13 versículos sobre restituição que mostram que Deus vai restaurar tudo em dobro

Restituir é uma expressão que costumamos ouvir nos cultos doutrinários mas, há muitos crentes que não sabem o seu real significado. Em breves palavras, restituir é compensar de forma justa o que foi perdido. Na Bíblia, por exemplo, vemos o caso de Jó, que passou por grandes provações; porém, depois, foi restituído em dobro tudo que tinha antes. Para entender ainda mais, preparamos uma lista contendo os principais versículos sobre restituição para você confiar no Senhor hoje mesmo.

Versículos bíblicos sobre restituição que mostram que Deus vai restituir tudo que você perdeu

Restituição na Bíblia.
As eiras ficarão cheias de trigo; os tonéis transbordarão de vinho novo e de azeite. “Vou compensá-los pelos anos de colheitas
que os gafanhotos destruíram: o gafanhoto peregrino, o gafanhoto devastador, o gafanhoto devorador e o gafanhoto cortador, o meu grande exército que enviei contra vocês.

➤ NVI Joel 2:24-25

E o Senhor disse a Moisés: “Diga aos israelitas: Quando um homem ou uma mulher prejudicar outra pessoa e, portanto, ofender o Senhor, será culpado. Confessará o pecado que cometeu, fará restituição total, acrescentará um quinto a esse valor e entregará tudo isso a quem ele prejudicou.

➤ NVI Números 5:5-7

“Se al­guém pecar, cometendo um erro contra o Senhor, enganando o seu próximo no que diz respeito a algo que lhe foi confiado ou deixado como penhor ou roubado, ou se lhe extor­quir algo, ou se achar algum bem perdido e men­tir a respeito disso, ou se jurar falsamente a respeito de qualquer coisa, cometendo peca­do; quando assim pecar, tornando-se por isso culpado, terá que devolver o que roubou ou tomou mediante extorsão, ou o que lhe foi con­fiado, ou os bens perdidos que achou, ou qual­quer coisa sobre a qual tenha jurado falsamente. Fará restituição plena, acrescentará a isso um quinto do valor e dará tudo ao proprietário no dia em que apresentar a sua oferta pela culpa.

➤ NVI Levítico 6:2-5

Sempre que alguém se apossar de boi, jumento, ovelha, roupa ou qualquer outro bem perdido, mas alguém disser: ‘Isto me pertence’, as duas partes envolvidas levarão o caso aos juízes. Aquele a quem os juízes declararem culpado restituirá o dobro ao seu próximo.

➤ NVI Êxodo 22:9

“Se alguém entregar ao seu próximo prata ou bens para serem guardados e estes fo­rem roubados da casa deste, o ladrão, se for encontrado, terá que restituí-los em dobro.
➤ NVI Êxodo 22:7

Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes. Todos os seus irmãos e irmãs e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa. Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o Senhor tinha trazido sobre ele, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro.

➤ NVI Jó 42:10-11

O ladrão não é desprezado se, faminto, rouba para matar a fome. Contudo, se for pego, deverá pagar sete vezes o que roubou,
embora isso lhe custe tudo o que tem em casa.

➤ NVI Provérbios 6:30-31

Restaurarei os seus juízes como no passado; os seus conselheiros, como no princípio. Depois disso você será chamada cidade de retidão, cidade fiel”.

➤ NVI Isaías 1:26

Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão.

➤ NVI Lucas 19:8-9

Se o que foi roubado for en­contrado vivo em seu poder, seja boi, seja ju­mento, seja ovelha, ele deverá restituí-lo em dobro. “Se alguém levar seu rebanho para pas­tar num campo ou numa vinha e soltá-lo de modo que venha a pastar no campo de outro homem, fará restituição com o melhor do seu campo ou da sua vinha.

➤ NVI Êxodo 22:4-5

Ele ora a Deus e recebe o seu favor; vê o rosto de Deus e dá gritos de alegria, e Deus lhe restitui a condição de justo.

➤ NVI Jó 33:26

Oração da restituição

“Senhor Deus, venho diante de Ti humildemente, reconhecendo minhas falhas e pecados. Sei que causei dano a outros e peço o Teu perdão. Ajuda-me a identificar onde errei e a fazer a restituição necessária. Capacita-me a agir com justiça e misericórdia, buscando a reconciliação e a cura das feridas que causei. Que a Tua graça me guie nesse processo de restituição, restaurando o que foi perdido e refletindo Teu amor e perdão. Obrigado por ouvir esta oração e por estar sempre presente em minha vida. Pai, em nome de Jesus eu te agradeço por tudo, amém!”

Ao lermos Jó 42:10-11 e Zacarias 9:12, compreendemos que o que a Bíblia diz sobre restituição nos traz um grande conforto para os nossos corações, pois, em nossas vidas, o Senhor costuma restaurar em dobro o que perdemos; no entanto, segundo a Sua vontade, claro. Ele sabe como recompensar aqueles que o amam e confiam nEle. Assim como Deus estabeleceu a lei da restituição ao povo Israel, Ele também irá restituir tudo aquilo que você perdeu em sua vida, conforme o Seu querer.

Aprenda mais sobre Deus e confira também estes 20 versículos sobre prosperidade para conhecer o segredo da prosperidade com Deus.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.