Categories: Passagens Bíblicas

35 versículos sobre caridade para servir ao próximo

Publicado por
Versos Divino

Um dos versículos sobre caridade na Bíblia diz que quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará (Provérbios 19:17). Sendo assim, podemos afirmar que o Senhor se agrada com a caridade. De acordo com Mateus 22:37-40, o segundo maior mandamento de Deus é amar o próximo. Quando se fala em amar nossos irmãos, não é amar de boca, e sim através de ação: “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade”…(1 João 3:17-18).

Contudo, o que a Bíblia diz sobre caridade é que devemos ajudar o próximo: “Quando estiver ao seu alcance, não deixe de fazer o bem a quem é devido. Não diga ao seu próximo: “Volte depois; amanhã darei isso a você”, se você já o tem hoje” (Provérbios 3:27-28). Saiba que bem aventurado é aquele que se interessa pelo pobre, pois o Senhor o livrará em tempos de adversidades (Salmos 41:1), amém? Confira os principais versículos que falam sobre caridade e entenda que a transformação do mundo somos nós!

Versículos bíblicos sobre caridade para receber esse dom e se aproximar de Deus

Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre! O Senhor o livra em tempos de adversidade.

➤ NVI Salmos 41:1

Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.
➤ NVI 1 João 3:17-18

Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.
➤ NVI Atos dos Apóstolos 4:32

Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
➤ NVI Tiago 2:15-17

“Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas, quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.

➤ NVI Mateus 6:2-4

“O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça,
desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos
e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto,
abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou,
e não recusar ajuda ao próximo?

➤ NVI Isaías 58:6-7

Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.

➤ NVI Provérbios 19:17

Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem fecha os olhos para não vê-los sofrerá muitas maldições.

➤ NVI Provérbios 28:27

A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.

➤ NVI Tiago 1:27

“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.

➤ NVI Mateus 25:34-36

Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre.

➤ NVI Provérbios 22:9

Oprimir o pobre é ultrajar o seu Criador, mas tratar com bondade o necessitado é honrar a Deus.

➤ NVI Provérbios 14:31

O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.

➤ NVI Efésios 4:28

“Se houver algum israelita pobre em qualquer das cidades da terra que o Senhor, o seu Deus, está dando a vocês, não endureçam o coração, nem fechem a mão para com o seu irmão pobre. Ao contrário, tenham mão aberta e emprestem-lhe liberalmente o que ele precisar.

➤ NVI Deuteronômio 15:7-8

Sempre haverá pobres na terra. Portanto, eu ordeno a você que abra o coração para o seu irmão israelita, tanto para o pobre como para o necessitado de sua terra.

➤ NVI Deuteronômio 15:11

pois eu socorria o pobre que clamava por ajuda e o órfão que não tinha
quem o ajudasse.

➤ NVI Jó 29:12

Ele se compadece dos fracos e dos pobres e os salva da morte.

➤ NVI Salmos 72:13

Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta.

➤ NVI Provérbios 21:13

“Quando vocês estiverem fazendo a colheita de sua lavoura e deixarem um feixe de trigo para trás, não voltem para apanhá-lo. Deixem-no para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva, para que o Senhor, o seu Deus, os abençoe em todo o trabalho das suas mãos. Quando sacudirem as azeitonas das suas oliveiras, não voltem para colher o que ficar nos ramos. Deixem o que sobrar para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva. E, quando colherem as uvas da sua vinha, não passem de novo por ela. Deixem o que sobrar para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva. Lembrem-se de que vocês foram escravos no Egito; por isso ordeno a vocês que façam tudo isso.
➤ NVI Deuteronômio 24:19-22

“Se, todavia, o ofertante for pobre, sem recursos para isso, pegará um cordeiro como oferta pela culpa, o qual será movido para fazer propiciação pelo ofertante, com um jarro da melhor farinha, amassada com óleo, como oferta de cereal, uma caneca de óleo

➤ NVI Levítico 14:21

Não passem duas vezes pela sua vi­nha nem apanhem as uvas que tiverem caído. Deixem-nas para o necessitado e para o estran­geiro. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.

➤ NVI Levítico 19:10

“Não se aproveitem do pobre e necessitado, seja ele um irmão israelita ou um estrangeiro que viva numa das suas cidades.

➤ NVI Deuteronômio 24:14

Livrem os fracos e os pobres; libertem-nos das mãos dos ímpios.

➤ NVI Salmos 82:4

Quem zomba dos pobres mostra desprezo pelo Criador deles;
quem se alegra com a desgraça não ficará sem castigo.

➤ NVI Provérbios 17:5

Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas.

➤ NVI 1 Timóteo 5:3

Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.

➤ NVI Provérbios 11:24

Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres.

➤ NVI Provérbios 31:20

O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”.

➤ NVI Marcos 12:31

Pois desejo misericórdia e não sacrifícios; conhecimento de Deus
em vez de holocaustos.

➤ NVI Oséias 6:6

Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês”.

➤ NVI Lucas 6:38

Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 3:6

“Se fizerem empréstimo a alguém do meu povo, a algum necessitado que viva entre vocês, não cobrem juros dele; não emprestem visando a lucro.

➤ NVI Êxodo 22:25

“Não perverta o direito dos pobres em seus processos.

➤ NVI Êxodo 23:6

Oração da caridade

“Senhor meu Deus, em Tua Palavra, aprendemos que a caridade é o mais nobre dos dons. Concede-nos, Senhor, o coração generoso, Para estender nossas mãos em ajuda aos necessitados. Que possamos ver Teu rosto nos rostos daqueles que sofrem, E que nossa compaixão seja um reflexo do Teu amor infinito. Fortalece-nos para sermos instrumentos da Tua paz, Levando conforto onde há dor e esperança onde há desespero. Ensina-nos a compartilhar o que temos com alegria, Conscientes de que tudo o que possuímos vem de Ti. Que nossas ações sejam motivadas pelo amor verdadeiro, E que possamos servir aos outros sem esperar recompensa terrena. Guia-nos, ó Senhor, no caminho da verdadeira caridade,
Para que nossas vidas sejam testemunhas do Teu amor eterno. Que cada ato de bondade que realizamos Seja um louvor à Tua glória e um testemunho do Teu reino de amor. Pai amado, eu te agradeço por tudo, em nome de Jesus, amém!

Você sabia? quem ajuda os necessitados será abençoado por Deus: “Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre” (Provérbios 22:9). Tenha o coração disposto a ajudar aquele que precisa, afinal, o próprio Jesus disse que aquele que ajuda o próximo dando o que comer, beber, vestir, estará dando a Ele, de acordo com Mateus 25:35-40. Assim, quando ajudamos aqueles que precisam, estamos emprestando a Deus, e Ele nos recompensará Reino dos Céus (Provérbios 19:17).

Esses versículos bíblicos sobre caridade nos mostram perfeitamente que Deus não só ama como também abençoa e é com aqueles que ajudam o próximo, e você também pode conferir estes 24 versículos sobre generosidade que mostram que Deus abençoa o generoso.

Publicado em 25 de abril de 2024 16:55

Versos Divino

Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.

Publicado por
Versos Divino

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais