Categories: Relacionamento

19 versículos sobre gentileza que mostram como pequenos gestos podem ter grande impacto na vida das pessoas

Publicado por
Ingrid Souza

Ser gentil com os outros é um caminho para viver de acordo com o que é certo e justo. Tratar as pessoas com bondade, mesmo quando é difícil, mostra respeito e amor verdadeiro.

A gentileza pode transformar situações difíceis e criar um ambiente mais harmonioso. Observe que o que a Bíblia diz sobre gentileza é bastante claro: em Efésios 4:32 está escrito: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” Este versículo sobre gentileza lembra que a prática dela é uma forma de imitar o comportamento de Deus, cheio de misericórdia.

Ao agir com bondade, seguimos um exemplo divino e ajudamos a construir um mundo melhor. A prática constante dessa virtude fortalece nossas relações e nos aproxima do que é mais justo e verdadeiro.

Versículos bíblicos sobre Gentileza que revelam o poder transformador da bondade na vida cristã

Gentileza na Bíblia.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

➤ NVI Gálatas 5:22

não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens.

➤ NVI Tito 3:2

Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

➤ NVI Tiago 3:17

A mulher mais gentil e delicada entre vocês, tão delicada e gentil que não ousaria encostar no chão a sola do pé, será mesquinha com o marido a quem ama e com o filho e a filha,

➤ NVI Deuteronômio 28:56

Até mesmo o homem mais gentil e educado entre vocês não terá compaixão do seu irmão, da mulher que ama e dos filhos que sobreviverem,

➤ NVI Deuteronômio 28:54

completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
➤ NVI Filipenses 2:2-5

Senhor, trata com bondade os que fazem o bem, os que têm coração íntegro.

➤ NVI Salmos 125:4

Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.

➤ NVI 2 Timóteo 2:24

Eu, Paulo, pela mansidão e pela bondade de Cristo, apelo para vocês; eu, que sou “humilde” quando estou face a face com vocês, mas “audaz” quando ausente!

➤ NVI 2 Coríntios 10:1

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
➤ NVI Filipenses 4:8

Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra.

➤ NVI Provérbios 21:21

Que eles deem graças ao Senhor, por seu amor leal e por suas maravilhas
em favor dos homens.

➤ NVI Salmos 107:21

Ao contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas; em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns; em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero; na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque quer de defesa;
➤ NVI 2 Coríntios 6:4-7

Ele ama a justiça e a retidão; a terra está cheia da bondade do Senhor.

➤ NVI Salmos 33:5

mas o Senhor esta­va com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro.

➤ NVI Gênesis 39:21

Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.

➤ NVI Romanos 12:16

Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra.

➤ NVI Provérbios 21:21

pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;

➤ NVI Efésios 5:9

Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra.

➤ NVI Salmos 27:13

Oração da gentileza

Querido Deus, fonte de toda bondade e amor, hoje peço que ilumine nossos corações com a luz da gentileza. Ajude-nos a ver o melhor nos outros e a tratar cada pessoa com respeito e compaixão. Que nossas palavras e ações reflitam a sua graça, promovendo paz e compreensão onde houver desentendimentos. Inspire-nos a ser pacientes e a oferecer ajuda sem esperar nada em troca, criando um mundo mais acolhedor e harmonioso. Que, através da gentileza, possamos construir laços fortes e genuínos com aqueles que cruzam nosso caminho. Abençoe-nos com a capacidade de ouvir e de apoiar, de compartilhar e de alegrar. Em cada gesto de bondade, que possamos sentir sua presença e transmitir seu amor. Pai, em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, amém!

Quando lemos os versículos sobre gentileza na Bíblia, percebemos que essa qualidade de ser gentil se expressa de várias maneiras, como bondade, lealdade, sinceridade, cordialidade, e ações de honra e misericórdia.

Leia também estes 24 versículos sobre generosidade que vão te ajudar a ser uma pessoa mais amorosa, cheia de compaixão e bondade! Isso fará com que as pessoas ao seu redor vejam que o amor de Jesus está em você, e que é imitadora dEle.

Publicado em 8 de agosto de 2024 10:38

Ingrid Souza

Ingrid Souza é cristã, e ama conhecer e ensinar a palavra de Deus por onde vai. É regente do grupo de jovens e professora da escola bíblica dominical. É apaixonada pela Bíblia e pela escrita, e sua maior alegria e ver o povo de Deus fazendo novos seguidores de Jesus.

Publicado por
Ingrid Souza

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais