Categories: Passagens Bíblicas

14 versículos sobre Dança que todo crente deveria conhecer

Publicado por
Versos Divino

Um dos versículos sobre dança, descrito em 2 Samuel 6:14-20, diz que Davi dançou diante da presença de Deus. Ainda, em Êxodo 15:20-21, diz que Miriã, a profeti­sa, irmã de Arão, também dançou perante a presença de Deus. Ao conferirmos o Salmos 150:4-6, diz o seguinte: “louvem-no com tamborins e danças”…Salmos 149:2-3: “Alegre-se Israel no seu Criador, Exulte o povo de Sião no seu Rei! Louvem eles o seu nome com danças”...assim, o que a Bíblia diz sobre dança é que, DANÇAR, na verdade, trata-se de uma forma de louvar a Deus com todas as nossas forças. Vemos o exemplo de Davi, Miriã, e os demais, que louvaram e glorificaram o nome do Senhor com suas danças. No entanto, se você deseja que o Senhor Deus transforme sua tristeza em danças de alegria, confira a seguir os principais versículos que falam sobre dança e seja cheio do Espírito Santo.

Versículos bíblicos sobre dança no Antigo Testamento para refletir

Dança na Bíblia.
Então Miriã, a profeti­sa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. E Miriã lhes respondia, cantando: “Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente.
Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro”.

➤ NVI Êxodo 15:20-21

Quando a filha de Herodias entrou e dançou, agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse à jovem: “Peça-me qualquer coisa que você quiser, e eu darei”. E prometeu-lhe sob juramento: “Seja o que for que me pedir, eu darei, até a metade do meu reino”. Ela saiu e disse à sua mãe: “Que pedirei?”
“A cabeça de João Batista”, respondeu ela.

➤ NVI Marcos 6:22-24

Quando Moisés aproximou-se do acam­pamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.

➤ NVI Êxodo 32:19

Da­vi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, en­quanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas.

➤ NVI 2 Samuel 6:14-15

Voltando Davi para casa para aben­çoar sua família, Mical, filha de Saul, saiu ao seu encontro e lhe disse: “Como o rei de Israel se destacou hoje, tirando o manto na frente das escravas de seus servos, como um homem vul­gar!” Mas Davi disse a Mical: “Foi perante o Senhor que eu dancei, perante aquele que me escolheu em lugar de seu pai ou de qualquer outro da família dele, quan­do me designou soberano sobre o povo do Senhor, sobre Israel; perante o Senhor celebrarei e me rebaixarei ainda mais, e me humilharei aos meus próprios olhos. Mas serei honrado por essas escravas que você mencionou”. E até o dia de sua morte, Mical, filha de Saul, jamais teve filhos.
➤ NVI 2 Samuel 6:20-23

Dos nossos corações fugiu a alegria; nossas danças se transformaram
em lamentos. A coroa caiu da nossa cabeça. Ai de nós, porque temos pecado!

➤ NVI Lamentações 5:15-16

Então as moças dançarão de alegria, como também os jovens e os velhos.
Transformarei o lamento deles em júbilo; eu lhes darei consolo e alegria
em vez de tristeza.
➤ NVI Jeremias 31:13

Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale.
Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre.

➤ NVI Salmos 30:11-12

Alegre-se Israel no seu Criador, exulte o povo de Sião no seu Rei! Louvem eles o seu nome com danças; ofereçam-lhe música
com tamborim e harpa.

➤ NVI Salmos 149:2-3

louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas
e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes. Tudo o que tem vida louve o Senhor!
Aleluia!

➤ NVI Salmos 150:4-6

Quando os soldados voltavam para casa, depois que Davi matou o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas. As mulheres dançavam e cantavam: “Saul matou milhares; Davi, dezenas de milhares”.

➤ NVI 1 Samuel 18:6-7

tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,

➤ NVI Eclesiastes 3:4

Oração para ministério de dança

Pai Celestial, neste momento, levantamos nossos corações diante de Ti, reconhecendo a beleza da dança como uma expressão de adoração e louvor a Ti. Abençoa, ó Senhor, o nosso ministério de dança, que busca glorificar o Teu nome e proclamar a Tua verdade através dos movimentos do corpo. Que cada passo seja uma oferta de amor e reverência a Ti. Dá-nos sabedoria para escolher as músicas e coreografias que exaltem a Tua santidade e comuniquem a mensagem do Evangelho de forma clara e poderosa. Que cada ensaio e apresentação seja um testemunho do Teu amor transformador e da Tua graça redentora. Capacita-nos, Senhor, a tocar os corações daqueles que assistem, levando-os a um encontro pessoal contigo. Que em tudo que fizermos, possamos honrar e glorificar o Teu nome. Em nome de Jesus, nosso Salvador, te rendemos graças por tudo, amém!

Hoje em dia, muitas igrejas cristãs tem o grupo de coreografia ou, ministério de dança, em que as jovens, irmãs, dançam para o Senhor, para o seu nome ser exaltado. É claro que tem ministério que é contra o grupo de coreografia evangélica, porque diz que “a dança roupa o tempo de Deus”. Mas a verdade que a própria Bíblia destaca que os israelitas dançavam na presença de Deus para mostrar sua alegria (Salmos 149:2-3).

Se você deseja glorificar a Deus, confira estes lindos versículos sobre louvor para sentir o PODER de Deus em sua vida.

Publicado em 29 de abril de 2024 19:01

Versos Divino

Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.

Publicado por
Versos Divino

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais