Categories: Passagens Bíblicas

Top 13 versículos sobre Santa Ceia (fazei isto em memória de mim)

Publicado por
Versos Divino

Jesus instituiu a Santa Ceia para lembrarmos do seu sacrifício na cruz. No entanto, quando nos reunimos na igreja para Cear, estamos declarando que Cristo morreu pelos nossos pecados, para que através dEle, pudéssemos herdar a vida eterna.

Durante a Ceia, são partilhados dois elementos simbólicos que Jesus escolheu: O primeiro, é o pão, que representa o corpo de Jesus que sofreu toda tortura e dor pela humanidade. Já o segundo, que Ele nos exortou, foi o vinho, que representa o seu sangue e a nova aliança de Deus conosco.

No entanto, ao compreendermos o que a Bíblia diz sobre a Santa Ceia, lembramos que foi por amor que Cristo pagou o preço pelos nossos pecados.    

Antes de conferir os versículos sobre Santa Ceia a seguir, que culto é hoje na sua igreja? No culto de Ceia, preparamos importantes passagens para você trazer uma palavra para a edificação dos irmãos neste importante dia. Confira!

Versículos bíblicos sobre Santa Ceia para lembrar do sacrifício de Jesus por nós

Santa Ceia na Bíblia.
Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

➤ NVI 1 Coríntios 10:21

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

➤ NVI Gálatas 2:20

Jesus lhes disse: “Eu digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.

➤ NVI João 6:53-57

Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança. No caso de um testamento, é necessário que se comprove a morte daquele que o fez; pois um testamento só é validado no caso de morte, uma vez que nunca vigora enquanto está vivo quem o fez.

➤ NVI Hebreus 9:15-17

Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.

➤ NVI Lucas 22:19-20

Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.

➤ NVI 1 Coríntios 11:26

Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

➤ NVI João 6:51

No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 20:7

Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!

➤ NVI 1 Coríntios 11:20-22

Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se cada um a si mesmo e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.

➤ NVI 1 Coríntios 11:27-30

Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros. Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação. Quanto ao mais, quando eu for darei instruções a vocês.

➤ NVI 1 Coríntios 11:33-34

A Santa Ceia é um momento importante para lembrarmos do amor de Deus e do preço pago por nossa salvação. Ao participarmos dessa cerimônia na igreja, renovamos nossa fé e expressamos gratidão por Sua graça redentora. Também é uma oportunidade de comunhão entre os irmãos, fortalecendo-nos na caminhada da fé.

Oração para consagração do pão e do vinho na Santa Ceia

Deus de paz, consagramos este pão como símbolo do corpo de Cristo, que foi dado por nós. Que ao partirmos o pão, lembremos do Seu sacrifício na cruz e da unidade que temos em Cristo. Consagramos também este vinho, representando o sangue de Jesus, derramado por nós para o perdão de pecados. Ao bebermos deste cálice, recordemos da redenção que encontramos somente em Cristo. Que este momento de comunhão seja uma lembrança viva do Seu sacrifício e uma expressão renovada de nossa fé e gratidão. Capacita-nos, Senhor, a vivermos como verdadeiros discípulos de Cristo, proclamando Sua morte até que Ele venha novamente. Pai, te damos graças por tudo, em nome de Jesus, amém!

Está gostando? Que legal! Saiba que você pode aprender ainda mais conferindo estes 20 versículos sobre sangue que mostram que há poder no sangue de Jesus.

Publicado em 10 de abril de 2024 07:07

Versos Divino

Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.

Publicado por
Versos Divino

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais