Categories: Passagens Bíblicas

33 versículos para pastores e líderes que vão fortalecer e motivar o servo de Deus

Publicado por
Versos Divino

Na Bíblia, encontramos muitas referências ao cuidado do pastor pelas ovelhas, uma comparação que representa os líderes espirituais que guiam e protegem seu povo. Jesus é frequentemente descrito como o Bom Pastor, que nos ama e cuida de nós com carinho. Essa comparação nos lembra que, assim como as ovelhas confiam em seu pastor, podemos confiar em Jesus para nos orientar e nos proteger em todas as situações da vida. Contudo, para abençoar a vida do seu líder, preparamos uma lista contendo os principais versículos sobre pastores e líderes que vão motivá-los nos serviços da obra de Deus.

Versículos bíblicos para pastores que vão abençoar o seu líder

Pastores e líderes na Bíblia.
E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,

➤ NVI Efésios 4:11-12

Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

➤ NVI Filipenses 2:4

Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.

➤ NVI Tiago 3:1

Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.

➤ NVI 2 Timóteo 2:15

Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.
➤ NVI 2 Timóteo 2:24-26

“Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto!”, diz o Senhor. Portanto, assim diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que tomam conta do meu povo: “Foram vocês que dispersaram e expulsa­ram o meu rebanho e não cuidaram dele. Mas eu vou castigar vocês pelos seus maus procedimen­tos”, declara o Senhor. “Eu mesmo reunirei os remanescentes do meu rebanho de todas as terras para onde os expulsei e os trarei de volta à sua pastagem, a fim de que cresçam e se multipli­quem. Estabelecerei sobre eles pastores que cuidarão deles. E eles não mais terão medo ou pavor, e nenhum deles faltará”, declara o ­Senhor.

➤ NVI Jeremias 23:1-4

O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.

➤ NVI Salmos 23:1

O Soberano, o Senhor, vem com poder! Com seu braço forte ele governa.
A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha. Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo;
conduz com cuidado as ovelhas que amamentam suas crias.
➤ NVI Isaías 40:10-11

” ‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor em meio às principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’ “.

➤ NVI Mateus 2:6

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

➤ NVI João 10:11

“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
➤ NVI João 10:14-16

Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: “Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal”, e “o trabalhador merece o seu salário”.

➤ NVI 1 Timóteo 5:17-18

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

➤ NVI 2 Timóteo 4:2

Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 20:28

Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos,

➤ NVI Provérbios 27:23

pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que foram confiados a vocês, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.

➤ NVI 1 Pedro 5:2-4

Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

➤ NVI Mateus 20:25-28

Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo. O maior entre vocês deverá ser servo.

➤ NVI Mateus 23:10-11

Lembrem-se dos seus líderes, que transmitiram a palavra de Deus a vocês. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.

➤ NVI Hebreus 13:7

Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.

➤ NVI 2 Timóteo 2:15

Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado”.

➤ NVI 2 Crônicas 15:7

Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo como alguém que participará da glória a ser revelada: pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que foram confiados a vocês, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.
➤ NVI 1 Pedro 5:1-4

É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira pela qual foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.
➤ NVI Tito 1:6-9

É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus? Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo. Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo.

➤ NVI 1 Timóteo 3:2-7

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.

➤ NVI Filipenses 2:3

Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.

➤ NVI Lucas 6:31

Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos
quando há muitos conselheiros.

➤ NVI Provérbios 15:22

O que a Bíblia diz sobre os pastores é que eles têm um papel importante como guias espirituais. Eles são responsáveis por nos ensinar e nos orientar no caminho de Deus. É um trabalho difícil, mas muito significativo. Reconhecer e apoiar um bom pastor é fundamental, pois eles nos ajudam a crescer na fé e nos fortalecem espiritualmente. Vamos valorizar e agradecer pelos pastores que cuidam de nós com amor e dedicação.

Gostou? que tal partilhar também com o seu querido pastor estes 28 versículos sobre motivação cheio de fé para não DESISTIR?

Oração pelo pastor da igreja

Senhor, meu Deus, neste momento elevamos nosso pastor em oração. Concede-lhe sabedoria para liderar, força para enfrentar desafios e saúde para continuar seu ministério. Que seja inspirado pelo Teu Espírito Santo a guiar-nos com graça e verdade, fortalecido pelo amor desta comunidade. Pedimos que o envolvas em Tua proteção e o sustentes em todas as circunstâncias. Que ele sinta nosso apoio e encorajamento, sabendo que está em nossas preces constantes. Que Tua paz e bênção estejam sobre ele hoje e sempre. E assim, te damos graças por tudo, em nome de Jesus, amém!

Publicado em 9 de abril de 2024 06:09

Versos Divino

Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.

Publicado por
Versos Divino

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais