filhotes clamam a Deus
e vagueiam por falta de comida?

➤ NVI Jó 38:39-41

“Será que o boi selvagem consentirá em servir você? E em passar a noite ao lado dos cochos
do seu curral?

➤ NVI Jó 39:9

Quando a jumenta viu o Anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão. Acendeu-se a ira de Balaão, que bateu nela com uma vara. Então o Senhor abriu a boca da jumenta, e ela disse a Balaão: “Que foi que eu fiz a você, para você bater em mim três vezes?”

➤ NVI Números 22:27-28

No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora.

➤ NVI Provérbios 23:32

Os discípulos foram e fizeram o que Jesus tinha ordenado. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, colocaram sobre eles os seus mantos, e sobre estes Jesus montou.

➤ NVI Mateus 21:6-7

Eis o mar, imenso e vasto. Nele vivem inúmeras criaturas,
seres vivos, pequenos e grandes. Nele passam os navios,
e também o Leviatã, que formaste para com ele brincar. Todos eles dirigem seu olhar a ti, esperando que lhes dês o alimento no tempo certo; tu lhes dás, e eles o recolhem; abres a tua mão, e saciam-se de coisas boas.

➤ NVI Salmos 104:25-28

“Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que são enviados a vocês! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.

➤ NVI Mateus 23:37

Oração para a proteção e saúde dos animais

Senhor Deus, criador de todas as criaturas, peço Tua proteção sobre os animais. Cuida deles com Teu amor, protegendo-os de todo mal, doenças e perigos. Que possam viver com saúde e segurança, livres de sofrimento. Concede-lhes abrigo, alimento e carinho, e que nunca lhes faltem o cuidado e a atenção necessários. Abençoa aqueles que cuidam dos animais, dando-lhes sabedoria e paciência para tratar cada ser vivo com respeito e compaixão. Que o Teu amor se estenda a todas as Tuas criaturas, grandes e pequenas, para que vivam em harmonia e paz. Que os animais, que tanto alegram nossas vidas, sintam sempre Tua presença protetora, e que possamos ser sempre gratos pela companhia e o amor que eles nos oferecem. Em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, amém!

Os animais, criados com características únicas e funções específicas, têm o propósito de mostrar a glória de Deus. E, para quem não sabe, o Senhor confiou ao homem a responsabilidade de cuidar dos animais, destacando o papel humano como protetor e guardião da criação. Gênesis 1:28 diz: “Governem sobre os peixes do mar, as aves do céu e sobre todos os seres vivos que se movem sobre a terra.” Cumprir esse dever é agir conforme o propósito divino.

Você sabia que a natureza comprova a existência de Deus? pois é, para entender ainda mais, preparamos estes 29 versículos sobre natureza (a natureza revela a grandeza de Deus).

Publicado em 20 de agosto de 2024 10:28

Ingrid Souza

Ingrid Souza é cristã, e ama conhecer e ensinar a palavra de Deus por onde vai. É regente do grupo de jovens e professora da escola bíblica dominical. É apaixonada pela Bíblia e pela escrita, e sua maior alegria e ver o povo de Deus fazendo novos seguidores de Jesus.

Publicado por
Ingrid Souza

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais