14 versículos sobre mansidão que vão te ajudar a ser MANSO e ter domínio próprio

O crente que tem o Espírito Santo de Deus é manso e humilde de coração. Ainda, tem domínio próprio e sempre procura manter a calma e paciência em situações irritantes. Um dos versículos sobre mansidão diz que Jesus enfrentou uma dessas situações, que sem dúvida, foi muito desagradável:

“Os fariseus vieram e começaram a interrogar Jesus. Para pô-lo à prova, pediram-lhe um sinal do céu. Ele suspirou profundamente e disse: “Por que esta geração pede um sinal milagroso? Eu afirmo que nenhum sinal será dado a vocês”. Então se afastou deles, voltou para o barco e foi para o outro lado” (Marcos 8:11-13)

Observando esse texto, podemos afirmar que Jesus é o nosso maior exemplo de humildade, mansidão e paciência. É fácil observar que quando Ele foi interrogado pelos fariseus, que de fato, queria que Jesus fizesse algum sinal milagroso, como se dissesse “se você é mesmo o filho de Deus, mostre-nos algum sinal”. Eles colocaram Jesus á prova. Mas o Senhor não havia gostado disso, pois a frase diz: “Ele suspirou profundamente” (respirando), significando que, diante daquela situação intensa, o Cristo havia dominado a ira, ou seja, Ele teve domínio próprio e falou com calma e sabedoria “Por que pede esta geração um sinal milagroso? Em verdade vos digo que a esta geração não se dará sinal algum”.

Contudo, se você deseja ser manso assim como Jesus, confira o que a Bíblia diz sobre mansidão e saiba como acalmar uma situação muito tensa através destas passagens bíblicas a seguir.

Versículos de mansidão que vão ajudar a ser manso no falar e ter a MANSIDÃO de Jesus

Mansidão na Bíblia.
Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.

➤ NVI 1 Timóteo 6:11

O homem irado provoca brigas, e o de gênio violento comete muitos pecados.

➤ NVI Provérbios 29:22

A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.

➤ NVI Provérbios 15:1

Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.

➤ NVI 2 Timóteo 2:24-26

“Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém bater em você numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém tirar de você a capa, não o impeça de tirar a túnica.
➤ NVI Lucas 6:27-29

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

➤ NVI Mateus 11:29

Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.

➤ NVI 1 Pedro 3:15-16

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

➤ NVI Gálatas 5:22-23

Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.
➤ NVI Colossenses 3:12-14

Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.

➤ NVI Tiago 1:21

Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.

➤ NVI 1 Pedro 3:4

Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.
➤ NVI Gálatas 6:1

Oração da mansidão

Amado Pai Celestial, em humildade me aproximo de Ti, reconhecendo Tua grandeza e minha pequenez. Concede-me, ó Deus misericordioso, a mansidão que brota do Teu amor infinito. Que eu possa refletir Tua ternura em meio às tempestades da vida, mantendo a calma e a paciência, como o próprio Cristo ensinou. Que minha alma se encha do Teu Espírito, para que eu possa ser dócil aos Teus desígnios, submisso à Tua vontade soberana. Ajuda-me a compreender que a verdadeira grandeza está na simplicidade, no serviço aos outros e na renúncia do ego. Que minha vida seja um testemunho vivo da Tua humildade, ó Senhor. Capacita-me a enxergar com olhos de amor, a ouvir com ouvidos de compaixão e a agir com mãos generosas. Que em tudo eu possa glorificar o Teu santo nome. Assim, em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, Amém.

Você sabia que a mansidão é um dos frutos do espírito? saiba que a Bíblia fala muito a respeito desse dom. Para te ajudar a vencer situações desagradáveis, preparamos este poderoso estudo contendo os 21 versículos sobre ira que ensinam como CONTROLAR a ira, a raiva e o stress. Mas lembre-se, sem confiança e submissão a Deus é impossível ter um coração cheio de humildade e mansidão. Pois, se você leu cada um dos versículos bíblicos sobre mansidão, certamente conseguiu notar que eles falam muito sobre respeito, calma, paciência, humildade e, o principal “MANSIDÃO”, que impede a violência e o desrespeito.

Avatar photo
Author: Ingrid Souza
Ingrid Souza é cristã, e ama conhecer e ensinar a palavra de Deus por onde vai. É regente do grupo de jovens e professora da escola bíblica dominical. É apaixonada pela Bíblia e pela escrita, e sua maior alegria e ver o povo de Deus fazendo novos seguidores de Jesus.