Obras

26 versículos sobre semear e colher que revelam a palavra de Deus crescendo em nós

Publicado por
Versos Divino

“Um semeia e outro colhe”. Plantando a palavra de Deus no coração das pessoas, estamos espalhando o amor de Cristo e ajudando outros a conhecerem a verdade.

Cada palavra de esperança e fé que compartilhamos pode crescer e transformar vidas, trazendo uma colheita de almas para o Reino de Deus. Como está escrito em Gálatas 6:7, “aquilo que o homem semear, isso também colherá”. Quando semeamos com dedicação, colhemos bênçãos eternas.

De fato, o que a Bíblia diz sobre semear e colher nos mostra a importância de nossas ações diárias. Além disso, vários versículos sobre semear e colher nos lembram que, ao espalhar o evangelho, estamos participando do plano de Deus para a salvação de muitos.

Versículos bíblicos sobre semear e colher que mostram a fé crescente em nós

Semear e colher na Bíblia.
Assim é verdadeiro o ditado: ‘Um semeia, e outro colhe’. Eu os enviei para colherem o que vocês não cultivaram. Outros realizaram o trabalho árduo, e vocês vieram a usufruir do trabalho deles”.

➤ NVI João 4:37-38

Quem semeia para a sua carne da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna.

➤ NVI Gálatas 6:8

Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.

➤ NVI 1 João 3:9

Pelo que tenho observado, quem cultiva o mal e semeia maldade, isso também colherá.

➤ NVI Jó 4:8

Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho.

➤ NVI 1 Coríntios 3:6-8

Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas, quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu no meio dos espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um. Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”

➤ NVI Mateus 13:3-9

Ele prosseguiu dizendo: “O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. Noite e dia, estando ele dormindo ou acordado, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. Logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou a colheita”.

➤ NVI Marcos 4:26-29

Novamente ele disse: “Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo? É como um grão de mostarda, que é a menor semente que se planta na terra. No entanto, uma vez plantado, cresce e se torna uma das maiores plantas, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

➤ NVI Marcos 4:30-32

Ele respondeu: “Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada será impossível para vocês.

➤ NVI Mateus 17:20

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.

➤ NVI Salmos 126:5-6

“Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus. As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o Diabo e tira a palavra do seu coração, para que não creiam e não sejam salvos. As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação. As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem. Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança.

➤ NVI Lucas 8:11-15

Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês.

➤ NVI Oséias 10:12

“Eles semeiam vento e colhem tempestade. Talo sem espiga;
que não produz farinha. Ainda que produzisse trigo, estrangeiros o devorariam.

➤ NVI Oséias 8:7

Mas alguém pode perguntar: “Como ressuscitam os mortos? Com que espécie de corpo virão?” Insensato! O que você semeia não nasce a não ser que morra. Quando você semeia, não semeia o corpo que virá a ser, mas apenas uma simples semente, como de trigo ou de alguma outra coisa.

➤ NVI 1 Coríntios 15:35-37

Quem semeia a injustiça colhe a maldade; o castigo da sua arrogância será completo.

➤ NVI Provérbios 22:8

Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder; é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual.
Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

➤ NVI 1 Coríntios 15:42-44

O ímpio recebe salários enganosos, mas quem semeia a retidão colhe segura recompensa.

➤ NVI Provérbios 11:18

O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.

➤ NVI Tiago 3:18

Então disse Deus: “Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acor­do com as suas espé­cies”. E assim foi.

➤ NVI Gênesis 1:11

Disse Deus: “Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com se­mentes. Elas servirão de alimento para vocês.

➤ NVI Gênesis 1:29

Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.

➤ NVI Eclesiastes 11:6

Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente.

➤ NVI 2 Coríntios 9:6

Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.

➤ NVI 2 Coríntios 9:10

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá.

➤ NVI Gálatas 6:7

porque vocês sabem que o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre.

➤ NVI Efésios 6:8

Digo verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas, se morrer, dará muito fruto.

➤ NVI João 12:24

Porque, assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Soberano, o Senhor, fará nascer a justiça e o louvor diante de todas as nações.

➤ NVI Isaías 61:11

Oração da semeadura e colheita

Senhor Deus, Te agradecemos pela oportunidade de semear a Tua Palavra no coração das pessoas. Pedimos que Tu abençoes cada semente lançada, que ela encontre solo fértil e produza frutos para Tua glória. Que possamos ser fiéis em compartilhar o evangelho, confiando que Tu enviarás outros para colher o que foi semeado. Que as almas ganhas para Jesus cresçam em fé e amor, contribuindo para o avanço do Teu Reino. Fortalece-nos para sermos instrumentos em Tuas mãos, e que o nome de Jesus seja exaltado em cada vida transformada. Que toda colheita resulte em glória e honra ao Teu nome. Em nome de Jesus, eu te agradeço por tudo, amém!

O Senhor nos chama para sermos semeadores fiéis, confiando que Ele dará o crescimento necessário para uma colheita abundante, e você ainda pode conferir estes 17 versículos sobre missão (qual o melhor versículo para missões?).

As passagens que você acabou de conferir são apropriadas para estudos voltados para evangelismo e perfeitas para serem pregadas em cultos de missões, seja na oportunidade para dar uma saudação ou na mensagem principal da noite.

O texto de João 4:37-38, visto como um dos principais versículos sobre semear e colher, trata-se de uma motivação para os irmãos que fazem parte do trabalho de evangelismo.

Isto é, muitos missionários saem plantando a palavra de Deus nos corações das pessoas, e depois o Senhor enviará outros para colherem o que foi plantado, ou seja, ganhar almas para Jesus. Observando 1 Coríntios 3:6-8, que diz: ‘Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento’, entendemos que o grupo de evangelismo semeia a palavra, e quando uma alma é ganha para Cristo, o pastor da igreja cuida dela como se fosse dele, regando-a. Mas somente Deus é quem dá o crescimento.

Publicado em 22 de agosto de 2024 14:55

Versos Divino

Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.

Publicado por
Versos Divino

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais