22 versículos para vencer o Desespero que vão te ajudar a sobreviver as tempestades

Vencer o desespero segundo a Bíblia envolve confiar em Deus em meio às dificuldades. Em Filipenses 4:6-7, somos encorajados a não nos preocuparmos, mas sim apresentar nossas preocupações a Deus em oração, com gratidão, e experimentar a paz de Deus que excede todo entendimento.

Um dos versículos sobre vencer o desespero, descrito em Salmo 34:17-18, nos traz uma confortante promessa: que o Senhor estará sempre perto dos que têm o coração quebrantado e salvará os que estão deprimidos. Jesus Cristo oferece descanso para os sobrecarregados em Mateus 11:28-30, convidando-nos a lançar nossas ansiedades sobre Ele.

Assim, o que a Bíblia diz sobre vencer o desespero, é que devemos buscar ajuda do Senhor em momentos de aflição, angustia ou de ansiedade, lembrando-nos que Deus é nosso refúgio e força (Salmo 46:1), capaz de nos fortalecer e renovar nossa esperança, independentemente das circunstâncias.

Versículos bíblicos para vencer o Desespero que vão renovar suas esperanças

Desespero na Bíblia.
E clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará.”

➤ NVI Salmos 50:15

Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

➤ NVI Salmos 34:4

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? Quando homens maus avançarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversários,
é que tropeçarão e cairão. Ainda que um exército se acampe contra mim,
meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim,
mesmo assim estarei confiante.

➤ NVI Salmos 27:1-3

Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento. Eu o instruirei e o ensinarei
no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.

➤ NVI Salmos 32:7-8

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

➤ NVI Mateus 11:28-31

Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso”.

➤ NVI Êxodo 33:14

O Deus eterno é o seu refúgio, e para segurá-lo estão os braços eternos.
Ele expulsará os inimigos da sua presença, dizendo: ‘Destrua-os!’

➤ NVI Deuteronômio 33:27

O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. Os que conhecem o teu nome confiam em ti,
pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.

➤ NVI Salmos 9:9-10

Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.

➤ NVI Salmos 16:8

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema
e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos
pela sua fúria.

➤ NVI Salmos 46:1-3

“Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra. Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação.”

➤ NVI Salmos 91:14-16

Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação!”

➤ NVI Isaías 12:2

Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável. Ele fortalece o cansado
e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam
e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
➤ NVI Isaías 40:28-31

Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

➤ NVI Isaías 41:10

Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.

➤ NVI 2 Tessalonicenses 3:3

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido por pouco tempo, os restaurará, os confirmará, os fortalecerá e os porá sobre firmes alicerces.
➤ NVI 1 Pedro 5:7-10

Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

➤ NVI Josué 1:9

Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador;
dou o Egito como resgate para livrá-lo, a Etiópia e Sebá em troca de você.
➤ NVI Isaías 43:1-3

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.
➤ NVI Mateus 6:31-34

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

➤ NVI Romanos 8:28

Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

➤ NVI Romanos 8:37-39

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

➤ NVI Filipenses 4:6-8

Oração para vencer o desespero

Senhor, em meio ao desespero, clamo por Tua paz que transcende entendimento. Enche meu coração de esperança e fortalece minha fé. Que Tua presença seja meu refúgio e consolo, dissipando todas as angústias. Capacita-me a confiar em Teu plano soberano, mesmo quando não compreendo. Dá-me coragem para enfrentar as adversidades e perseverança para seguir em frente. Que Tua luz ilumine meu caminho, mostrando-me a saída deste vale escuro. Confio em Tua promessa de que estarás comigo em todos os momentos. Em Ti encontro força para vencer. Em Ti encontro paz para minha alma atribulada. Em Ti encontro a vitória sobre o desespero. Pai, em nome de Jesus, teu filho amado, eu te agradeço por tudo, amém!

Diante do desespero, não desvie o seu olhar para a direita nem para a esquerda, mantenha o olhar fixo em nosso alvo: “Jesus Cristo” (Provérbios 4:25-27, Hebreus 12:2-3, Filipenses 3:14-15). Afinal, se você desviar o olhar de Cristo em meio as aflições, como fez o apóstolo Pedro, segundo Mateus 14:22-36, de fato sentirá medo, ansiedade e, pensará que é o fim de tudo.

Mas lembre-se, Deus está sempre por perto daqueles que depositam nEle a sua confiança e que vive em obediência. Assim, diante das lutas, ore ao Senhor, pois Ele é fiel e poderoso para nos levantar de qualquer situação difícil.

Encontre força e coragem em Deus para vencer o desespero através destes 16 versículos sobre causas impossíveis que vão fortaleça sua fé nas adversidades.

Avatar photo
Nascido de novo em 2013, Rennyer Jesus é conhecedor da palavra de Deus e tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento e edição de conteúdo cristão para a internet. É músico, apaixonado pela Bíblia, pela escrita e ama ver o povo de Deus crescendo espiritualmente e frutificando para a glória de Deus.