25 versículos sobre Israel que mostram que é nação eleita

Quando lemos a Bíblia, encontramos inúmeros versículos sobre Israel, os quais falam que o Senhor escolheu os israelitas como sua nação especial para demonstrar seu amor e poder. Ele prometeu a Abraão que seu povo seria numeroso e abençoado, e que através deles todos os povos do mundo seriam abençoados. Isso se cumpriu com o nascimento de Jesus Cristo, descendente de Israel.

No Novo Testamento, aprendemos que Deus também ama e se revela aos gentios, ou seja, a todos que não são parte do povo de Israel. Através da fé em Jesus, todos são salvos, cumprindo assim o propósito de Deus através da nação santa, Israel.

Para entender ainda mais, confira o que a Bíblia diz sobre Israel e reflita em cada passagem bíblica.

Versículos bíblicos sobre Israel que vão abençoar e proteger essa nação

Israel na Bíblia.
“O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito. Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos.

➤ NVI Deuteronômio 7:7-9

Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: ‘Vejam o que Deus tem feito!’

➤ NVI Números 23:23

“Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.
➤ NVI Deuteronômio 6:4-9

“E agora, ó Israel, que é que o Senhor,o seu Deus, pede a você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma, e que obedeça aos mandamentos e aos decretos do Senhor, que hoje dou a você para o seu próprio bem?

➤ NVI Deuteronômio 10:12-13

De todas as boas promessas do ­Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram.

➤ NVI Josué 21:45

Em Judá Deus é conhecido; o seu nome é grande em Israel.

➤ NVI Salmos 76:1

Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração
os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez. Ele decretou estatutos para Jacó, e em Israel estabeleceu a lei,
e ordenou aos nossos antepassados que a ensinassem aos seus filhos, de modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que ainda nasceriam, e eles, por sua vez, contassem aos seus próprios filhos. Então eles porão a confiança em Deus; não esquecerão os seus feitos
e obedecerão aos seus mandamentos.

➤ NVI Salmos 78:4-7

Então disse o homem: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu”.

➤ NVI Gênesis 32:28

“Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.

➤ NVI Levítico 19:2

Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus pelos israelitas é que eles sejam salvos.

➤ NVI Romanos 10:1

Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegue a plenitude dos gentios. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó
a impiedade. E esta é a minha aliança com eles quando eu remover
os seus pecados”. Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas, quanto à eleição, são amados por causa dos patriarcas, pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.

➤ NVI Romanos 11:25-29

Estou trazendo para perto a minha retidão, ela não está distante;
e a minha salvação não será adiada. Concederei salvação a Sião,
meu esplendor a Israel.

➤ NVI Isaías 46:13

Louvem o Senhor, pois o Senhor é bom; cantem louvores ao seu nome,
pois é nome amável. Porque o Senhor escolheu Jacó; a Israel, como seu tesouro pessoal.

➤ NVI Salmos 135:3-4

O Senhor terá compaixão de Jacó; tornará a escolher Israel e os estabelecerá em sua própria terra. Os estrangeiros se juntarão a eles
e farão parte da descendência de Jacó.

➤ NVI Isaías 14:1

Assim diz o Senhor: “O povo que escapou da morte achou favor no deserto”. Quando Israel buscava descanso, o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atraí. Eu a edificarei mais uma vez, ó virgem, Israel!
Você será reconstruída! Mais uma vez você se enfeitará com guizos
e sairá dançando com os que se alegram.

➤ NVI Jeremias 31:2-4

Naquele dia, o Senhor estenderá o braço pela segunda vez para reivindicar o remanescente do seu povo que for deixado na Assíria, no Egito, em Patros, na Etiópia, em Elão, em Sinear, em Hamate e nas ilhas do mar. Ele erguerá uma bandeira para as nações
a fim de reunir os exilados de Israel;
ajuntará o povo disperso de Judá
desde os quatro cantos da terra.

➤ NVI Isaías 11:11-12

“Portanto, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 2:36

Isaías exclama com relação a Israel: “Embora o número dos israelitas
seja como a areia do mar, apenas o remanescente será salvo.

➤ NVI Romanos 9:27

E Isaías diz ousadamente: “Fui achado por aqueles que não me procuravam;
revelei-me àqueles que não perguntavam por mim”. Mas, a respeito de Israel, ele diz: “O tempo todo estendi as mãos a um povo desobediente e rebelde”.

➤ NVI Romanos 10:20-21

“Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo:
‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor. “Porque eu lhes perdoarei a maldade
e não me lembrarei mais dos seus pecados.”

➤ NVI Jeremias 31:33-34

Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim.

➤ NVI Romanos 11:1

Assim diz o Senhor, aquele que designou o sol para brilhar de dia, que decretou que a lua e as estrelas brilhem de noite, que agita o mar
para que as suas ondas rujam; o seu nome é o Senhor dos Exércitos: “Somente se esses decretos desaparecerem de diante de mim”, declara o Senhor, “deixarão os descendentes de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre”.

➤ NVI Jeremias 31:35-36

“Quanto a você, não tema, meu servo Jacó! Não fique assustado, ó Israel!
Eu o salvarei de um lugar distante; e os seus descendentes,
da terra do seu exílio. Jacó voltará e ficará em paz e em segurança;
ninguém o inquietará.

➤ NVI Jeremias 46:27

Volte, ó Israel, para o Senhor, o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda! Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe:
“Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos,
para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios.
➤ NVI Oséias 14:1-2

“Mas tu, Belém-Efrata, embora pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos.”

➤ NVI Miquéias 5:2

Oração por Israel

Senhor Deus, neste momento elevamos nossos corações em intercessão por Israel, tua terra santa e povo escolhido. Derrama tua graça e proteção sobre cada cidade e aldeia, que sejam guardadas de todo mal e perigo. Conceda sabedoria e discernimento aos líderes e governantes, para que os conduzam com justiça e paz. Que suas promessas de vitória e prosperidade se cumpram abundantemente, trazendo reconciliação e unidade entre todos os habitantes dessa terra. Que a luz da tua verdade brilhe intensamente, dissipando as trevas da incerteza e do conflito. Capacita teu povo em Israel a viver em harmonia e segurança, testemunhando ao mundo o teu poder redentor e restaurador. Que o teu nome seja glorificado em todas as nações através da vitória sobre Israel. Pai, em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, amém!

A relação entre Deus e Israel é descrita como uma aliança eterna, onde o cumprimento das leis e a fé em Deus garantem a proteção e a bênção sobre a nação, e você ainda pode conferir os 30 versículos sobre promessas de Deus (as promessas de Deus vão se CUMPRIR).

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.