17 versículos sobre a mulher sábia que ensinam a viver com PRUDÊNCIA e discernimento

Publicado por
Versos Divino

A mulher sábia é um exemplo de virtude e força interior. Com discernimento, ela edifica o lar, conduzindo sua família com amor e prudência.

Ao lermos Provérbios 14:1, revela que, “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derruba.” Esse texto destaca a importância da sabedoria feminina na construção de um ambiente saudável e próspero.

Ainda, outros versículos sobre a mulher sábia reforçam a ideia de que sua sabedoria não é apenas intelectual, mas também espiritual, moldando sua vida e de outras pessoas ao seu redor.

Versículos bíblicos sobre a mulher sábia que inspiram a buscar uma vida de virtudes e integridade

A mulher Sábia na Bíblia.
Olhem para o Senhor e para a sua força; busquem sempre a sua face.

➤ NVI 1 Crônicas 16:11

O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.

➤ NVI Provérbios 15:33

A mulher exemplar é a coroa do seu marido, mas a de comportamento vergonhoso é como câncer em seus ossos.

➤ NVI Provérbios 12:4

“O Reino dos céus será, pois, semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo. As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias. O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. “À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!’ “Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias. As insensatas disseram às prudentes: ‘Deem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’. “Elas responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês’. “E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada. “Mais tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!’ “Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço!’ “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!
➤ NVI Mateus 25:1-13

Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor.

➤ NVI Provérbios 19:14

Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.

➤ NVI Tito 2:3-5

As mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo.

➤ NVI 1 Timóteo 3:11

A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.

➤ NVI Provérbios 14:1

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.

➤ NVI Provérbios 9:10

Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor.

➤ NVI Provérbios 31:25-26

A mulher bondosa conquista o respeito, mas os homens cruéis só conquistam riquezas.

➤ NVI Provérbios 11:16

Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.

➤ NVI Provérbios 31:10

Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”.

➤ NVI Provérbios 31:28-29

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

➤ NVI Tiago 1:5

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.

➤ NVI Provérbios 31:30

Oração da mulher sábia

Querido Deus, concede-me a sabedoria que vem de Ti. Que eu possa falar com amor e agir com discernimento em todas as áreas da minha vida. Ensina-me a ser paciente, mesmo nas situações difíceis, e a buscar a Tua orientação em cada decisão. Ajuda-me a ser uma esposa, mãe e amiga que edifica com suas palavras e ações. Que a minha presença traga paz e encorajamento a todos ao meu redor. Que eu saiba ouvir antes de falar, e que minhas palavras sejam sempre temperadas com graça. Fortalece-me para resistir às tentações do orgulho e da impaciência, e guia-me em caminhos de justiça e bondade. Que a Tua sabedoria seja a luz que ilumina o meu caminho, e que eu possa refletir o Teu amor em tudo que faço. Pai, em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, amém!

Assim, o que a Bíblia diz sobre a mulher sábia é que ela é um pilar de força e honra, temendo ao Senhor e agindo com discernimento. Seu exemplo inspira todos a buscar uma vida pautada na sabedoria divina e no cuidado com o próximo.

A mulher sábia é abençoada pelo Senhor, porque busca a sua presença. E, se você você deseja crescer em sabedoria e tornar uma grande mulher virtuosa, o que acha de conferir estes 18 versículos sobre a mulher virtuosa que a serva de Deus precisa conhecer.

Publicado em 16 de agosto de 2024 10:40

Versos Divino

Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.

Publicado por
Versos Divino

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais