18 versículos sobre tribulação para ter fé e ser FORTE em meio as provações

Na vida, muitas vezes enfrentamos desafios e tribulações que testam nossa fé e resistência. É claro que ninguém gosta de passar por momentos de sofrimento e dificuldades, pois são tempos de incerteza e angústia.

No entanto, mesmo nas mais difíceis tribulações, há uma promessa de esperança: Deus está conosco. Ele é o farol de luz que guia nossos passos, mesmo quando tudo parece sombrio. É isso mesmo, ao lermos os versículos sobre tribulação aprendemos que, mesmo em meio às adversidades, é preciso confiar na sua presença constante e no seu poder transformador. Pois, através da fé e da perseverança, Deus pode mudar a situação mais difícil e nos conduzir à vitória e consolação.

Assim, ainda que as tribulações sejam inevitáveis, podemos encontrar conforto na certeza de que não durarão para sempre, e que, com Deus ao nosso lado, há sempre uma luz brilhando no fim do túnel. Se você deseja aprender ainda mais, confira os principais versículos de tribulação que mostram que Deus é contigo.

Versículos que falam sobre tribulação que ensinam como agir em meio aos sofrimentos

Tribulação na Bíblia.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

➤ NVI 2 Coríntios 1:3-4

Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.
➤ NVI 2 Coríntios 8:1-2

Por esta causa nós nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé demonstrada por vocês em todas as perseguições e tribulações que estão suportando. Elas dão prova do justo juízo de Deus e mostram o seu desejo de que vocês sejam considerados dignos do seu Reino, pelo qual vocês também estão sofrendo.

➤ NVI 2 Tessalonicenses 1:4-5

Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida. De fato, já tínhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos.

➤ NVI 2 Coríntios 1:8-9

Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados.

➤ NVI Mateus 24:21-22

Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego.

➤ NVI Romanos 2:9-10

É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação, e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.

➤ NVI 2 Tessalonicenses 1:6-7

Tu, que me fizeste passar muitas e duras tribulações, restaurarás a minha vida, e das profundezas da terra de novo me farás subir.

➤ NVI Salmos 71:20

Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações.

➤ NVI Salmos 34:6

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.
➤ NVI Romanos 5:3-5

Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da tribulação
em que se encontravam.

➤ NVI Salmos 107:19

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito:
“Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

➤ NVI Romanos 8:35-37

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

➤ NVI Romanos 12:12

Olha para a minha tribulação e o meu sofrimento, e perdoa todos os meus pecados.

➤ NVI Salmos 25:18

Tribulação e angústia me atingiram, mas os teus mandamentos são o meu prazer. Os teus testemunhos são eternamente justos, dá-me discernimento para que eu tenha vida.

➤ NVI Salmos 119:143-144

Não escondas de mim o teu rosto quando estou atribulado. Inclina para mim os teus ouvidos; quando eu clamar, responde-me depressa!

➤ NVI Salmos 102:2

Nas tribulações, encontramos oportunidades de crescimento e fortalecimento espiritual. São momentos de desafio que nos convidam a confiar mais em Deus e a buscar Nele a força necessária para superar as adversidades.

No entanto, o que a Bíblia diz sobre a tribulação é que, através da fé e da perseverança, podemos encontrar conforto na certeza de que Deus está conosco, guiando-nos e capacitando-nos para enfrentar cada obstáculo.

Assim, as tribulações não apenas testam nossa fé, mas também nos ensinam valiosas lições de confiança e dependência do amor de Deus.

Quando lemos os versículos sobre tribulação, entendemos que as adversidades não duram para sempre em nossas vidas, ou seja, à luz da Bíblia, tudo passa. Assim como vem as lutas, a vitória do Senhor também vem para nós! Por isso, é muito importante manter a sua esperança firme em Deus e, se você for fiel a Ele, creia que já recebeu essa vitória, amém? Contudo, para que a sua esperança seja renovada, preparamos este 25 versículos sobre esperança que vão aumentar a fé e confiança em Deus.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.