17 versículos sobre impurezas que mostram que a palavra de Deus limpa

A Bíblia nos ensina que Deus é santo e requer santidade daqueles que O seguem. No entanto, a impureza está presente em nossas vidas de várias maneiras: em nossos pensamentos, palavras e ações. Como seres humanos, estamos propensos a falhas e imperfeições, e é fácil nos afastarmos do padrão de pureza que Deus estabeleceu.

Mas, o que a Bíblia diz sobre impureza nos traz um grande conforto, ou seja, João 3.17, revela que Jesus Cristo veio ao mundo para nos reconciliar com Deus e nos oferecer perdão pelos nossos pecados. Isto é, estamos falando de esperança e uma solução para nossa impureza. Ele nos convida a nos arrependermos e nos voltarmos para Ele, confiando em Sua graça e poder transformador para nos purificar. Para entender ainda mais, confira os 17 versículos sobre impureza e se esforce para viver em santidade com Cristo.

Versículos bíblicos sobre impurezas para não se contaminar com o mundo

Impureza na Bíblia.
“Mantenham os israelitas separados das coisas que os tornam impuros, para que não morram por contaminar com sua impureza o meu tabernáculo, que está entre eles”.

➤ NVI Levítico 15:31

Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si.

➤ NVI Romanos 1:22-24

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

➤ NVI Gálatas 5:19-21

Falo isso em termos humanos, por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros do seu corpo em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.

➤ NVI Romanos 6:19

Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.

➤ NVI Efésios 5:3-5

Assim fará propiciação pelo Lugar Santíssimo por causa das impu­rezas e das rebeliões dos israelitas, quaisquer que tenham sido os seus pecados. Fará o mesmo em favor da Tenda do Encontro, que está entre eles no meio das suas impurezas.

➤ NVI Levítico 16:16

Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

1 Tessalonicenses 4:7

Com o dedo aspergirá o sangue sete vezes sobre o altar para purificá-lo e santificá-lo das impurezas dos israelitas.

➤ NVI Levítico 16:19

Voltarei minha mão contra você; tirarei toda a sua escória
e removerei todas as suas impurezas.

➤ NVI Isaías 1:25

Ponham depois a panela vazia sobre as brasas para que esquente
até que o seu bronze fique incandescente, as suas impurezas se derretam
e o seu resíduo seja queimado e desapareça.

➤ NVI Ezequiel 24:11

Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

➤ NVI Ezequiel 36:25

Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agir segundo os meus decretos e a obedecer fielmente às minhas leis.

➤ NVI Ezequiel 36:25-27

Ponham depois a panela vazia sobre as brasas para que esquente
até que o seu bronze fique incandescente, as suas impurezas se derretam
e o seu resíduo seja queimado e desapareça. Mas ela frustrou todos os esforços; nem o fogo pôde eliminar seu resíduo espesso! “Ora, a sua impureza é a lascívia. Como eu desejei purificá-la, mas você não quis ser purificada, você não voltará a estar limpa, enquanto não se abrandar a minha ira contra você.

➤ NVI Ezequiel 24:11-13

Voltarei minha mão contra você; tirarei toda a sua escória
e removerei todas as suas impurezas. Restaurarei os seus juízes como no passado; os seus conselheiros, como no princípio.
Depois disso você será chamada
cidade de retidão, cidade fiel”.

➤ NVI Isaías 1:25-26

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

➤ NVI Colossenses 3:5

Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.

➤ NVI Tiago 1:21

Oração para limpeza espiritual

Oh Deus misericordioso, em tua luz busco refúgio e orientação. Diante de Ti, reconheço minha necessidade de purificação espiritual. Peço que, com tua graça divina, purifiques meu coração e minha alma de toda impureza, limpando-me de todo pecado e afastando toda negatividade que me cerca. Que tua luz brilhe sobre mim, dissolvendo as sombras que obscurecem meu caminho. Fortalece-me, ó Senhor, para resistir às tentações do mundo e para seguir teus mandamentos com devoção e amor. Que a tua palavra seja minha bússola, guiando-me na jornada rumo à santidade e à paz interior. Que o Espírito Santo me envolva, renovando minhas forças e restaurando minha fé. Que eu possa experimentar a plenitude da tua presença e ser transformado pela tua infinita misericórdia. Em nome de Jesus, te rendemos graças, por tudo, amém!

A verdadeira pureza, conforme ensinada na Bíblia, não se limita a seguir regras externas, mas envolve uma transformação interior. É uma pureza de coração, mente e espírito, que se reflete em nossas atitudes, relacionamentos e comportamento. É um processo contínuo de buscar a santidade, permitindo que Deus trabalhe em nós e nos molde à Sua imagem.

Saiba como viver longe da impureza, conferindo estes 35 versículos sobre luxuria que todo crente deveria conhecer.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.