17 versículos sobre amor ao próximo e aos irmãos que vão TRANSFORMAR vidas

De acordo com a Bíblia, amar o próximo não é uma opção, e sim um mandamento. Em 1 João 4:8, mesmo diz: “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. Assim, todo aquele que conhece a Deus e tem intimidade com Ele (vive em sua presença), sabe o que é amor, porque o próprio Deus é amor. Afinal, por amor a nós, Ele enviou o Seu Filho para nos salvar.

Contudo, assim como Deus nos ama, também somos chamados para amar uns aos outros; no entanto, quando deixamos de cumprir essa ordenança, estamos desobedecendo à Sua voz. Mas, se você está aqui, com certeza é porque está disposto a amar e ajudar os outros, não é mesmo? sendo assim, preparamos uma lista com os mais lindos versículos sobre amor ao próximo que vão te inspirar a amar segundo a vontade de Deus.

Versículos que falam sobre amor ao próximo para entender a importância de amar as pessoas

Amor ao próximo na Bíblia.
Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

➤ NVI Colossenses 3:12-15

Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês.

➤ NVI 1 Tessalonicenses 3:12

Façam tudo com amor.

➤ NVI 1 Coríntios 16:14

Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

➤ NVI 1 João 3:11

Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.

➤ NVI 1 Pedro 4:8

Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo. Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

➤ NVI 1 João 3:15-16

Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, estarão agindo corretamente.

➤ NVI Tiago 2:8

O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.

➤ NVI João 15:12

“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,

➤ NVI Mateus 5:43-44

Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

➤ NVI 1 João 4:7-8

Seja constante o amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos. Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados.

➤ NVI Hebreus 13:1-3

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

➤ NVI 1 João 3:16

Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei.

➤ NVI Romanos 13:8

Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo.

➤ NVI Romanos 15:2

Oração do amor ao próximo

Querido Deus, em Tua infinita bondade e amor, ensinaste-nos a amar ao próximo como a nós mesmos. Venho a Ti, Senhor, pedindo que enchas meu coração de compaixão e entendimento. Que eu possa ver Teu reflexo em cada pessoa que encontro, reconhecendo sua dignidade e valor. Ajuda-me a ser paciente e gentil, a perdoar as ofensas e a estender a mão a quem necessita. Que minhas ações sejam guiadas pelo amor verdadeiro, desprovido de egoísmo e preconceito. Senhor, concede-me a graça de ser um instrumento de paz e reconciliação em um mundo que tanto precisa de Tua luz. Que eu possa, através de minhas atitudes e palavras, refletir Teu amor incondicional e trazer consolo e alegria aos corações aflitos. Abençoa-me com a sabedoria para agir sempre com justiça e misericórdia. Em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, amém!

Uma coisa que nos chama muita atenção quando buscamos saber o que a Bíblia diz sobre amor ao próximo, é que Deus não quer que amemos só em palavras, mas em atitude: “Filhinhos, não amemos de palavra nem da boca para fora, mas em ação e em verdade” (1 João 3:18). Por tanto, amar o próximo é orar, interceder e pedir a Deus para abençoar aqueles que estão precisando de ajuda. Observe que a frase diz “mostrar o amor por meio de ações”, significando orar, ajudar, não virar as costas ao que vier pedir emprestado, é ajudar o caído a se levantar, tratar todos de maneira igual, fazer o bem e buscar anunciar a palavra de Deus a todos, pois muitas almas estão perecendo sem ter conhecido Jesus.

Deus também quer falar com você através destes 35 versículos sobre caridade para servir ao próximo.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.