13 versículos sobre discernimento para alcançar a sabedoria de Deus

A Bíblia fala muito sobre discernimento, inclusive, o livro de Tiago 1:5, deixa claro que toda sabedoria vem de Deus: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus”. Veja que estamos diante de um dos principais versículos sobre discernimento e, se você necessita de sabedoria, ore e peça ao Senhor, pois Ele dá discernimento a quem procura por ela. Mas, é importante ressaltar que, de nada adianta pedir a Deus discernimento se você não estudar as Escrituras Sagradas (Tiago 2:26). Afinal, a única maneira de obtermos sabedoria para discernirmos o certo do errado é perseverando na leitura bíblica. Deseja compreender as verdades espirituais? confira o que a Bíblia diz sobre discernimento e descubra como vencer as falsas doutrinas e ciladas do inimigo.

Versículos de discernimento para ter a capacidade de discernir o certo do errado

Discernimento na Bíblia.
Todas as minhas palavras são justas; nenhuma delas é distorcida ou perversa. Para os que têm discernimento, são todas claras,
e retas para os que têm conhecimento.

➤ NVI Provérbios 8:8-9

Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona.

➤ NVI Provérbios 20:5

Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

➤ NVI 1 Coríntios 12:8-10

Tratemos de discernir juntos o que é certo e de aprender o que é bom.

➤ NVI Jó 34:4

O coração do que tem discernimento adquire conhecimento;
os ouvidos dos sábios saem à sua procura.

➤ NVI Provérbios 18:15

Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.

➤ NVI Provérbios 2:1-6

Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.

➤ NVI Hebreus 5:13-14

Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum
que possa opor-se ao ­Senhor.

➤ NVI Provérbios 21:30

e disse: “Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre;
a sabedoria e o poder a ele pertencem. Ele muda as épocas e as estações;
destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir.

➤ NVI Daniel 2:20-21

Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação.

➤ NVI 1 Coríntios 11:28-29

Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina;
a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens. Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento,
e quem tem discernimento obterá orientação para compreender provérbios e parábolas, ditados e enigmas dos sábios.
➤ NVI Provérbios 1:1-6

Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois quem pode governar este teu grande povo? O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor. Por isso Deus lhe disse: Já que você pediu isso e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça, farei o que você pediu. Eu darei a você um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você.

➤ NVI 1 Reis 3:9-14

O discernimento que vem do Senhor Jesus nos ajudar a entender o que é verdadeiro ou falso, certo ou errado…e você também pode conferir 30 versículos sobre sabedoria que vão aumentar o seu conhecimento.

Avatar photo
Nascido de novo em 2013, Rennyer Jesus é conhecedor da palavra de Deus e tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento e edição de conteúdo cristão para a internet. É músico, apaixonado pela Bíblia, pela escrita e ama ver o povo de Deus crescendo espiritualmente e frutificando para a glória de Deus.