Categories: Passagens Bíblicas

27 versículos sobre perseguição que mostram que não estamos ZOZINHOS

Publicado por
Versos Divino

A Bíblia diz que aqueles que seguem a Deus podem enfrentar perseguição por causa da sua fé. Em Mateus 5:11, vemos o próprio Cristo orientando os seus discípulos que eles seriam perseguido por causa dEle. E aconteceu mesmo! Dentre variados versículos bíblicos sobre perseguição, vemos exemplos de homens de Deus enfrentando oposição por sua fé, como os profetas do Antigo Testamento e os apóstolos no Novo Testamento.

Mas, a boa notícia é que a Bíblia também oferece encorajamento aos que sofrem perseguição, prometendo recompensas celestiais para aqueles que permanecem fiéis até o fim (Mateus 5:10-12). Ela nos lembra que a perseguição não é algo novo e que Deus está ao lado daqueles que são perseguidos por causa da justiça (1 Pedro 3:14).

Então, se você deseja ser encorajado e motivado a permanecer firme até o fim, confira o que a Bíblia diz sobre perseguição e deixe estas poderosas passagens de esperança mudar a sua vida.

Versículos bíblicos sobre perseguição para crer que não estamos desamparados

Perseguição na Bíblia.
Lembrem-se das palavras que eu disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.

➤ NVI João 15:20

Muitos são os meus adversários e os meus perseguidores, mas eu não me desvio dos teus estatutos.

➤ NVI Salmos 119:157

Todos os teus mandamentos merecem confiança; ajuda-me, pois sou perseguido com mentiras.

➤ NVI Salmos 119:86

De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

➤ NVI 2 Timóteo 3:12

Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

➤ NVI Mateus 5:44-45

Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento. Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.

➤ NVI Tiago 5:10-11

Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou! De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

➤ NVI 2 Timóteo 3:10-13

Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte.

➤ NVI 2 Coríntios 12:10

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito:
“Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias;
somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

➤ NVI Romanos 8:35-37

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.

➤ NVI Mateus 5:10

De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.

➤ NVI 2 Coríntios 4:8-9

Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados.

➤ NVI Hebreus 13:3

Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para prová-los, como se algo estranho estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.

➤ NVI 1 Pedro 4:12-16

Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem.

➤ NVI Romanos 12:14

“Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.

➤ NVI Mateus 24:9

Quando estávamos com vocês, já dizíamos que seríamos perseguidos, o que realmente aconteceu, como vocês sabem.

➤ NVI 1 Tessalonicenses 3:4

Vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaque. Naquele tempo, o filho nascido de modo natural perseguiu o filho nascido segundo o Espírito. O mesmo acontece agora.

➤ NVI Gálatas 4:28-29

Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a honra merecida, como aconteceu entre vocês. Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.

➤ NVI 2 Tessalonicenses 3:1-3

“Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

➤ NVI Apocalipse 2:10

Respondeu Jesus: “Digo a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.

➤ NVI Marcos 10:29-30

Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade; contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

➤ NVI 1 Timóteo 1:12-14

Senhor, meu Deus, em ti me refugio; salva-me e livra-me de todos os que me perseguem, para que, como leões, não me dilacerem nem me despedacem,
sem que ninguém me livre.

➤ NVI Salmos 7:1-2

Mas eu confio em ti, Senhor, e digo: Tu és o meu Deus. O meu futuro está nas tuas mãos; livra-me dos meus inimigos e daqueles que me perseguem. Faze o teu rosto resplandecer sobre o teu servo; salva-me por teu amor leal.

➤ NVI Salmos 31:14-16

Dá atenção ao meu clamor, pois estou muito abatido; livra-me dos que me perseguem, pois são mais fortes do que eu. Liberta-me da prisão,
e renderei graças ao teu nome. Então os justos se reunirão à minha volta
por causa da tua bondade para comigo.

➤ NVI Salmos 142:6-7

Oração contra perseguição

Amado Deus, em nome de Jesus Cristo, venho diante de Ti, buscando Tua proteção e força em tempos de perseguição. Tu és nosso refúgio e fortaleza, sempre presente nas tribulações. Peço que estendas Tua mão poderosa sobre aqueles que sofrem por Teu nome, guardando-os de todo mal. Senhor, lembra-nos das palavras de Jesus: “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:10). Que essa promessa nos fortaleça e nos dê coragem para enfrentar qualquer adversidade. Dá-nos sabedoria para responder com amor aos nossos inimigos e graça para perdoar, assim como Jesus nos ensinou. Que possamos brilhar como luz no mundo, testemunhando Tua verdade com coragem e fé inabalável. Confiamos em Teu poder e justiça, crendo que, no tempo certo, todas as coisas serão restauradas. Pai, em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, amém!

Em Jesus, podemos suportar e vencer qualquer perseguição. Não há razão para medo, já que o Senhor está conosco, e você também pode conferir Os 25 versículos sobre medo para confiar em Deus e vencer o MEDÃO pela coragem.

Há muitas perseguições espirituais que só conseguimos perceber quando somos crentes espirituais. Assim, para te ajudar a superar, separamos estes 18 versículos sobre guerra para vencer a BATALHA espiritual.

Publicado em 31 de maio de 2024 15:44

Versos Divino

Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.

Publicado por
Versos Divino

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais