Categories: Passagens Bíblicas

22 versículos sobre a mente para VIGIAR os pensamentos

Publicado por
Versos Divino

A Bíblia diz que devemos pensar nas coisas de cima. Nas cartas aos colossenses, capítulo 3:1-10, escrito por Paulo, podemos entender que quando focamos os nossos pensamentos nas coisas do alto, realizamos boas ações que agradam a Deus e nos levam para o bem.

No entanto, se focarmos os nossos pensamentos para as coisas desta terra, onde o pecado está se tornando cada vez mais comum diante sociedade, podemos, então, ser influenciados pelo mundo.

Assim, focar os nossos pensamentos nas coisas de Deus, é seguir exatamente a orientação do Apóstolo Paulo. Contudo, para que você tenha a sua mente renovada hoje mesmo, preparamos uma lista contendo os versículos sobre mente mais relevantes da Bíblia para você ficar cheio da graça e das maravilhas do Senhor. 

Versículos bíblicos sobre a mente para ter cuidado com os seus pensamentos

O que a Bíblia diz sobe a mente: Foto / Canva PRO.
Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente; pois o teu amor está sempre diante de mim, e continuamente sigo a tua verdade.

➤ NVI Salmos 26:2-3

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo.

➤ NVI Romanos 8:5-7

Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 4:32

“Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.”

➤ NVI Jeremias 17:10

Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.

➤ NVI Romanos 7:25

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

➤ NVI Romanos 12:2

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

➤ NVI Filipenses 4:8

Gravem estas minhas palavras no coração e na mente; amarrem-nas como sinal nas mãos e prendam-nas na testa.

➤ NVI Deuteronômio 11:18

Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! “Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?”

➤ NVI Romanos 11:33-34

Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e ponham toda a esperança na graça que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.

➤ NVI 1 Pedro 1:13-16

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

➤ NVI Tiago 4:8

Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.

➤ NVI Tiago 1:6-8

Para os puros, todas as coisas são puras; mas, para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.

➤ NVI Tito 1:15

“Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em sua mente e as escreverei
em seu coração. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

➤ NVI Hebreus 8:10

Pois quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus.

➤ NVI 1 Coríntios 2:11

Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?” Nós, porém, temos a mente de Cristo.

➤ NVI 1 Coríntios 2:14-16

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

➤ NVI Filipenses 4:6-7

Se você está se preparando para trazer uma palavra hoje no culto, saiba que esses versículos sobre a mente na Bíblia são profundamente relevantes para orientar a igreja a pensar em coisas boas, que agradam a Deus e nos levam para o bom caminho. Afinal, uma vez que você ouviu o pastor dizer no culto de ensinamento que os nossos pensamentos influenciam nossas ações, de fato é verdade. É por isso que precisamos vigiar, conforme a palavra de Deus nos orienta para termos cuidado com a nossa mente.

Estamas viendo uma era em que muitas pessoas, até mesmo alguns crentes, estão focando a mente nas coisas do mundo, e isso é bastante perigoso, afinal, se fixarmos nossos pensamentos nas coisas desta terra, onde há muitas coisas negativas e ruins, como prostituição, ganância, maldade…sem dúvida esses pensamentos podem nos levar ao pecado e, pior ainda, nos afastar da presença de Deus, da igreja e também da Sua Palavra.  

Assim, devemos vigiar não só os nossos pensamentos mas também acerca da vinda do Senhor Jesus, que está próxima, e por isso preparamos este poderoso Estudo e explicação de Marcos 13:32 para você ter a sua mente renovada e se preparar para a volta de Cristo.

Publicado em 24 de fevereiro de 2024 10:23

Versos Divino

Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.

Publicado por
Versos Divino

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais