Categories: Educação

Conheça os 28 versículos sobre a murmuração (o veneno da murmuração afasta Deus de nossa vida)

Publicado por
Rennyer Jesus

No nosso dia a dia, todos nós nos deparamos com a tentação de murmurar, seja fofocando sobre os outros, falando mal de alguém ou simplesmente nos queixando. No entanto, essa prática aparentemente inofensiva carrega consigo um poder destrutivo, capaz de nos afastar da vontade divina. É isso mesmo, um dos versículos sobre murmuração visto em Filipenses 2:14, ressalta dizendo: “Fazei tudo sem murmurações nem contendas”. Essas palavras nos alertam sobre o impacto negativo da murmuração em nossas vidas e na comunidade ao nosso redor.

Versículos bíblicos sobre murmuração que mostram que a murmuração desagrada a Deus

Murmuração na Bíblia.
Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas!

➤ NVI Tiago 5:9

Façam tudo sem queixas nem discussões,

➤ NVI Filipenses 2:14

Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

➤ NVI 1 Pedro 2:1

Essas pessoas vivem se queixando, descontentes com a sua sorte, e seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse.

➤ NVI Judas 1:16

Disseram-lhes os israeli­tas: “Quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta mul­tidão!”
➤ NVI Êxodo 16:3

E o povo começou a reclamar a Moisés, dizendo: “Que beberemos?”

➤ NVI Êxodo 15:24

No dia seguinte toda a comunidade de Israel começou a queixar-se contra Moisés e Arão, dizendo: “Vocês mataram o povo do Senhor”.

➤ NVI Números 16:41

Farei calar ao que difama o próximo às ocultas. Não vou tolerar o homem de olhos arrogantes e de coração orgulhoso.

➤ NVI Salmos 101:5

“Não espalhem calúnias no meio do seu povo. “Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor.

➤ NVI Levítico 19:16

Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.

➤ NVI Tiago 3:7-8

Os homens enviados por Moisés em missão de reconhecimento daquela terra voltaram e fizeram toda a comunidade queixar-se contra ele ao espalharem um relatório negativo;

➤ NVI Números 14:36

Queixaram-se em suas tendas e não obedeceram ao Senhor.

➤ NVI Salmos 106:25

Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.
➤ NVI Tiago 3:5-6

Todos eles são rebeldes obstinados e propagadores de calúnias.
Estão endurecidos como o bronze e o ferro. Todos eles são corruptos.

➤ NVI Jeremias 6:28

Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais;

➤ NVI Romanos 1:29-30

Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim.

➤ NVI Números 14:29

Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim?'”

➤ NVI Romanos 9:20

Com isso os judeus começaram a criticar Jesus, porque dissera: “Eu sou o pão que desceu do céu”. E diziam: “Este não é Jesus, o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como ele pode dizer: ‘Desci do céu’?” Respondeu Jesus: “Parem de me criticar.

➤ NVI João 6:41-43

Mas o povo estava sedento e reclamou a Moisés: “Por que você nos tirou do Egito? Foi para matar de sede a nós, aos nossos filhos e aos nossos rebanhos?”

➤ NVI Êxodo 17:3

No deserto, toda a comunidade de Israel recla­mou a Moisés e Arão.

➤ NVI Êxodo 16:2

Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação.

➤ NVI 1 Pedro 4:9

E não se queixem, como alguns deles se queixaram e foram mortos pelo anjo destruidor. Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.

➤ NVI 1 Coríntios 10:10-11

Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados?

➤ NVI Lamentações 3:39

Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.

➤ NVI Provérbios 12:18

A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto.

➤ NVI Provérbios 18:21

O homem sem caráter maquina o mal; suas palavras são um fogo devorador.

➤ NVI Provérbios 16:27

Oração para parar de murmurar e agradecer a Deus

Deus de paz, venho a Ti em busca de força e sabedoria para vencer a murmuração em minha vida. Perdoa-me pelas vezes que deixei a insatisfação dominar meu coração e minhas palavras. Ajuda-me a reconhecer Tua presença e Tua provisão em todas as situações. Dá-me um espírito de gratidão, Senhor, para que eu possa focar nas bênçãos e nas lições que cada desafio traz. Ensina-me a confiar plenamente em Teus planos e a aceitar com alegria o que permites em minha vida. Que o Teu Espírito Santo transforme meu coração, removendo toda a murmuração e substituindo-a por louvor e ação de graças. Ajuda-me a ver o mundo com os Teus olhos e a responder com amor e paciência. Que minhas palavras e atitudes sejam testemunhos da Tua bondade e fidelidade. Pai amado, em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, e só o Senhor vive e reina para sempre, amém!

Quando nos encontramos tentados a murmurar diante das dificuldades, é importante lembrar que nossas palavras têm um poder imenso. Você sabia disso? Pois é, quando procuramos saber de perto o que a Bíblia diz sobre a murmuração, aprendemos que, ao invés de nos deixarmos levar pela murmuração e pelas queixas, podemos escolher usar nossa boca para louvar a Deus, mesmo nos momentos difíceis. Isso nos lembra do Salmo 34:1, que nos incentiva: “Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca”.

Ao escolhermos louvar a Deus em todas as circunstâncias, estamos abrindo espaço para o favor divino em nossas vidas. Observe o que diz o Salmo 139:1-2, “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos”. Deus vê o nosso coração e, ao usarmos nossas palavras para louvá-Lo, estamos alinhando nossos corações com a Sua vontade, abrindo caminho para o Seu favor e bênçãos em nossas vidas.

Deus detesta a murmuração. Assim, se você deseja afastar esse mal da sua vida, confira estes 19 versículos sobre ódio que vão te ajudar a vencer a raiva, rancor e todo espírito de murmuração.

Publicado em 17 de maio de 2024 08:24

Rennyer Jesus

Nascido de novo em 2013, Rennyer Jesus é conhecedor da palavra de Deus e tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento e edição de conteúdo cristão para a internet. É músico, apaixonado pela Bíblia, pela escrita e ama ver o povo de Deus crescendo espiritualmente e frutificando para a glória de Deus.

Publicado por
Rennyer Jesus

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais