Categories: Política

Quais são os versículos da Bíblia que falam sobre política? 25 opções para refletir

Publicado por
Rennyer Jesus

O que a Bíblia diz sobre política, de acordo com Provérbios 29:4, nos faz compreender que, quando os governantes são justos, a nação é abençoada, mas quando são corruptos, ela é amaldiçoada. Ainda, um dos versículos bíblicos sobre política descrito em Romanos 13:1-2, também alerta sobre a importância de obedecer às autoridades estabelecidas, pois elas foram instituídas por Deus.

Contudo, em Atos 5:29, aprendemos que, se houver conflito entre a vontade de Deus e dos homens, devemos obedecer a Deus. Assim, para que a nossa nação venha ser abençoada, precisamos estar orando não só pelo nosso país, mas também pelos governantes para que Deus venha derramar sobre eles capacidade para governar o pais com sabedoria e discernimento.

Versículos sobre política que todo crente deveria conhecer

Política na Bíblia.
Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra.

➤ NVI Mateus 28:18

A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

➤ NVI Filipenses 3:20

Por meu intermédio os reis governam, e as autoridades exercem a justiça; também por meu intermédio governam os nobres, todos os juízes da terra.

➤ NVI Provérbios 8:15-16

“Não blasfemem contra Deus nem amaldiçoem uma autoridade do seu povo.

➤ NVI Êxodo 22:28

Como um leão que ruge ou um urso feroz é o ímpio que governa um povo necessitado.

➤ NVI Provérbios 28:15

Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.

➤ NVI 1 Pedro 2:17

Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser por aqueles que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas, se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.
➤ NVI Romanos 13:1-7

Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!

➤ NVI Atos dos Apóstolos 5:29

Poderá um trono corrupto estar em aliança contigo?, um trono que faz injustiças em nome da lei? Eles planejam contra a vida dos justos
e condenam os inocentes à morte. Mas o Senhor é a minha torre segura;
o meu Deus é a rocha em que encontro refúgio. Deus fará cair sobre eles os seus crimes, e os destruirá por causa dos seus pecados;
o Senhor, o nosso Deus, os destruirá!
➤ NVI Salmos 94:20-23

“Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”.

➤ NVI Provérbios 31:8-9

Escolham homens sábios, criteriosos e experientes de cada uma de suas tribos, e eu os colocarei como chefes de vocês.

➤ NVI Deuteronômio 1:13

O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína.

➤ NVI Provérbios 29:4

É Deus quem julga: Humilha a um, a outro exalta.

➤ NVI Salmos 75:7

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.

➤ NVI 1 Timóteo 2:1-2

Dize-nos, pois: Qual é a tua opinião? É certo pagar imposto a César ou não?” Mas Jesus, percebendo a má intenção deles, perguntou: “Hipócritas! Por que vocês estão me pondo à prova? Mostrem-me a moeda usada para pagar o imposto”. Eles lhe mostraram um denário, e ele lhes perguntou: “De quem é esta imagem e esta inscrição?” “De César”, responderam eles.
E ele lhes disse: “Então, deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.

➤ NVI Mateus 22:17-21

Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!

➤ NVI Salmos 33:12

O governante sem discernimento aumenta as opressões, mas os que odeiam o ganho desonesto prolongarão o seu governo.

➤ NVI Provérbios 28:16

Quando os justos florescem, o povo se alegra; quando os ímpios governam,
o povo geme.

➤ NVI Provérbios 29:2

Os pecados de uma nação fazem mudar sempre os seus governantes, mas a ordem se mantém com um líder sábio e sensato.

➤ NVI Provérbios 28:2

Os lábios do rei falam com grande autoridade; sua boca não deve trair a justiça.

➤ NVI Provérbios 16:10

A justiça engrandece a nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo.

➤ NVI Provérbios 14:34

Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens.

➤ NVI Tito 3:1-2

O Deus de Israel falou, a Rocha de Israel me disse: ‘Quem governa o povo com justiça, quem o governa com o temor de Deus, é como a luz da manhã ao nascer do sol, numa manhã sem nuvens. É como a claridade depois da chuva,
que faz crescer as plantas da terra’.

➤ NVI 2 Samuel 23:3-4

Oração pelos governantes


Senhor Deus, em tua infinita sabedoria, reconhecemos que és soberano sobre todas as nações e governantes. Pedimos que derrames tua graça sobre aqueles que governam, concedendo discernimento para decisões justas. Que sejam guiados pelo teu Espírito, buscando o bem-estar e a justiça para todos os cidadãos, inspirados pela tua Palavra a agir com integridade, humildade e compaixão. Fortalece seus corações contra corrupção, orgulho e injustiça, sendo instrumentos de paz e amor. Concede-lhes sabedoria para lidar com desafios e crises, buscando soluções que beneficiem a todos. Levanta conselheiros íntegros ao redor deles, para aconselhamento segundo tua vontade. Que governem com temor a ti e respeito à dignidade de cada pessoa. Que tua luz os guie, para glória do teu nome. Assim, te rendemos graças por tudo, amém.

É importante lembrar que, diante dos desafios políticos, devemos nos apoiar na sabedoria divina, isto é, buscando a justiça e a bênção de Deus para nossa nação, sempre priorizando nossa lealdade ao Senhor.

Se você estiver gostando deste estudo, te convidamos a conferir também estes 14 versículos sobre autoridade que mostram que temos autoridade no nome de Jesus.

Veja também: 33 versículos sobre mentira e suas consequências segundo a Bíblia.

Publicado em 14 de maio de 2024 10:02

Rennyer Jesus

Nascido de novo em 2013, Rennyer Jesus é conhecedor da palavra de Deus e tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento e edição de conteúdo cristão para a internet. É músico, apaixonado pela Bíblia, pela escrita e ama ver o povo de Deus crescendo espiritualmente e frutificando para a glória de Deus.

Publicado por
Rennyer Jesus

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais