TOP 10 versículos sobre comer carne de porco (é pecado comer carne de porco)

No Antigo Testamento, os israelitas não podiam comer carne de porco, entre outros animais considerados impuros, conforme Levítico 11:7-8 e Deuteronômio 14:8.

Já Novo Testamento, Jesus muda essa regra. Ele ensina que todos os alimentos são puros e que a verdadeira pureza vem do que está no coração, não do que comemos. Em Marcos 7:18-19, Jesus diz que nada do que entra no corpo pode tornar uma pessoa impura.

Ao lermos Atos 10:9-16, vemos que Pedro tem uma visão na qual Deus afirma que nada é impuro se Ele o purificou. Para os cristãos, isso significa que comer carne de porco não é mais pecado, pois a pureza vem da fé em Cristo, não de regras alimentares.

Para entender ainda mais, preparamos uma seleção com os mais top versículos sobre comer carne de porco revelando que o que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai dela (Mateus 15:11).

Versículos bíblicos sobre comer carne de porco para entender se é pecado

Carne de porco na Bíblia.
E o porco, embora tenha casco fendido e dividido em duas unhas, não rumina; considerem-no impuro. Vo­cês não comerão a carne desses animais nem tocarão em seus cadáveres; considerem-nos impuros.

➤ NVI Levítico 11:7-8

“Os que se consagram para entrar nos jardins indo atrás do sacerdote que está no meio, comem carne de porco, ratos e outras coisas repug­nantes, todos eles perecerão”, declara o Senhor.

➤ NVI Isaías 66:17

No dia seguinte, por volta do meio-dia, enquanto eles viajavam e se aproximavam da cidade, Pedro subiu ao terraço para orar. Tendo fome, queria comer; enquanto a refeição estava sendo preparada, caiu em êxtase. Viu o céu aberto e algo semelhante a um grande lençol que descia à terra, preso pelas quatro pontas, contendo toda espécie de quadrúpedes, bem como de répteis da terra e aves do céu. Então uma voz lhe disse: “Levante-se, Pedro; mate e coma”. Mas Pedro respondeu: “De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo!” A voz lhe falou segunda vez: “Não chame impuro ao que Deus purificou”.
➤ NVI Atos dos Apóstolos 10:9-15

Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que creem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.

➤ NVI 1 Timóteo 4:2-5

Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou.

➤ NVI Romanos 14:2-3

E continuou: “O que sai do homem é que o torna impuro. Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro”.

➤ NVI Marcos 7:20-23

“Será que vocês também não conseguem entender?”, perguntou-lhes Jesus. “Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo impuro? Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado.” Ao dizer isso, Jesus declarou puros todos os alimentos.

Marcos 7:18-19

O porco também é impuro; embora tenha casco fendido, não rumina. Vocês não poderão comer a carne desses animais nem tocar em seus cadáveres.

➤ NVI Deuteronômio 14:8

Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro, e ensinar aos israelitas to­dos os decretos que o Senhor lhes deu por me­io de Moisés”.
➤ NVI Levítico 10:10-11

“Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem impuro; mas o comer sem lavar as mãos não o torna impuro.”

➤ NVI Mateus 15:17-20

Oração para abençoar a refeição

Senhor Deus, agradecemos por esta comida e por todas as bênçãos que o Senhor nos concede. Pedimos que abençoe esta refeição, especialmente a carne de porco que estamos prestes a comer. Que ela nos nutra e fortaleça, e que possamos desfrutá-la com gratidão. Pedimos também que abençoe as mãos que prepararam esta comida e todos aqueles que a compartilharão. Que este momento de refeição nos traga alegria e comunhão, e que possamos sempre reconhecer e valorizar os dons que o Senhor nos oferece. Agradecemos por sua generosidade e amor, e pedimos que continue a nos guiar e proteger. Amém!

Muitos não sabem, mas a regra que proíbe comer carne de porco tinha um significado mais profundo: era um lembrete para não pecar. De fato, o que a Bíblia diz sobre comer carne de porco estava ligado à ideia de pureza. Naqueles tempos, o porco era visto como um animal que poderia transmitir doenças, sendo considerado impuro. Assim, a proibição ajudava a mostrar que o pecado também pode prejudicar a nossa vida espiritual. Hoje, comer carne de porco é permitido, mas é importante lembrar da lição sobre o pecado que essa proibição nos ensinava.

Que tal explorar ainda mais conferindo estes 17 versículos sobre impurezas que mostram que a palavra de Deus limpa.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.