14 versículos sobre seguir Jesus que mostram como dedicar sua vida ao Senhor

Seguir Jesus é um chamado profundo que envolve dedicar nossa vida ao Seu ensino e exemplo. Ao considerar o que está escrito na Bíblia, os versículos sobre seguir Jesus mostram que essa escolha é uma demonstração de amor verdadeiro por Ele.

Podemos afirmar que esse caminho exige deixar para trás uma vida marcada pelo pecado e adotar os princípios que Jesus ensina. Em Mateus 16:24, Jesus nos instrui: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” Isso significa abrir mão dos próprios desejos e abraçar a vontade de Deus.

Olhar para o que a Bíblia diz sobre seguir Jesus revela que trilhar os Seus passos envolve viver conforme Seu exemplo e obedecer aos Seus mandamentos.

Cada passo dado em Sua direção nos convida a viver com mais amor, humildade e serviço ao próximo, alinhando nossas ações aos Seus ensinamentos e exemplo.

Versículos bíblicos sobre seguir Jesus que revelam o caminho para abandonar o pecado

Seguir Jesus na Bíblia Sagrada.
“Se alguém vem a mim e ama seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.

➤ NVI Lucas 14:26-27

Então Pedro começou a dizer-lhe: “Nós deixamos tudo para seguir-te”. Respondeu Jesus: “Digo a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros”.

➤ NVI Marcos 10:28-31

Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo, para que sigam os seus passos. “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca.” Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.

➤ NVI 1 Pedro 2:21-23

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

➤ NVI Efésios 4:15

No dia seguinte, Jesus decidiu partir para a Galileia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: “Siga-me”.

➤ NVI João 1:43

Saindo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”. Mateus levantou-se e o seguiu.

➤ NVI Mateus 9:9

Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: “Eu te seguirei por onde quer que fores”. Jesus respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. A outro disse: “Siga-me”. Mas o homem respondeu: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”. Jesus lhe disse: “Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus”. Ainda outro disse: “Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e despedir-me da minha família”. Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”.

➤ NVI Lucas 9:57-62

Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.
João 12:26

➤ NVI

Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

➤ NVI João 8:12

E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.

➤ NVI Mateus 4:19-20

Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

➤ NVI Mateus 16:24

Pratiquem as minhas ordenanças, obedeçam aos meus de­cretos e sigam-nos. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.

➤ NVI Levítico 18:4

Oração para entregar-se a Jesus e seguir os seus passos

Senhor Jesus, venho diante de Ti com um coração humilde e aberto. Reconheço que minha vida precisa de transformação e Te entrego tudo o que sou. Acredito em Ti como meu Salvador e desejo seguir Teus passos com total dedicação. Ajuda-me a deixar para trás a velha vida dominada pelo pecado e a viver de acordo com Teus ensinamentos. Que a Tua luz ilumine meu caminho e que eu possa refletir Teu amor em todas as minhas ações. Guia-me para que eu possa crescer em fé, sempre buscando fazer a Tua vontade. Fortalece minha caminhada e ajuda-me a permanecer firme em Teus caminhos. Agradeço por Teu amor incondicional e pela oportunidade de seguir-Te. Em Teu nome, eu oro e te agradeço por tudo. Amém.

Enfrentar desafios é parte do processo de seguir Jesus. Essa decisão demanda uma abertura para mudar a maneira de pensar e agir para se alinhar com os princípios que Jesus ensina. Para aprofundar sua caminhada espiritual e descobrir mais sobre como buscar a Deus enquanto se pode achar, confira estes 17 versículos sobre encontrar a Sua presença.

Avatar photo
Nascido de novo em 2013, Rennyer Jesus é conhecedor da palavra de Deus e tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento e edição de conteúdo cristão para a internet. É músico, apaixonado pela Bíblia, pela escrita e ama ver o povo de Deus crescendo espiritualmente e frutificando para a glória de Deus.