Categories: Educação

Versículos que falam sobre repreensão: 19 opções para ler e meditar

Publicado por
Rennyer Jesus

Na caminhada na fé, ser corrigido é um ato de amor e cuidado, não de acusação. O verdadeiro amor não apoia incondicionalmente, mas nos alerta quando erramos. Aceitar a correção é um sinal de maturidade espiritual. Sim, ao lermos Provérbios 27:5, visto como um dos principais versículos de repreensão, diz o seguinte: “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto.” Ao exortarmos uns aos outros em amor, cuidamos da fé uns dos outros.

Assim, quando você for corrigido à luz da palavra de Deus, alegre-se, pois significa que Deus ainda fala com você. Afinal, tem muitos por aí que o Senhor já não fala mais. Ou seja, se Ele não fala, então não há necessidade dEle disciplinar ou corrigir. Contudo, aceite a disciplina e confira o que a Bíblia diz sobre correção que vão te abençoar e te ajudar a crescer espiritualmente.

Versículos bíblicos sobre repreensão que todo crente deveria conhecer

Repreensão na Bíblia.
Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros.

➤ NVI Provérbios 10:17

Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembrem-se disto: Quem converte um pecador do erro do seu caminho salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.

➤ NVI Tiago 5:19-20

O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão.

➤ NVI Provérbios 13:1

Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

➤ NVI Efésios 6:4

Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.

➤ NVI 1 João 3:18

O insensato faz pouco caso da disciplina de seu pai, mas quem acolhe a repreensão revela prudência.

➤ NVI Provérbios 15:5

Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios. Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento.

➤ NVI Provérbios 15:31-32

Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso.

➤ NVI Provérbios 13:18

Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos”.

➤ NVI João 7:24

Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto.

➤ NVI Provérbios 27:5

Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.

➤ NVI Efésios 5:11

Pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”.

➤ NVI Hebreus 12:6

Todo o que ama a disciplina ama o conhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo.

➤ NVI Provérbios 12:1

A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.

➤ NVI Provérbios 29:15

Visto que desprezaram totalmente o meu conselho e não quiseram aceitar a minha repreensão,

➤ NVI Provérbios 1:25

Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão,

➤ NVI Provérbios 3:11

Oração para se alegrar e não se entristecer com a disciplina e correção de Deus

Querido Deus, em nome de Jesus, venho diante de Ti com um coração humilde e aberto. Reconheço que a Tua disciplina é uma expressão do Teu amor por mim, conforme Hebreus 12:6 nos lembra: “Porque o Senhor disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho.” Senhor, ajuda-me a receber a Tua correção com alegria e gratidão, sabendo que é para o meu crescimento e bem-estar espiritual. Dá-me a sabedoria para entender que, como diz Provérbios 3:11-12, não devo desprezar a Tua disciplina, nem me ressentir da Tua repreensão, pois Tu corriges aqueles a quem amas. Fortalece-me, Pai, para aceitar a Tua orientação com um coração alegre e confiante, certo de que todas as Tuas ações visam me aproximar de Ti e moldar meu caráter à imagem de Cristo. Em nome de Jesus, te agradeço por tudo, amém.

Ser repreendido pode parecer difícil, mas é uma chance preciosa de nos aproximarmos mais de Deus e realinhar nossos caminhos com a Sua vontade e você ainda pode conferir estes 20 versículos sobre a Palavra de Deus (a palavra de Deus é vida)

Publicado em 15 de maio de 2024 11:08

Rennyer Jesus

Nascido de novo em 2013, Rennyer Jesus é conhecedor da palavra de Deus e tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento e edição de conteúdo cristão para a internet. É músico, apaixonado pela Bíblia, pela escrita e ama ver o povo de Deus crescendo espiritualmente e frutificando para a glória de Deus.

Publicado por
Rennyer Jesus

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais