Conforto

20 versículos sobre falecimento que mostram a esperança da vida eterna em CRISTO

Publicado por
Rennyer Jesus

Quando enfrentamos a perda de um ente querido, a Bíblia nos oferece conforto e esperança. Ela fala sobre o falecimento de maneira que nos dá segurança quanto à vida eterna em Cristo.

Em 1 Tessalonicenses 4:14, revela que “Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus trará, mediante Jesus, aqueles que dormem nele.” Este versículo sobre falecimento nos garante que a morte não é o fim, mas um passo para a eternidade com Deus.

O Senhor promete consolo e força para os enlutados, como evidenciado em Salmo 34:18, que afirma: “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado.” Entender o que a Bíblia diz sobre falecimento nos dá paz e confiança na vida após a morte, assegurando que, apesar das perdas terrenas, há uma promessa de renovação e vida eterna em Cristo.

Versículos bíblicos de falecimento que garantem conforto e ressurreição com Jesus

Falecimento na Bíblia.
Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará.

➤ NVI 1 Coríntios 6:14

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito a vocês. Vou preparar lugar para vocês. E, quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde vou”.

➤ NVI João 14:1-4

Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.

➤ NVI João 14:27

“Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

➤ NVI João 17:24

Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?”

➤ NVI João 11:25-26

Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?

➤ NVI Salmos 56:8

Seja o teu amor o meu consolo, conforme a tua promessa ao teu servo.

➤ NVI Salmos 119:76

Mostra-me, Senhor, o fim da minha vida e o número dos meus dias,
para que eu saiba quão frágil sou. Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti.
De fato, o homem não passa de um sopro. Sim, cada um vai e volta como a sombra. Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela.

➤ NVI Salmos 39:4-6

To­dos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão.

➤ NVI Eclesiastes 3:20

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

➤ NVI 2 Coríntios 1:3-4

Sim, lembre-se dele, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte,
a roda se quebre junto ao poço, o pó volte à terra, de onde veio,
e o espírito volte a Deus, que o deu.

➤ NVI Eclesiastes 12:6-7

Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.

➤ NVI Apocalipse 21:3-4

Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu,
mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;

➤ NVI 1 Coríntios 2:9

Eu sei que o meu Redentor vive e que no fim se levantará
sobre a terra. E, depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne,
verei a Deus.

➤ NVI Jó 19:25-26

Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração. Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus. Fazes os homens voltarem ao pó, dizendo: “Retornem ao pó, seres humanos!” De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite. Como uma correnteza, tu arrastas os homens; são breves como o sono; são como a relva que brota ao amanhecer; germina e brota pela manhã, mas, à tarde, murcha e seca.

➤ NVI Salmos 90:1-6

Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento,
pois a vida passa depressa, e nós voamos!

➤ NVI Salmos 90:10

Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus, não construída por mãos humanas.

➤ NVI 2 Coríntios 5:1

Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.

➤ NVI 2 Coríntios 5:8

Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém tirará essa alegria de vocês.

➤ NVI João 16:22

Oração de conforto para quem perdeu um ente querido

Senhor Deus, em meio à dor da perda, buscamos Teu consolo. Tu és o Deus de toda compaixão, e em Ti encontramos paz. Conforta os corações entristecidos, trazendo esperança em meio às lágrimas. Dá força àqueles que se sentem fracos e sustenta-os com Tua presença amorosa. Que possam sentir o Teu abraço, mesmo nos momentos mais difíceis. Ensina-nos a confiar que, mesmo na morte, há vida em Ti. Que a lembrança dos momentos vividos com o ente querido traga gratidão e serenidade. Abençoa a todos com Tua paz, que excede todo entendimento, e renova as forças dia após dia. Que a esperança da vida eterna em Cristo seja o alicerce para enfrentar essa jornada de luto. Em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, amém

A morte é uma realidade inevitável para todos nós, mas, conforme nos ensina a Bíblia, ela não é o fim de tudo. Embora o luto pelo falecimento de um ente querido seja profundamente doloroso, podemos encontrar consolo em versículos de falecimento que nos ajudam a entender melhor essa passagem.

É essencial refletir sobre o que realmente importa. Enquanto temos vida, é fundamental aproveitar cada oportunidade para buscar a presença de Deus e compartilhar as boas novas do evangelho. Como expressa Eclesiastes 9:10: “Tudo o que as suas mãos encontrarem para fazer, faça-o com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há trabalho, nem planejamento…”

Esse versículo nos lembra da urgência de viver plenamente para Deus e cumprir nossos propósitos enquanto temos a chance. Que possamos valorizar cada dia, dedicando-nos com fervor à obra divina e à missão de proclamar Sua palavra.

Diante da dor, perda…a Bíblia nos oferece a força que tanto necessitamos, à exemplo destes 14 versículos de consolo para a alma que vão acalmar o coração.

Publicado em 6 de setembro de 2024 11:12

Rennyer Jesus

Nascido de novo em 2013, Rennyer Jesus é conhecedor da palavra de Deus e tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento e edição de conteúdo cristão para a internet. É músico, apaixonado pela Bíblia, pela escrita e ama ver o povo de Deus crescendo espiritualmente e frutificando para a glória de Deus.

Publicado por
Rennyer Jesus

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais