Categories: Passagens Bíblicas

38 versículos sobre ladrão para se arrepender e voltar para Deus

Publicado por
Versos Divino

O sétimo mandamento da lei de Deus é “Não roubarás” (Êxodo 20:1-10). Deus condena a prática do roubo. Não só isso, o que a Bíblia diz sobre ladrão é que, aqueles que realizam atividades ilegais podem enfrentar sérias consequências, como prisão, agressão ou, correndo o risco de perder a própria vida (Lucas 23:32-33). Mas, a maior de todas elas é a perda da salvação, de acordo com 1 Coríntios 6:9-10. Isto é, se não houver arrependimento (Lucas 23:39-43).

Um dos versículos sobre ladrão na Bíblia diz que o Senhor odeia o roubo: “Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade”…Isaías 61:8. De fato, a vontade do Senhor, segundo Efésios 4:28, é que todos abandonem essa prática e comece a fazer aquilo que é justo: trabalhar honestamente.

No entanto, de acordo com João 10:10, o verdadeiro ladrão é satanás: “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente”. Acredite, satanás não vem interessado em roubar os nossos bens materiais, o seu maior propósito é roubar a nossa paz, nossa alegria, o amor que sentimos com o próximo, a comunhão com Deus, o amor e a busca pela presença do Senhor…é isso que ele mais deseja tirar de nós. A seguir, você irá conferir os principais versículos bíblicos sobre ladrão que mostram que há salvação para aqueles que se arrependem e retornam para Jesus!

Versículos que falam sobre ladrão que vão trazer arrependimento e restauração

Ladrão na Bíblia.
O ladrão não é desprezado se, faminto, rouba para matar a fome.

➤ NVI Provérbios 6:30

O cúmplice do ladrão odeia a si mesmo; posto sob juramento, não ousa testemunhar.

➤ NVI Provérbios 29:24

“Assim como o ladrão fica envergonhado quando é apanhado em flagrante,
também a comunidade de Israel ficará envergonhada: seus reis e oficiais,
seus sacerdotes e profetas.

➤ NVI Jeremias 2:26

Assim declara o Senhor dos Exér­citos: ‘Eu lancei essa maldição para que ela entre na casa do ladrão e na casa do que jura falsamente pelo meu nome. Ela ficará em sua casa e destruirá tanto as vigas como os tijo­los!’ “

➤ NVI Zacarias 5:4

Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.

➤ NVI Mateus 24:43

Entendam, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não permitiria que a sua casa fosse arrombada.

➤ NVI Lucas 12:39

“Eu asseguro a vocês que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.

➤ NVI João 10:1

O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente.

➤ NVI João 10:10

Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado.

➤ NVI João 12:6

O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.

➤ NVI Efésios 4:28

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.

➤ NVI Romanos 12:19

“Se alguém entregar ao seu próximo prata ou bens para serem guardados e estes fo­rem roubados da casa deste, o ladrão, se for encontrado, terá que restituí-los em dobro.

➤ NVI Êxodo 22:7

Você vê um ladrão e já se torna seu cúmplice, e com adúlteros se mistura.

➤ NVI Salmos 50:18

Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram.

➤ NVI João 10:8

“Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade.
Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna.

➤ NVI Isaías 61:8

“Se ladrões o atacassem, saqueadores no meio da noite – como você está destruído! – não roubariam apenas quanto achassem suficiente? Se os que colhem uvas chegassem a você, não deixariam para trás pelo menos
alguns cachos?

➤ NVI Obadias 1:5

Se os que colhem uvas viessem até você, não deixariam eles apenas umas poucas uvas? Se os ladrões viessem durante a noite, não roubariam
apenas o quanto desejassem?
➤ NVI Jeremias 49:9

Você vê um ladrão e já se torna seu cúmplice, e com adúlteros se mistura.

➤ NVI Salmos 50:18

“Não furtarás.

➤ NVI Êxodo 20:15

De manhã o assassino se levanta e mata os pobres e os necessitados;
de noite age como ladrão.

➤ NVI Jó 24:14

Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de um de vocês possuir a mulher de seu pai.
➤ NVI 1 Coríntios 5:1

pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite.

➤ NVI 1 Tessalonicenses 5:2

Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.

➤ NVI 1 Tessalonicenses 5:4

Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios.

➤ NVI 1 Pedro 4:15

O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.

➤ NVI 2 Pedro 3:10

“Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas, se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você.

➤ NVI Apocalipse 3:3

Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

➤ NVI 1 Coríntios 6:9-10

Com ele crucificaram dois ladrões, um à sua direita e outro à sua esquerda,

➤ NVI Marcos 15:27

E ele os ensinava, dizendo: “Não está escrito: ” ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? Mas vocês fizeram dela um ‘covil de ladrões'”.

➤ NVI Marcos 11:17

Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam.

➤ NVI Mateus 6:20

Igualmente o insultavam os ladrões que haviam sido crucificados com ele.

➤ NVI Mateus 27:44

Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.
➤ NVI Lucas 10:30

Então Miriã, a profeti­sa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando.

➤ NVI Êxodo 15:20

Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam.

➤ NVI Mateus 6:20

Seus líderes são rebeldes, amigos de ladrões; todos eles amam o suborno e andam atrás de presentes. Eles não defendem os direitos do órfão, e não tomam conhecimento da causa da viúva.

➤ NVI Isaías 1:23

Não confiem na extorsão nem ponham a esperança em bens roubados;
se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração.

➤ NVI Salmos 62:10

Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado.

➤ NVI João 12:6

Oração para ladrão se arrepender e voltar para Cristo

Deus de paz, diante da tua presença, eu intercedo por aqueles que se desviaram, especialmente os envolvidos em roubo. Que o Teu Espírito os conduza ao arrependimento sincero e os reconcilie Contigo. Jesus, concede-lhes o entendimento da gravidade de seus atos e a graça de voltarem para Ti. Que eles reconheçam o dano causado e busquem reparação. Transforma seus corações, mostrando-lhes a beleza da vida em comunhão Contigo. Capacita-os a viver em retidão, refletindo Teu amor. Que Tua misericórdia os alcance, oferecendo-lhes nova esperança e propósito em Ti. Em nome de Jesus, teu Filho, eu te agradeço por tudo, hoje e sempre, amém!

É claro que um ladrão pode herdar a salvação mas, para isso, é necessário se arrepender e confessar os seus pecados: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9). Assim, Deus é perdoador, isto é, rico em amor, bondade e misericórdia. Sempre quando um pecador se arrepende, há festa no céu: “Eu digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:10).

Se este estudo está edificando a sua vida, te convidamos a refletir também nestes 16 versículos de reconciliação para se reconciliar com Deus.

Publicado em 20 de abril de 2024 10:47

Versos Divino

Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.

Publicado por
Versos Divino

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais