Categories: Passagens Bíblicas

35 versículos sobre luxuria que todo crente deveria conhecer

Publicado por
Versos Divino

O que a Bíblia diz sobre a luxuria vai muito além de coisas extravagantes. Na verdade, a luxúria significa um desejo descontrolado por prazeres sexuais.

Conhecida também como um pecado capital, podemos afirmar à luz das Escrituras que é a luxúria é algo que vai contra os princípios bíblicos. Ao lermos os versículos sobre luxuria, a exemplo de Gálatas 5:16, Colossenses 3:5…somos exortados a renunciarmos nossas vontades carnais. Entenda o que estas passagens nos dizem!

Esses são os principais versículos sobre luxuria que falam sobre desejos descontrolados

Luxuria na Bíblia.
Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si.

➤ NVI Romanos 1:24

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;

➤ NVI Gálatas 5:19

Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos.

➤ NVI Efésios 5:3

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

➤ NVI Colossenses 3:5

A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus.

➤ NVI 1 Tessalonicenses 4:3-5

Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte.

➤ NVI Tiago 1:14-15

Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos!

➤ NVI 2 Pedro 2:14

Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo.

➤ NVI 1 João 2:16

Não cobice em seu coração a sua beleza nem se deixe seduzir por seus olhares,

➤ NVI Provérbios 6:25

Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói.

➤ NVI Provérbios 6:32

Não deixe que o seu coração se volte para os caminhos dela,
nem se perca em tais veredas. Muitas foram as suas vítimas;
os que matou são uma grande multidão. A casa dela é um caminho que desce
para a sepultura, para as moradas da morte.
➤ NVI Provérbios 7:25-27

A conversa da mulher imoral é uma cova profunda;
nela cairá quem estiver sob a ira do Senhor.

➤ NVI Provérbios 22:14

Melhor é contentar-se com o que os olhos veem do que sonhar com o que se deseja. Isso também não faz sentido; é correr atrás do vento.

➤ NVI Eclesiastes 6:9

“Ora, este foi o pecado de sua irmã Sodoma: ela e suas filhas eram arrogantes, tinham fartura de comida e viviam despreocupadas; não ajudavam os pobres e os necessitados.

➤ NVI Ezequiel 16:49

Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,

➤ NVI 1 Timóteo 6:9

Que diremos então? A Lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da Lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a Lei não dissesse: “Não cobiçarás”.
➤ NVI Romanos 7:7

“Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.

➤ NVI Êxodo 20:17

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

➤ NVI Efésios 4:22

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

➤ NVI Gálatas 5:19-21

“Se um homem for surpreendido deitado com a mulher de outro, os dois terão que morrer, o homem e a mulher com quem se deitou. Eliminem o mal do meio de Israel.

➤ NVI Deuteronômio 22:22

“Ninguém desonre a sua filha tornando-a uma prostituta; se não, a terra se en­tregará à prostituição e se encherá de perversi­dade.

➤ NVI Levítico 19:29

Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

➤ NVI Mateus 5:28

Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

➤ NVI Mateus 5:28

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

➤ NVI Colossenses 3:5

Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte.
➤ NVI Tiago 1:14-15

Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.

➤ NVI Gálatas 5:16

Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

➤ NVI 1 João 2:16-17

Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.

➤ NVI 1 Coríntios 6:18

Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita, tomando banho,

➤ NVI 2 Samuel 11:2

“Não se deite com a mulher do seu próximo, contaminando-se com ela.

➤ NVI Levítico 18:20

Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.

➤ NVI Apocalipse 22:15

Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos – o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

➤ NVI Apocalipse 21:8

O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.

➤ NVI Hebreus 13:4

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor.

➤ NVI 2 Timóteo 2:22

Por isso os entreguei ao seu coração obstinado, para seguirem os seus próprios planos. “Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel seguisse os meus caminhos,

➤ NVI Salmos 81:12-13

De acordo com a Bíblia, Deus detesta a luxúria, pois trata-se de desejo descontrolado por prazeres sexuais. A vontade do Senhor é que fujamos deste pecado e passamos a viver uma vida reta e fiel a Ele.

Se você está enfrentando dificuldades para lutar contra esse pecado, confira este estudo contendo os 13 versículos sobre imoralidade que mostram como vencer esse pecado.

Oração para vencer a luxuria

“Altíssimo Deus, em minha fraqueza, busco Tua força. Concede-me discernimento para vencer desejos descontrolados, especialmente os da carne e sexuais. Capacita-me a resistir às tentações, a encontrar satisfação em Ti e a viver em pureza. Que Teu Espírito Santo me guie, enchendo-me de amor e paz. Renova minha mente pela Tua palavra, transformando-me segundo Tua vontade. Que minha vida seja um testemunho da Tua graça. Confio em Tua capacidade de me libertar e me conduzir à vitória. Em nome de Jesus, amém!.”

Publicado em 11 de abril de 2024 10:33

Versos Divino

Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.

Publicado por
Versos Divino

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais