Categories: Adoração

20 versículos sobre exaltação que revelam a GRANDEZA de Deus

Publicado por
Ingrid Souza

Na Bíblia, exaltar a Deus significa honrá-Lo acima de tudo. Um dos versículos sobre exaltação, descrito em Salmos 34:3, nos mostra o rei Davi convidando os crentes a louvar e glorificar o nome do Senhor.

Em João 4:24, Jesus ensina que devemos adorar a Deus em espírito e em verdade, destacando a sinceridade e profundidade da adoração. Ainda, o apóstolo Paulo, em Filipenses 2:9-11, descreve como Jesus foi exaltado por Deus após Sua obediência até a morte, recebendo um nome acima de todos os nomes.

Exaltar a Deus envolve humildade, adoração fervorosa e reconhecimento de Sua grandeza. Esse ato não apenas glorifica a Deus, mas também fortalece nossa fé e nos aproxima de Sua presença amorosa e soberana, demonstrando nossa dependência e reverência a Ele. Agora, veja o que a Bíblia diz sobre exaltação e glorifique o nome do Senhor!

Versículos bíblicos sobre exaltação para glorificar e elevar o nome do Senhor

Exaltação na Bíblia.
Atribuam ao Senhor, ó seres celestiais, atribuam ao Senhor glória e força. Atribuam ao Senhor a glória que o seu nome merece; adorem o Senhor no esplendor do seu santuário.

➤ NVI Salmos 29:1-2

“Aos arrogantes digo: Parem de vangloriar-se! E aos ímpios: Não se rebelem! Não se rebelem contra os céus; não falem com insolência”. Não é do oriente nem do ocidente nem do deserto que vem a exaltação. É Deus quem julga: Humilha a um, a outro exalta.

➤ NVI Salmos 75:4-7

Levanta do pó o necessitado e do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentar-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. “Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo.

➤ NVI 1 Samuel 2:8

Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado”.

➤ NVI Lucas 14:11

Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: “Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre!”

➤ NVI Apocalipse 5:13

O Senhor está exaltado acima de todas as nações; e acima dos céus está a sua glória.

➤ NVI Salmos 113:4

Todos os deuses das nações não passam de ídolos, mas o Senhor fez os céus. Majestade e esplendor estão diante dele; poder e dignidade, no seu santuário. Deem ao Senhor, ó famílias das nações, deem ao Senhor glória e força. Deem ao Senhor a glória devida ao seu nome
e entrem nos seus átrios trazendo ofertas.

➤ NVI Salmos 96:5-8

“Não façam ídolos, nem imagens, nem colunas sagradas para vocês, e não colo­quem nenhuma pedra esculpida em sua terra para curvar-se diante dela. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.

➤ NVI Levítico 26:1

Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.

➤ NVI Salmos 90:2

Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz.

➤ NVI Salmos 36:9

A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é majestosa. A voz do Senhor quebra os cedros; o Senhor despedaça os cedros do Líbano. Ele faz o Líbano saltar como bezerro, o Siriom como novilho selvagem. A voz do Senhor corta os céus com raios flamejantes. A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades.

➤ NVI Salmos 29:4-8

Os olhos do arrogante serão humilhados e o orgulho dos homens será abatido; somente o Senhor será exaltado naquele dia.

➤ NVI Isaías 2:11

Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.

➤ NVI Provérbios 18:12

Vocês sofrerão o castigo de sua cobiça e as consequências de seus pecados de idolatria. E vocês saberão que eu sou o Soberano, o Senhor”.

➤ NVI Ezequiel 23:49

Anunciem a sua glória entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos! Pois o Senhor é grande e muitíssimo digno de louvor,
ele deve ser mais temido que todos os deuses. Pois todos os deuses das nações não passam de ídolos, mas o Senhor fez os céus. O esplendor e a majestade estão diante dele; força e alegria, na sua habitação. Deem ao Senhor, ó famílias das nações, deem ao Senhor glória e força! Deem ao Senhor a glória devida ao seu nome. Tragam ofertas e venham à sua presença. Adorem o Senhor no esplendor da sua santidade,
➤ NVI 1 Crônicas 16:24-29

“Deem graças ao Senhor, clamem pelo seu nome, divulguem entre as nações
o que ele tem feito. Cantem para ele, louvem-no; contem todos os seus atos maravilhosos.

➤ NVI 1 Crônicas 16:8-9

O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição.

➤ NVI Tiago 1:9

En­tão Ezequias humilhou-se, reconhecendo o seu orgulho, como também ­o povo de Jerusalém; por isso a ira do Senhor não veio sobre eles durante o reinado de Ezequias.

➤ NVI 2 Crônicas 32:26

A arrogância dos homens será abatida, e o seu orgulho será humilhado.
Somente o Senhor será exaltado naquele dia,

➤ NVI Isaías 2:17

Oração de exaltação a Deus

Senhor Deus, criador dos céus e da terra, nós te exaltamos e bendizemos o teu santo nome. Tu és o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim de todas as coisas. Em tua infinita sabedoria, guiaste os destinos da humanidade desde o início dos tempos. Tua misericórdia se renova a cada manhã, e tua fidelidade é eterna. Diante de tua majestade, nos curvamos em adoração, reconhecendo tua grandeza e poder. Em meio às adversidades, encontramos refúgio em teus braços amorosos. Te louvamos, ó Deus, pela tua justiça e pela tua bondade sem limites. Que toda a criação proclame a tua glória e que nossas vidas sejam um testemunho vivo do teu amor redentor. Que o teu reino venha e a tua vontade seja feita na terra como no céu. Pai, em nome de Jesus, te rendo graças por tudo, amém!

Devemos adorar somente a Deus, sabia? À luz das Escrituras, o alerta é claro: buscar exaltação pessoal ou glorificar coisas e pessoas é considerado pecado diante de Deus. Essa atitude conduz ao orgulho, à soberba e à idolatria, desviando-nos da verdadeira adoração ao Criador. Segundo a Bíblia, só o Senhor é digno de ser exaltado, louvado e glorificado (Salmos 29:1-2). A vanglória e a arrogância são tendências naturais, mas a Escritura ensina que é Deus quem julga e eleva quem Ele escolhe (Salmos 75:6-8; 1 Samuel 2:8). Portanto, é crucial evitar a busca pela autoexaltação e a glorificação de criaturas, pois isso desagrada a Deus e vai contra Seu propósito de receber toda a honra e glória.

O seu coração está alegre para adorar ao Senhor fervorosamente? Confira estes 22 versículos de adoração a Deus para EXPERIMENTAR a alegria do louvor sincero.

Publicado em 15 de julho de 2024 17:27

Ingrid Souza

Ingrid Souza é cristã, e ama conhecer e ensinar a palavra de Deus por onde vai. É regente do grupo de jovens e professora da escola bíblica dominical. É apaixonada pela Bíblia e pela escrita, e sua maior alegria e ver o povo de Deus fazendo novos seguidores de Jesus.

Publicado por
Ingrid Souza

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.

Saiba mais