33 versículos sobre lutas e provações para SUPERAR os desafios com confiança em Deus

As lutas e provações fazem parte da nossa vida. Elas surgem como desafios que testam a nossa fé, a paciência e a confiança em Deus. Essas experiências são inevitáveis, mas a Bíblia mostra que elas não são em vão.

Elas têm o propósito de fortalecer o caráter e nos aproximar de Deus, como diz em Romanos 5.3-4: “…sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um ambiente aprovado; e o caráter aprovado, esperança.”

Nos momentos mais difíceis, é importante lembrar que Deus está no controle, mesmo em meio às tribulações e sofrimentos. Quando enfrentamos lutas e provações, nossa fé é testada, mas ao mesmo tempo, ela tem uma oportunidade de crescimento

Um dos versículos sobre lutas e provações que mais traz conforto está em Tiago 1:2-4, onde é aqui que devemos ter alegria quando passamos por dificuldades, porque a prova da nossa fé produz perseverança.

Versículos bíblicos sobre lutas e provações para encorajar o coração nos dias de adversidade

Provação na Bíblia.
O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas;

➤ NVI Salmos 34:19

Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia,

➤ NVI 2 Coríntios 4:16

“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

➤ NVI João 16:33

Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

➤ NVI 2 Coríntios 4:17

Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.

➤ NVI Isaías 43:2

Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

➤ NVI 1 Pedro 1:6-7

“Lembrem-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

➤ NVI Deuteronômio 8:2

Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para prová-los, como se algo estranho estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.

➤ NVI 1 Pedro 4:12-14

Servi ao Senhor com toda a humildade e com lágrimas, sendo severamente provado pelas conspirações dos judeus.

➤ NVI Atos dos Apóstolos 20:19

As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.

➤ NVI Lucas 8:13

Assim, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo da provação no deserto, onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de, durante quarenta anos, terem visto o que eu fiz.

➤ NVI Hebreus 3:7-9

“Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.

➤ NVI Mateus 5:11

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

2 Coríntios 1:3-4

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

➤ NVI Jó 42:2

“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”,
declara o ­Senhor.

➤ NVI Isaías 55:8

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar.

➤ NVI 1 Coríntios 10:13

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

➤ NVI 1 Pedro 5:7

O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam,

➤ NVI Naum 1:7

Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

➤ NVI Romanos 15:4

Se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará;

➤ NVI 2 Timóteo 2:12

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.

➤ NVI Salmos 23:4

Pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”.

➤ NVI Hebreus 12:6

Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

➤ NVI Isaías 40:31

O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação!
Ele é o meu Deus, e eu o louvarei; é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei!

➤ NVI Êxodo 15:2

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.

➤ NVI Tiago 4:7

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.

➤ NVI Tiago 1:12

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma.

➤ NVI Tiago 1:2-4

O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça,
a sua alma odeia.

➤ NVI Salmos 11:5

O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o Senhor prova o coração.

➤ NVI Provérbios 17:3

Pois tu, ó Deus, nos submeteste à prova e nos refinaste como a prata. Fizeste-nos cair numa armadilha e sobre nossas costas puseste fardos. Deixaste que os inimigos cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água, mas a um lugar de fartura nos trouxeste.

➤ NVI Salmos 66:10-12

Oração para quem está passando por provações

Senhor Deus, em meio às provas, busco Tua força e Tua paz. Sei que, mesmo nos momentos mais difíceis, Tu estás comigo, sustentando-me com Teu amor. Dá-me sabedoria para enfrentar os desafios com fé, perseverança para não desistir e esperança para enxergar além da dor. Que eu confie nos Teus planos e me lembre de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que Te amam. Renova minhas forças e me ajuda a permanecer firme, sabendo que Tu tens o controle de tudo. A Ti entrego meus medos e ansiedades, confiante de que em Ti encontro descanso. Amém.

Deus prova Seus escolhidos, sabia? mas Ele também os fortalece. Vários exemplos de provação na Bíblia mostram que, em meio às tribulações, é possível manter a fé e a esperança. , por exemplo, perdeu tudo, mas ele lançou a sua confiança no Senhor. Assim como ele, podemos aprender como permanecer firmes nas provações da vida, sabendo que Deus está ao nosso lado.

No meio cristão, muitos desejam saber como vencer as provações. Embora haja muitas especulações, a chave principal é manter os olhos fixos em Deus e confiar em Suas promessas.

Ao buscar refúgio na Palavra, encontramos forças para suportar as dificuldades. Sim, os versículos que falam sobre lutas e provações nos ajudam a lembrar que nada é em vão e que as vitórias vêm após os momentos difíceis.

Por tanto, o que a Bíblia diz sobre lutas e provações é que elas têm o poder de moldar nossa fé, tornando-nos mais fortes e dependentes de Deus.

Avatar photo
Nossa equipe editorial do Versos Divino é formada por cristãos maduros com vários anos de experiência na área de ensino da palavra de Deus. São profissionais capacitados a entregar conteúdo de qualidade e relevante no que diz respeito a Bíblia Sagrada.