Categories: Passagens Bíblicas

40 versículos sobre batismo nas águas (nova criatura em Cristo Jesus)

Publicado por
Versos Divino

No mundo cristão, o batismo nas águas é uma prática fundamental, não apenas uma escolha pessoal, mas um mandamento deixado por Jesus Cristo.

Ao lermos Mateus 28:19, visto como um dos principais versículos sobre batismo nas águas, mostra o próprio Jesus instruindo seus discípulos a irem e fazerem discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Isso demonstra a importância que Jesus atribui ao batismo como parte essencial da vida cristã. Assim, aqueles que aceitam Jesus como Senhor e Salvador são chamados a tomar a decisão de serem batizados nas águas, como um passo de obediência e compromisso com sua fé. Contudo, se você deseja ser fortalecido na caminhada com Jesus, confira o que a Bíblia diz sobre batismo nas águas e comece a andar com o Senhor hoje mesmo.

Versículos bíblicos sobre batismo nas águas que vão fortalecer na caminhada com Cristo

Batismo nas águas na Bíblia.
Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 2:38

Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?” Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho.
➤ NVI Atos dos Apóstolos 8:36-39

Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

➤ NVI Romanos 6:3-4

Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

➤ NVI 1 Coríntios 12:13

Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

➤ NVI Colossenses 2:12

Naquela ocasião, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo e o Espírito descendo como pomba sobre ele.
➤ NVI Marcos 1:9-10

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

➤ NVI Mateus 28:18-20

Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.

➤ NVI Mateus 3:16

E, agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.

➤ NVI Atos 22:16

Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.
➤ NVI Romanos 6:4

pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.

➤ NVI Gálatas 3:27

Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

➤ NVI Colossenses 2:12

Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

➤ NVI Marcos 16:16

e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês – não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus – por meio da ressurreição de Jesus Cristo,
➤ NVI 1 Pedro 3:21

Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,

➤ NVI Efésios 4:5

Quando todo o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi. E, enquanto ele estava orando, o céu se abriu.

➤ NVI Lucas 3:21

Respondeu Jesus: “Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.

➤ NVI João 3:5

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

➤ NVI 2 Coríntios 5:17

De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

➤ NVI Gálatas 6:15

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

➤ NVI Efésios 4:22-24

Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

➤ NVI Colossenses 3:9-10

Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova…

➤ NVI Romanos 6:4-6

não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

➤ NVI Tito 3:5

Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

➤ NVI 1 Pedro 1:23

Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.
➤ NVI 1 João 3:9

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.

➤ NVI Efésios 2:10

Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.
➤ NVI 1 Coríntios 6:11

Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

➤ NVI Atos 2:38

No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas-novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele e foram batizados, tanto homens como mulheres.

➤ NVI Atos 8:12

Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou.

➤ NVI Atos 8:38

Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado.

➤ NVI Atos 9:18

Então ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Depois pediram a Pedro que ficasse com eles alguns dias.

➤ NVI Atos 10:48

Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo. Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: “Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa”. E nos convenceu.

➤ NVI Atos 16:14-15

Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor, ele e toda a sua casa; e, dos coríntios que o ouviam, muitos criam e eram batizados.

➤ NVI Atos 18:8

E, agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.

➤ NVI Atos 22:16

Oração para quem vai batizar nas águas

“Senhor Todo-Poderoso, em Tuas mãos depositamos este momento sagrado do batismo nas águas. Que aquele que se prepara para este passo de fé possa sentir a plenitude do Teu amor e a purificação que vem do Espírito Santo. Dá-lhe coragem para renunciar ao pecado e seguir os Teus caminhos. Que as águas do batismo sejam um símbolo visível da nova vida em Cristo, lavando todos os pecados passados e preparando-o para uma jornada de fé e serviço ao Teu Reino. Que cada mergulho nas águas seja um testemunho público da sua decisão de seguir a Jesus. Abençoa, Senhor, esta pessoa que se entrega a Ti neste ato de obediência. Que o Espírito Santo a guie, a fortaleça e a capacite para viver uma vida que Te glorifique em todos os aspectos. Em nome de Jesus, te agradeço por tudo, amém.”

O batismo nas águas é um passo importante na caminhada espiritual de uma pessoa, mas é fundamental entender que ele é mais do que um simples ritual. Antes de mergulhar nas águas, é necessário passar por uma renovação espiritual.

O batismo em si não é o que salva, mas faz parte do processo de salvação. Quando alguém é batizado, está simbolizando publicamente o sepultamento do seu “velho eu”, para então emergir das águas como um novo ser, assim como Jesus ressurgiu da morte. Isso representa o recebimento do poder de Deus para viver uma vida renovada e transformada. Como diz Romanos 6:4, “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Esse é mais um dos versículos que falam sobre batismo nas águas que mostram que, se desejamos receber a salvação, precisamos descer nas águas, pois foi isso que Jesus disse a Nicodemos (João 3:1-12) e você ainda pode conferir 19 versículos que falam que Jesus é a porta a qual nos leva a SALVAÇÃO.

Publicado em 10 de maio de 2024 17:00

Versos Divino

Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.

Publicado por
Versos Divino

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais