Categories: Passagens Bíblicas

Confira os 15 versículos sobre julgar e descubra se é pecado

Publicado por
Versos Divino

O homem que julga o seu próximo é porque não conhece a Deus. Na Bíblia, quando lemos Isaías 5:20-22, o profeta diz “ai de vós, ai de vós, ai de vós”…mas, quando os seus olhos viram o Senhor dos Exércitos, ele já não diz mais “ai de vós”. Ele diz: “AI DE MIM”! (Isaías 6:5). Apesar do profeta ter julgado o povo segundo a reta justiça de Deus, mas após conhecer o Senhor, ele muda o seu modo de pensar, reconhecendo ser um homem falho e que precisa da misericórdia de Deus em sua vida.

Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos”. Então, com base aqui em João 7:24, podemos afirmar que não é pecado julgar alguém, desde que seja com a reta justiça do Senhor, à exemplo do profeta Isaías, que julgou não para condenar o povo ao castigo, e sim para eles distinguirem entre o certo e o errado, ou seja, o propósito era promover o bem.

Por isso é importante saber o que a Bíblia diz sobre julgar as pessoas, pois, se o julgamento for para elas abandonarem o pecado e voltar para Cristo, com o propósito de serem salvas, não é errado. Mas, quando o julgamento é para condenar uma pessoa sem dó, de fato é pecado.

Na Bíblia, ao lermos cada um dos versículos sobre julgar, aprendemos que  o Senhor é o grande Juiz. Sim, só Ele tem autoridade para julgar, pois é sempre justo e fiel. Mas acredite, não é bom julgar o próximo e nem fazer críticas, porque quem julga verdadeiramente está condenando a si mesmo. Somos todos falhos e necessitamos do perdão de Deus. Comece amando, orando e ajudando mais as pessoas à sua volta com estes “versículos sobre julgar” mais relevantes da Bíblia e seja um exemplo de humildade para todos.

Versículos bíblicos sobre julgar para reconhecermos que somos todos falhos

Julgar na Bíblia.
Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está agindo como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?

➤ NVI Tiago 4:11-12

O Senhor reina para sempre; estabeleceu o seu trono para julgar. Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão.

➤ NVI Salmos 9:7-8

Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém. Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou.

➤ NVI João 8:15-16

“Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

➤ NVI Mateus 7:1-2

Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos”.

➤ NVI João 7:24

Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem.

➤ NVI João 5:26-27

Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não pôr pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.

➤ NVI Romanos 14:13

Se algum de vocês tem queixa contra outro irmão, como ousa apresentar a causa para ser julgada pelos ímpios, em vez de levá-la aos santos? Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância? Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida! Portanto, se vocês têm questões relativas às coisas desta vida, designem para juízes os que são da igreja, mesmo que sejam os menos importantes. Digo isso para envergonhá-los. Acaso não há entre vocês alguém suficientemente sábio para julgar uma causa entre irmãos?

➤ NVI 1 Coríntios 6:1-5

“Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados.

➤ NVI Lucas 6:37

Portanto, você, que julga os outros é indesculpável; pois está condenando você mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade. Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus?

➤ NVI Romanos 2:1-3

Isso tudo se verá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho.

➤ NVI Romanos 2:16

Não se envolva em falsas acu­sações nem condene à morte o inocente e o justo, porque não absolverei o culpado.

➤ NVI Êxodo 23:7

Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

➤ NVI Colossenses 2:16

A Bíblia não nos ensina a julgar, mas sim fazer o bem ao próximo e, uma das principais formas de fazer isso é orando em favor delas. Por isso, separamos este estudo contendo os 21 versículos sobre intercessão que mostram que devemos interceder pelas pessoas.

Publicado em 7 de março de 2024 15:42

Versos Divino

Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.

Publicado por
Versos Divino

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais