15 versículos sobre luz do mundo (seja luz em meio as trevas)

Jesus é a luz do mundo? Sim, ao lermos João 8:12, Ele mesmo afirma: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.” Isso quer dizer que Jesus ilumina nossos corações, revela nossos pecados e nos guia para Deus.

Você sabia que também somos chamados a ser luz para o mundo? Pois é, em Mateus 5:14-16, Jesus diz: “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” Como filhos de Deus, temos a responsabilidade de mostrar essa luz aos outros, ajudando-os a encontrar o caminho certo.

Viver na luz de Deus é seguir Seus mandamentos. Assim, seja obediente ao Senhor e confira os 15 versículos sobre luz do mundo que vão te ajudar a viver em santidade e ser um exemplo de fé para todas as pessoas à sua volta.

Versículos bíblicos sobre luz do mundo que mostram que Jesus é a LUZ do MUNDO

Luz do mundo na Bíblia.
Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus”.

➤ NVI João 3:19-21

Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz.

➤ NVI Salmos 36:9

“Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você. Olhe! A escuridão cobre a terra, densas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o Senhor, e sobre você se vê a sua glória. As nações virão à sua luz e os reis ao fulgor do seu alvorecer.

➤ NVI Isaías 60:1-3

Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

➤ NVI 1 João 1:5-7

Pois me livraste da morte e aos meus pés de tropeçar, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos.

➤ NVI Salmos 56:13

Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.

➤ NVI João 1:4-5

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.

➤ NVI Salmos 119:105

O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.

➤ NVI Isaías 9:2

Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

➤ NVI João 12:46

Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre.

➤ NVI Apocalipse 22:5

“Escute-me, povo meu; ouça-me, nação minha: A lei sairá de mim; minha justiça se tornará uma luz para as nações.

➤ NVI Isaías 51:4

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.

➤ NVI Mateus 5:14-16

Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas.

➤ NVI 1 Tessalonicenses 5:5

Pois assim o Senhor nos ordenou: ” ‘Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra'”.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 13:47

Oração pedindo a luz de Deus

Pai Celestial, venho a Ti em busca da Tua luz divina. Senhor, derrama Tua claridade sobre minha vida e ilumina cada canto escuro do meu ser. Guia-me com Tua sabedoria infinita e afasta toda dúvida e confusão do meu coração. Que a Tua luz resplandeça sobre mim, mostrando-me o caminho da justiça e da paz. Abre meus olhos espirituais para enxergar a Tua verdade e meu coração para sentir Teu amor imenso. Fortalece minha fé, para que eu caminhe com confiança e determinação na Tua direção. Faz de mim um reflexo da Tua luz, para que eu possa irradiar esperança e bondade aos que me cercam. Em nome de Jesus, que é a luz do mundo, te agradeço por tudo, amém!

Jesus é a fonte de orientação e verdade espiritual, iluminando o caminho para aqueles que o seguem, afastando-os da escuridão do pecado e da ignorância.

Ele também encoraja seus seguidores a viverem de maneira que suas boas obras brilhem diante dos outros, guiando-os para Deus e inspirando-os a glorificá-Lo. Ou seja, é isso que compreendemos ao buscarmos saber o que a Bíblia diz sobre luz do mundo, e você ainda pode conferir estes 30 melhores versículos sobre salvação (só em Jesus há salvação).

Quando se fala dos crentes serem a luz do mundo, significa ser um exemplo ou ter um bom comportamento diante da sociedade. Assim, é fundamental refletir nestes 27 versículos sobre santificação (sejam santos porque eu sou santo).

Avatar photo
Nascido de novo em 2013, Rennyer Jesus é conhecedor da palavra de Deus e tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento e edição de conteúdo cristão para a internet. É músico, apaixonado pela Bíblia, pela escrita e ama ver o povo de Deus crescendo espiritualmente e frutificando para a glória de Deus.